|
Conjunto arquitetónico Edifício e estrutura Transportes Apeadeiro / Estação Estação ferroviária
|
Descrição
|
|
Acessos
|
Calçada da Estação |
Protecção
|
Incluído na Zona Especial de Proteção do Aqueduto das Águas Livres - Troço de Campolide (v. IPA.00006516) |
Enquadramento
|
|
Descrição Complementar
|
|
Utilização Inicial
|
Transportes: estação ferroviária |
Utilização Actual
|
Transportes: estação ferroviária |
Propriedade
|
Pública: estatal |
Afectação
|
Sem afectação |
Época Construção
|
Séc. 20 |
Arquitecto / Construtor / Autor
|
ARQUITECTOS: José Ângelo Cottinelli Telmo (1940). |
Cronologia
|
1895 - mudança da grua de Campolide, para passar a servir duas linhas; 1898 - pedido ao governo para abertura de estrada de acesso à estação; 1901 - ideia de juntar a Linha Urvana com a do Oeste, em Campolide; 1906 - construção de um fosso com 20m para limpeza dos cinzeiros das máquinas; 1914 - amplaição das linhas de resguardo; 1916 - ampliação da casa do capataz; construção de um anexo, com refeitório e vestuário, para os trabalhadores da oficina; 1940 - construção da torre de sinalização por José Ângelo Cottinelli Telmo (1897-1948). |
Dados Técnicos
|
|
Materiais
|
|
Bibliografia
|
|
Documentação Gráfica
|
IHRU: DGEMN/Espólio Pessoal Cottinelli Telmo |
Documentação Fotográfica
|
|
Documentação Administrativa
|
AHIMTT: Linha Urbana, cx. 333 |
Intervenção Realizada
|
PROPRIETÁRIO: 1914 - substituição da cobertura da rotunda por chapa ondulada. |
Observações
|
EM ESTUDO |
Autor e Data
|
Paula Figueiredo 2007 |
Actualização
|
|
|
|