Estação Ferroviária de Sines

IPA.00014399
Portugal, Setúbal, Sines, Sines
 
Arquitectura de transportes e comunicações, ecléctica. Estação ferroviária que segue tipologia, arquitectónica e decorativa, idêntica à da Estação de Santiago do Cacém (v. PT041509060063) (com revestimento azulejar também realizado por Gilberto Renda entre 1931 - 1932) e muito semelhante às Estações de Fronteira ( v. PT041208020014 ), de Cabeço de Vide ( v. PT041208010015 ) ( ambas da autoria de Ernesto Korrodi, com revestimentos azulejares de Leopoldo Battistini, executados na Fábrica Constância, datados, respectivamente, de 1930 e de 1933 ) e à de Santo Amaro - Veiros ( também da autoria de Ernesto Korrodi ), nomeadamente na planimetria básica, na articulação de volumes, na tipologia do apeadeiro com recurso a colunata toscana, nos volumes adossados à Casa do Chefe da Estação, bem como pormenores decorativos, como o rasgamento e molduras de vãos, o tipo de pináculos de remates angulares, de meias pilastras delimitando os panos das fachadas. As analogias existentes entre estas estações fazem supor a presença de Ernesto Korrodi quer em Sines quer em Santiago do Cacém. Os azulejos figurativos, com cenas alusivas a monumentos e vistas do concelho e actividades tradicionais (Pesca), seguem a matriz do programa decorativo desenvolvido por Gilberto Renda entre 1931 e 1935.
Número IPA Antigo: PT041513010019
 
Registo visualizado 2839 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Transportes  Apeadeiro / Estação  Estação ferroviária  

Descrição

Planta composta, irregular, com os volumes articulados dispostos horizontalmente da estação, tendo à esquerda a casa do chefe da estação e as instalações sanitárias, a norte da estação adossa-se o alpendre do apeadeiro. Fachada principal virada a S. com o volume da estação, com soco de cantaria, e um só pano definido por meios cunhais de cantaria e rematado superiormente por cornija e beirado com pináculos piramidais de cantaria assentes em plintos, nos cantos, interrompendo-se ao centro, onde se eleva uma empena em arco de querena encimada por pináculos piramidais de cantaria assentes em plintos que se elevam dos cantos; portal de verga recta adintelada com moldura de cantaria e chave saliente encimado por painel recortado de azulejos azuis e brancos, com apontamentos de amarelo e encarnado, representando as armas nacionais e uma filactera com a inscrição " CAMINHOS DE FERRO DE ESTADO " enquadrados por elementos vegetalistas e grinaldas; de cada lado rasgam-se duas janelas de verga recta adintelada, com moldura de cantaria com chave saliente e caixilharia de guilhotina; entre cada vão e entre os últimos vãos e os meios cunhais insere-se um painel de azulejos azuis e brancos com molduras recortadas com apontamentos a amarelo, decoradas com concheados, grelhas, enrolamentos de acantos, grinaldas de flores, etc. representando, da esquerda para a direita: Ermida de Nossa Senhora das Sala ( v. PT041513010001 ), embarque do Rei D. Miguel para o exílio, partida de Vasco da Gama para a Índia, Vasco da Gama perante o Samorim, visita do Samoria às naus portuguesas e vista do Castelo de Sines ( v. PT041513010002 ); à esquerda adossa-se o volume ligeiramente recuado da casa do chefe da estação, com soco de cantaria e um só pano rematado superiormente por cornija e beirado; ao nível térreo adossa-se o volume das escadas exteriores de acesso ao piso superior, resguardadas por murete de alvenaria com capeamento de cantaria, segue-se no mesmo plano um volume adossado de dois registos, separados por beirado, correspondendo cada registo a cada um dos pisos, divididos em dois panos por pilastras de argamassa pintadas, rasgando-se ao nível térreo uma janela em cada pano, resguardadas por grelhas de madeira, sendo a da esquerda de menores dimensões, o registo superior segue esquema idêntico, sendo rematado superiormente por beirado e tendo na sua base um painel de azulejos de padrão policromo, correspondente ao soco de cantaria do registo inferior; segue-se ao nível térreo uma janela de verga recta adintelada com moldura de cantaria de chave saliente encimada por friso de azulejos recortados; ao nível do piso superior abre-se um arco de volta perfeita, de acesso às escadas, com moldura de argamassa apoiada em mísulas de azulejos recortados, segue-se o volume adossado já descrito e uma janela, idêntica à do piso térreo, mas com o friso de azulejos abaixo do peitoril; à esquerda e num plano mais recuado adossa-se o volume térreo das instalações sanitárias, com soco de cantaria e remate superior em cornija e beirado, com um só pano rasgado por quatro janelas altas resguardadas por grelhas de madeira e peitoril de cantaria; acima do telhado eleva-se um pequeno volume adossado, ligado à casa do chefe da estação.

Acessos

Av. Humberto Delgado

Protecção

ncluído nas Normas Provisórias do Plano de Urbanização da Cidade de Sines, RCM nº.37 / 2000, DR 122 de 26 Maio 2000

Enquadramento

Urbano, isolado, recuado em relação à avenida que se desenvolve paralela à via férrea, perpendicularmente à qual se estende uma rua arborizada que liga a estação ao Jardim do Rossio.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: estação ferroviária

Utilização Actual

Transportes: estação ferroviária

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Gilberto Renda - Fábrica de Santa'Anna ( azulejos ), Ernesto Korrodi, Arquitecto (conjectural )

Cronologia

1934 - 1935 - revestimento azulejar por Gilberto Renda; 1936, 14 de Setembro - inauguração, com a conclusão do ramal de Sines e a chegada do primeiro comboio; 1980, década de - desafectação e encerramento da linha ao transporte de passageiros.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Bibliografia

ALMEIDA, Pedro Vieira e CALADO, Rafael Salinas, Aspectos Azulejares na Arquitectura Ferroviária Portuguesa, Lisboa, Caminhos de Ferro Portugueses, EP, 2001.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID; CMS: DPU, Gabinete de Informação: filme que documenta a inauguração da estação e a chegada do primeiro comboio, transposto já para video.

Documentação Administrativa

C.P.

Intervenção Realizada

Observações

*1 - está previsto o loteamento dos terrenos após o qual o imóvel será cedido à Câmara Municipal.

Autor e Data

Ricardo Pereira 2000 / Rosário Gordalina 2003

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login