Ermida de Nossa Senhora da Bica / Capela da Bica Santa

IPA.00009783
Portugal, Setúbal, Santiago do Cacém, Cercal
 
Ermida rural de peregrinação, situada no aro da antiga vila de Cercal, que se caracteriza pela grande austeridade construtiva, na continuação de valores intemporais da arquitectura regional.
Número IPA Antigo: PT041509030033
 
Registo visualizado 239 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, formada por nave e capela-mor mais estreita, tendo à esquerda a sacristia. Volumes articulados cobertos por telhado de duas águas. Fachada principal virada a E. com remate em empena sobrepujada por cruz de ferro forjado, elevando-se no ângulo SE. um pequeno campanário em espadana, com olhal em arco ogival onde se conserva uma sineta de bronze, e remate em empena; soco pintado de azul e portal em arco abatido sobrepujado por óculo oval. Alçado N. com o volume da nave de um pano definido por barras pintadas, soco pintado e janela em arco abatido, com peitoril formado por mó de pedra em consola, sob a qual se abre um nicho sobre um tanque rectangular com bica. Alçado O. cego e rematado por empena assimétrica. Alçado S. com o volume da nave de um pano cego, definido por barras pintadas, soco pintado e remate superior em beirado, e o volume da sacristia de esquema idêntico, rasgando-se uma janela na sua face orientada a E. INTERIOR: nave coberta de telha vã assente em estrutura de madeira. Do lado da Epístola rasga-se uma janela em arco abatido. Arco triunfal de asa de cesto, emoldurado e assente em pilastras pintadas de azul, e degrau. Capela-mor coberta por laje plana; altar-mor de alvenaria, em forma de urna, com banqueta e nicho em arco de volta perfeita, precedido por um degrau; nas paredes laterais rasgam-se nichos em arco de volta perfeita, e do lado do Evangelho abre-se a porta de acesso à sacristia.

Acessos

Bica Santa, a c. de 2 km do Cercal por caminho de terra batida

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, no fundo de um vale com suave declive, junto a uma ribeira, parcialmente rodeado por adro murado

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: ermida

Utilização Actual

Religiosa: ermida

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - provável data de construção; séc. 18, segunda metade - remodelação do arco triunfal e do altar-mor; séc. 20, décadas de 1970 e 1980 - reconstrução parcial.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, cobertura em telha Marselha sobre estrutura de madeira, pavimentos de tijoleira, caixilharias de madeira, reutilização de uma mó de moinho.

Bibliografia

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

José Falcão e Ricardo Pereira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login