Convento da Santíssima Trindade

IPA.00000950
Portugal, Beja, Alvito, Alvito
 
Arquitectura religiosa, maneirista, popular. Da residência medieval dos padres trinatários restam poucos vestígios dadas as profundas modificações sofridas sobretudo no séc. 17 e 19. Frontaria despojada, ao estilo da arquitectura vernácula do séc. 19, mas com reaproveitamento de elementos em cantaria.
Número IPA Antigo: PT040203010033
 
Registo visualizado 297 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Convento masculino  Ordem da Santíssima Trindade para a Redenção dos Cativos - Trinos

Descrição

Planta rectangular, massa simples. Cobertura homogénea em telhado de duas águas. Fachada principal orientada a E., de 2 pisos e pano único, delimitado por pilastras assentes em plintos e rematado por beiral; embasamento pintado; no piso térreo, ao centro, rasga-se um portal de cantaria de verga recta ladeado por duas janelas chanfradas de cantaria com gradeamentos; nos extremos duas frestas; no piso superior, rasgam-se sucessivamente, da esquerda para a direita, janela, janela de sacada, janela de sacada, janela sobre o portal, janela de sacada, janela de sacada, janela; as janelas de sacada apresentam mísulas de cantaria e grades de ferro forjado. Alçado N. de um só pano, cego rematado em empena, com construção adossada. Alçado S. idêntico.

Acessos

Largo da Trindade, n.º 8

Protecção

Enquadramento

Urbano, harmónico, adossado a prédios de habitação, num terreiro asfaltado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: convento masculino

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 13 / 17 / 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1280 / 1283 - construção da residência de clérigos capelães; séc. 17, primeiras décadas - construção do convento, com autorização do arcebispo de Évora D. José de Mello, datada de 1618; séc. 19, finais - com a extinção das ordens religiosas foi vendido em hasta pública e adaptado a residência particular; séc. 20 - obras diversas.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, cobertura em telha de canudo, pavimento de tijoleira.

Bibliografia

ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Beja, Vol. 1, Lisboa, 1992.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Incluído no Plano de acção para as Teras da Baronia d Alvito, CMA, 1999.

Autor e Data

José Falcão e Ricardo Pereira 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login