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Edifício e estrutura Edifício Religioso Convento / Mosteiro Convento masculino Ordem de São Francisco - Franciscanos Capuchos (Província da Arrábida)
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Descrição
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Planta longitudinal, composta por 2 rectângulos justapostos, correspondentes à nave e capela-mor, a que se adossam anexos. Volumes escalonados com cobertura diferenciada em telhados de 1 e 2 águas. Fachada principal virada a NO., com empena ladeada por volutas contracurvadas e encimada por pequeno frontão semicircular, com pináculos e cruz no topo; cunhais rusticados sobrepujados por pináculos sobre acrotérios; no piso inferior rasga-se uma tripla arcada com arcos em asa de cesto, com conchas nos fechos, apoiados em colunas toscanas; ao fundo do nártex uma porta de verga em arco segmentar; no 1º piso uma porta-janela de verga idêntica e balcão em ferro; abaixo do frontão um nicho enquadra um painel de azulejos em azul e branco figurando Santo António, datado de 1875. A fachada lateral virada a NE. mostra um corpo mais baixo adossado ao corpo da igreja, vazado por janelas rectangulares, embebendo parcialmente os contrafortes aí existentes; junto à fachada principal um muro baixo protege o acesso aos anexos e ao coro alto. INTERIOR: nave rectangular com cobertura em abóbada de berço redondo, apoiada em cimalha envolvente; um arco toral demarca a zona reservada ao coro alto, sobreposto ao nártex, antecedido de balaustrada em madeira; nas paredes laterais os vãos entaipados e emoldurados de antigos confessionários; do lado do Evangelho um púlpito com caixa de madeira apoiada em mísula de cantaria; junto aos altares colaterais, nos alçados laterais da nave, vãos entaipados e emoldurados assinalam o espaço outrora destinado a altares laterais; altares colaterais em madeira pintada com frontões segmentares, com as imagens de Nossa Senhora de Fátima e de São Joaquim; sobre o arco triunfal um nicho enquadrado por volutas guarda um crucifixo. Nos alçados laterais silhares em azul e branco, com cenas da vida de Santo António (lado da Epístola) e de São Francisco (lado do Evangelho), apoiados em rodapé de marmoreados, com remate contracurvado, ladeado por urnas; nos tímpanos dos frontões emblemas alusivos aos 2 santos. Capela-mor com cobertura em abóbada de berço redondo mais baixa, unida à nave por arco triunfal semicircular sobre pilastras toscanas; em cada um dos alçados laterais um silhar de azulejos em azul e branco, com cenas da vida dos 2 santos; no altar-mor retábulo com frontão contracurvado e colunas ladeando a tribuna, pintado de cores vivas, com as imagens de São Francisco e de Santa Quitéria; do lado da Epístola um nicho com uma lápide com a seguinte inscrição: "Sendo Guardiam deste convento o irmão frei Francisco Xavier se tresladarão do convento do Egipto para este lugar os ossos do irmão frei Boaventura religioso de muita virtude a 17 de Março de 1731"; do mesmo lado uma mísula serve de apoio a uma imagem de São Domingos. |
Acessos
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Rua da Capela de Santo António |
Protecção
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Categoria: IM - Interesse Municipal, Deliberação da Assembleia Municipal de Torres Novas de 03 abril 2002, Edital de 04 janeiro 2005 |
Enquadramento
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Urbano, planalto, adossado. Implantado numa zona de crescimento recente da povoação, rodeado por amplo adro circundado por gradeamento. Do lado S. o edifício do antigo convento circunda o adro. |
Descrição Complementar
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Utilização Inicial
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Religiosa: convento masculino |
Utilização Actual
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Religiosa: capela |
Propriedade
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Privada: Misericórdia |
Afectação
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Sem afectação |
Época Construção
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Séc. 16 / 17 |
Arquitecto / Construtor / Autor
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Desconhecido |
Cronologia
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1589 - doação do terreno onde iria surgir o convento aos frades franciscanos, que até então viviam no convento de Nossa Senhora do Egipto, por António Mogo de Melo Carrilho e sua mulher Ángela Sigeia de Velasco; 1591 - 1593 - construção do convento e igreja; 1639 - reedificação pelo guardião do convento frei António de Moura; séc. 18, inícios - revestimento de azulejos da nave; c. 1730 - revestimento de azulejos da capela-mor e colocação dos frontões recortados sobre os silhares da nave; 1755 - a estrutura da igreja é abalada, sendo por isso construídos os contrafortes de reforço do seu lado SE.; 1834 - após a extinção das ordens religiosas o convento é encerrado; 1837 - o mesmo é comprado por Luís de Atouguia de Sousa Coutinho, que pretendia evitar a profanação dos restos mortais dos seus antepassados, sepultados na igreja; 1867 - o seu irmão Rodrigo Afonso de Atouguia de Sousa Coutinho doou a cerca, a igreja e as ruínas do convento à Misericórdia; 1873 - a Misericórdia vendeu as ruínas do convento a António de Oliveira Fortes, que depois as vendeu ao padre Francisco António Rodrigues, pároco da igreja de Santa Maria. |
Dados Técnicos
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Estrutura mista |
Materiais
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Estrutura em alvenaria de pedra, rebocada e caiada. Cobertura de telha cerâmica. Molduras e colunas em cantaria. Pavimento em madeira e cantaria. Azulejos em revestimento. Madeira entalhada nos retábulos. |
Bibliografia
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GONÇALVES, Artur, Torres Novas, Memórias de Torres Novas, 1935; Mosaico Torrejano, Torres Novas, 1936; CAETANO, Joaquim de Oliveira, A pintura em Torres Novas nos séculos XVI e XVII, in Nova Augusta, Torres Novas, nº 6, 1992; BICHO, Joaquim Rodrigues, Capela de Santo António Torres Novas. O templo e o santo, Torres Novas, 1993; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/342160 [consultado em 2 janeiro 2017]. |
Documentação Gráfica
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Documentação Fotográfica
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IHRU: DGEMN / DSID |
Documentação Administrativa
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IHRU: DGEMN / DSID |
Intervenção Realizada
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Santa Casa da Misericórdia de Torres Novas : 1999 / 2000 - restauro do interior: conservação de tectos e pavimentos; restauros no anexo da igreja. |
Observações
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A tela da tribuna, hoje no Museu de Torres Novas, representando a Adoração dos Pastores, atribuída a António Campelo, pintor italianizante da 2ª metade do séc. 16, foi encomendada para a capela dos Pessoa de Amorim, em Torres Novas, sendo mais tarde oferecida à capela de Santo António pelo visconde de São Gião (Caetano: 1992). |
Autor e Data
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Isabel Mendonça 2000 |
Actualização
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