Capela de Nossa Senhora das Necessidades

IPA.00008028
Portugal, Vila Real, Mondim de Basto, Atei
 
Arquitectura religiosa, vernácula e barroca. Capela vernácula com tipologia muito comum no distrito, de planta longitudinal, simples, de espaço único coberto por tecto, fachada principal terminada em empena, com cornija, rasgada por portal de verga recta e fachadas com cunhais apilastrados, terminas em cornija, abrindo-se na lateral S. uma fresta. No interior, com cobertura de madeira, retábulo de talha policroma e dourada, de planta recta e um eixo, com estrutura maneirista mas decoração essencialmente barroca, de estilo nacional.
Número IPA Antigo: PT011705010019
 
Registo visualizado 322 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal de corpo único rectangular. Massa simples com cobertura em telhado de duas águas. Fachadas em alvenaria de granito, de aparelho em fiadas irregulares, percorridas por cornija, com pilastras de canto nos cunhais. Fachada principal orientada a O., terminada em empena de cornija, rematada por cruz de secção quadrangular e rasgada por portal de verga recta de moldura saliente. Fachada lateral S. rasgada por fresta rectangular e o N. cego; fachada posterior igualmente cega e terminada em empena de cornija. INTERIOR de espaço único, rebocado e caiado, com pia de água benta do lado da Epístola. Retábulo de talha policroma e dourada, azul e vermelha, de planta recta e um eixo, delimitado por duplas colunas coríntias decoradas por pâmpanos e fénices, assentes em plintos com florões, suportando arquitrave com friso ornado de flores; ao centro, abre-se painel de arco de volta perfeita, envolvido por ornatos vegetalistas, enquadrando mísula com imagem; ático com tabela rectangular vertical, com anjo segurando atributo mariano, flanqueada por quarteirões antropomórficos, querubins e acantos; remate em cornija interrompida por volutas e pomba. Na base da mísula central, sacrário embutido, tendo a porta decorada por motivos fitomórficos. Altar paralelepipédico com o corpo do frontal bipartido, com sebastos pintados de rosa e sanefa a imitar adamascados.

Acessos

Lugar de Suidros; Gauss: M-217.8, p-497.0; Fl. 87

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, apertado num pequeno largo lajeado adaptado ao desnível do terreno, rodeado por casas e campos de cultivo. O largo é o resultado da confluência de caminhos, de serventia para os campos e de ligação à estrada. Encostado à fachada principal possui dois canteiros relvados com arbustos e, a poucos metros, para nascente, ergue-se uma imponente casa rural com passadiço sobre o caminho.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1729 - data da obrigação à fábrica de Nossa Senhora das Necessidades; 1758 - o páraco de Atei, Pe. José Rodrigues, refere a existência desta capela nas Memórias Paroquiais.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Estrutura, pavimento e pia de água benta de granito; porta e cobertura interior de madeira; retábulo em talha dourada e policroma; cobertura exterior de telha cerâmica.

Bibliografia

LOPES, Eduardo Teixeira, Atei. Memórias até à sua extinção como concelho, Mondim de Basto, 1998, p. 138; Mondim de Basto. Memórias Paroquiais, Mondim de Basto, 2000, p. 133.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DREMN

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DREMN, DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Proprietário: 2000 - restauro exterior da capela e remoção do reboco; 2001 - recuperação do telhado, limpeza das paredes exteriores, substituição da porta.

Observações

Autor e Data

António Dinis 2002

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login