Capela de Carcavelos / Capela do Senhor das Angústias

IPA.00006977
Portugal, Braga, Braga, União das freguesias de Real, Dume e Semelhe
 
Arquitectura religiosa maneirista, neoclássica. Capela de planta longitudinal, de uma só nave e torre sineira adossada lateralmente. Fachada principal rematada por cruz sobre acrotério, com portal de verga recta, encimado e ladeado por óculos circulares. Apresenta bastantes semelhanças com a Capela de Senhora do Socorro, em Adaúfe, Braga. Retábulo-mor neoclássico, de talha dourada e policromada..
Número IPA Antigo: PT010303100054
 
Registo visualizado 623 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta composta por corpo rectangular simples, longitudinal, de nave única, torre sineira quadrangular e sacristia rectangular adossados à direita. Volumetria de dominante horizontal quebrada pelo verticalismo da torre. Coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na nave, uma água na sacristia e coruchéu com catavento de ferro, na torre. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento avançado, pilastras toscanas nos cunhais sobrepujadas por pináculos piramidais, cruzes latinas de secção quadrangular, sobre acrotério, no vértice das empenas e remates em cornija. Fachada principal rasgada por portal de verga recta ladeado e encimado por óculos circulares. Fachadas laterais rasgadas por janelas rectangulares. Fachada posterior cega. Torre com acesso pelo exterior, com três pisos, tendo no inferior porta de verga recta e no último, sineira de três ventanas em arco pleno, rematada por cornija com plintos com bola nos cunhais e relógio em posição frontal. INTERIOR rebocado e pintado de branco, com silhar de azulejos industriais, estampilhados e policromados a azul, amarelo e branco. Cobertura em tecto de masseira de madeira e pavimento em taco de madeira. Coro-alto sobre trave de madeira assente em duas mísulas de pedra, com balaustrada de madeira e porta de acesso do lado da Epístola. Sub-coro com pia de água benta do lado do Evangelho. Nave com duas mísulas com imaginária, do lado do Evangelho, e mísula de pedra com a imagem sob baldaquino de talha dourada, do lado do Evangelho, e porta de acesso à sacristia, no lado da Epístola. Retábulo-mor de talha dourada e polícromada, com marmoreados a verde e castanho. Planta recta, um só eixo, rematado por cornija. Tribuna recortada, com o Crucificado e fundo pintado com cenário. A sobrepujá-la espaldar recto que se elva até ao remate. É enquadrada por colunas coríntias, demarcadas no terço inferior por estrias e coroadas por urnas. Lateralmente peanhas com imaginária. Altar em forma de urna, com frontal decorado com motivos fitomórficos. Sacristia simples, com escadas de acesso ao coro-alto.

Acessos

Lugar de Carcavelos. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,567506, long.: -8,438359

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano. Situa-se no centro de um largo, definido por caminhos que servem a freguesia, rodeado por habitações e fronteiro à Casa da Pereira (v. PT010303100039). Possui um adro, murado e empedrado, com duas entradas e escada de acesso, que vence o desnível da estrada.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela / Funerária: capela mortuária

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Braga)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 (conjectural) / 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - provável edificação da capela; séc. 18 - provável construção da torre sineira; Séc. 19 - colocação do retábulo.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Estrutura e elementos decorativos em granito; pavimentos, tectos, coro-alto, escadas de acesso, portas e retábulo, em madeira; catavento, cancela da porta principal e grades das janelas em ferro; cobertura exterior de telha de canudo.

Bibliografia

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Comissão Fabriqueira: 1998 - pintura exterior e interior.

Observações

Autor e Data

António Dinis 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login