Passos da Via Sacra e Capela do Calvário em Castro Daire / Passos da Via Sacra e Capela de Nossa Senhora da Soledade

IPA.00006666
Portugal, Viseu, Castro Daire, Castro Daire
 
Arquitectura religiosa, vernácula. Grupo de Passos da Via Sacra de feição vernacular, constituídos por nichos retilíneos pouco profundos, de face frontal quadrada, coroados por peanha e cruz, e interior contendo painel de azulejos policromos com representação do respetivo Passo. Capela de planta longitudinal simples com alpendre e sacristia adossada ao alçado lateral direito. Fachada principal desenvolvendo-se em eixo, formado pelo portal simples, ladeado por duas frestas, óculo e remate em empena. Uma pequena fresta, no alçado lateral esquerdo, ilumina a zona do altar. Altar-mor de madeira entalhada policromada, ladeado por mísulas, contendo imaginária. Cobertura em falsa abóbada de berço abatido de madeira. Altar-mor encimado por pequeno retábulo de madeira, do período neoclássico. Grupo de Passos muito simples, com grande unidade de conjunto, pela sua estrutura e decoração. A Capela adaptando-se ao terreno tem a fachada principal de menor pé direito, alpendre assente em dois pilares. Os vãos da fachada principal em forma de cruzeta, são semelhantes às da Capela do Desterro (v. PT021803040018). O facto de, nesta capela terminarem os Passos da Via Sacra, explica a existência do púlpito no exterior, localizado no lado esquerdo, tal como acontece no caso da Capela de São Francisco, em Moledo (v. PT021803130040).
Número IPA Antigo: PT021803040017
 
Registo visualizado 112 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Religioso  Via Sacra  Via Sacra e capela  

Descrição

Conjunto dos PASSOS DE VIA SACRA, de estrutura idêntica, constituídos por nichos retilíneos pouco profundos, com face principal quadrangular, apresentando moldura granítica, coroados por cruz latina em cantaria. O INTERIOR dos Passos apresenta as paredes em cantaria e a testeira revestida a azulejos policromos com as cenas alusivas aos Passos da Via Sacra. CAPELA de planta longitudinal, composta, irregular de volumes articulados, disposição horizontalista das massas. Telhados diferenciados de duas e três águas. Embasamento de cantaria em aparelho rusticado, contrastando com os panos murários rebocados e pintados de branco. Remates em cornija com pináculos nos ângulos. Fachada principal voltada a SO. com corpo central alpendrado e corpo da sacristia no mesmo plano, com fenestração de reduzidas dimensões em forma de cruz. Óculo encimando a porta principal rectangular, ladeada por duas fenestrações em cruz. Remate em empena. Púlpito granítico a que se tem acesso por escadaria. Estrutura de ferro com pequeno sino, Alçado SE. marcado pelo corpo da sacristia, em plano ligeiramente inferior ao da nave da capela, ambos cegos. Alçado NE. cego, com remate em empena e cruz no vértice. Alçado NO. rasgado por pequena fenestração rectangular. INTERIOR tem, no lado do Evangelho, pequena fenestração rectangular e, no alçado fronteiro, porta de acesso à sacristia. Altar-mor a que se tem acesso por três degraus. Tecto de madeira em falsa abóbada de berço abatido.

Acessos

Calçada do Calvário

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Urbano, adossado, no centro da povoação. Os passos surgem integrados em muros, à face das ruas, numa das fachadas da Casa da Cerca (v. PT021803040010), na fachada lateral esquerda da Igreja Matriz (v. PT021803040012). A Capela, isolada, no cimo de colina sobranceira à Vila, em plano ligeiramente inclinado, separado por adro em zona de parque florestal delimitado por muro de pedra, em local de interesse paisagístico.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: Via Sacra

Utilização Actual

Religiosa: Via Sacra

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - já existia com a invocação de São João do Deserto; 1650 - fundação e provável data de construção do actual edifício; criação da Irmandade dos Santos Passos de Jesus Cristo; 1669 - instituição da Irmandade das Almas; séc. 18 - época em que são executadas as obras de talha das mísulas laterais; séc. 19 - construção do nicho que encerra a imagem de Nossa Senhora das Dores.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

PASSOS: estrutura em granito; painéis de azulejos. CAPELA: estrutura rebocada e pintada; elementos estruturais, pilares, pavimento, embasamentos, molduras dos vãos, pilastras, frisos, cornijas, pináculos, cruz em cantaria de granito; portas e tetos em madeira; vidros simples; cobertura em telha.

Bibliografia

CORREIA, Alberto, Castro Daire Roteiro Turístico, Castro Daire, 1995; CORREIA, Alberto, Castro Daire, Castro Daire, 1995.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Séc. 20 - obras de conservação do imóvel; construção do alpendre.

Observações

Autor e Data

João Carvalho 1999 / Sónia Basto 2013

Actualização

Paula Figueiredo 2001
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login