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Edifício e estrutura Edifício Residencial unifamiliar Casa
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Descrição
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Planta retangular, de massa simples e com cobertura em telhado de quatro águas com mansarda e água furtada. Edifício de três pisos (incluindo a mansarda), demarcado por 2 corpos distintos, o da esquerda com mansarda e revestido a azulejo de cor verde, o da direita rematado por água furtada e revestido a granito. A cave, pronunciada em relação ao nível do passeio, é formada por 2 arcos torsos e revestida com soco de pedra. No rés-do-chão, as janelas de peito com varandim em ferro com motivos estilizados, formam um arco abatido com uma moldura de granito decorada com flores em cantaria e uma coluna adossada entre elas. No corpo da direita revestido a cantaria, porta com bandeira e moldura em consonância com o das janelas. O primeiro andar, com dupla sacada, possui guarda em ferro estilizados. O apoio da varanda é conseguido por 3 mísulas com flores esculpidas e a moldura da varanda é igual ao do rés-do-chão, bem como a da janela ao lado. Do lado esquerdo do edifício, pequeno portão em ferro, com rosáceas e encimado por um arco abatido em granito. No INTERIOR, a grande qualidade ao nível da serralharia e cantaria. Escada com elegante corrimão em madeira. No primeiro andar, as salas evidenciam um ambiente de certa simplicidade, salientando-se a riqueza da sala de jantar, guarnecida de alto rodapé ou espaldar em madeira, onde se embutiram azulejos arte nova avulsos, de diferentes tamanhos e tonalidades, que sugerem cachos de uvas e outras estilizações relevadas de um belo efeito cromático. O tecto, em estuque, é sobretudo de notar pelos vazados que se repetem e surtem agradável conjunto. Ainda subsistem algumas peças de mobiliário da sala. Ao nível do primeiro andar, realce para o salão nobre, com excelente friso e tecto, em estuque, de jarros e outros temas florais, bem como a sala de reuniões onde a temática é predominantemente de grinaldas, também em estuque. Outras salas, apresentam temáticas diferentes. De entre a variedade de azulejo, para além da flor-de-lis estampilhada e muito comum na produção aveirense, há ainda a salientar, da época e do estilo, uma boa composição do Farol da Barra e ainda uma outra repetindo tema de cegonhas. Existência de vitrais diversos e biombos com jogos de cor. Instalações sanitárias remodeladas, subsistindo ainda quatro ou cinco peças de louça sanitária da época, timbrada com as publicidades da proveniência, Illuminadora - Porto ou outras, também do Porto». |
Acessos
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Aveiro, Rua. José Rabumba, n.º 56. WGS84 (graus decimais) lat.: 40.640206, long.: -8.655522 |
Protecção
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Em vias de classificação (Homologado como IM - Interesse Municipal, Despacho de 05 junho 1996, do Ministro da Cultura) |
Enquadramento
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Urbano, destacado, próximo do canal da Ria de Aveiro e dos edifícios de relevo arquitectónico junto ao canal da Ria: casas das ruas João Barbosa de Magalhães e João Mendonça. |
Descrição Complementar
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Utilização Inicial
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Residencial: casa |
Utilização Actual
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Política e administrativa: sede de fundação |
Propriedade
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Privada: fundação |
Afectação
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Sem afetação |
Época Construção
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Séc. 20 |
Arquitecto / Construtor / Autor
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ARQUITETO: Francisco Augusto Silva Rocha; Construtor: Francisco Duarte |
Cronologia
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1906 - 1911 - construção do edifício; 1999, 10 fevereiro - elaboração da Carta de Risco do imóvel pela DGEMN. |
Dados Técnicos
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Paredes autoportantes |
Materiais
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Calcário (elementos decorativos exteriores), granito (revestimento do corpo direito), azulejo (revestimento da fachada), xisto (mansarda), ferro fundido (varandim, gradeamentos e guarda) |
Bibliografia
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NEVES, Amaro, A «Arte Nova» em Aveiro e seu Distrito, Câmara Municipal de Aveiro, Aveiro, 1998, p. 63 e 64; Aveiro - Cidade Arte Nova (Guia e Cd-ROM), Câmara municipal de Aveiro, 1999. |
Documentação Gráfica
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Fundação Jacinto de Magalhães |
Documentação Fotográfica
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IHRU: DGEMN/DSID, Carta de Risco; CMA: Arquivo Fotográfico, Gabinete de Património |
Documentação Administrativa
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IHRU: DGEMN/DSID, Carta de Risco; IPPAR, DRC; Fundação Jacinto Magalhães |
Intervenção Realizada
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FJJM: 1992 - obras de recuperação e conservação. |
Observações
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Autor e Data
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Luísa Falcão 1999 |
Actualização
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