Casa da Quinta Nova

IPA.00006337
Portugal, Lisboa, Torres Vedras, União das freguesias de Torres Vedras (São Pedro, Santiago, Santa Maria do Castelo e São Miguel) e Matacães
 
Arquitectura residencial, barroca. Solar de finais do séc. 18, em tardo-barroco. Contraste entre a sobriedade dos alçados e a fachada da capela, realçada decorativamente pela decoração do portal, falsa cornija e elementos decorativos no nível dos telhados, estes últimos procurando conferir certa verticalidade. Ao que parece, conjuga várias construções, muito possivelmente de épocas diferentes, conduzindo assim às irregularidades planimétricas. Alçados de grande simplicidade, procurando realçar decorativamente a capela, que integra no extremo direito.
Número IPA Antigo: PT031113070023
 
Registo visualizado 384 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta em L

Descrição

Planta em "L" irregular, conjugado com outro corpo, disposto lateralmente a pouca distância e também de planta irregular; coberturas diferenciadas a 4 águas. Os corpos ligam-se por portão de rica ornamentação e com bandeira superior brasonada. Na ala frontal do 1º corpo situa-se a fachada principal, de 2 pisos, e integra-se a capela no terço do lado direito. Esta fachada recebe maior cuidado decorativo, tendo portal de verga curva, superiormente decorada com elementos vegetais enrolados e brasão central, óculo e uma primeira cornija ressalvada em frontão triangular. O coroamento faz-se por 2 fogaréus e cruz na linha dos telhados. A zona residencial tem no 1º piso alternância de portas e janelas centradas por portal, também muito simples e sem decoração; no andar nobre, janelas de sacada. A ala lateral deste corpo tem janelas de guilhotina. No 2º corpo, junto ao portão, pequena sino.

Acessos

EN 9, Km 70,5

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto n.º 2/96, DR, 1.ª série-B, n.º 56 de 06 março 1996

Enquadramento

Urbano.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18 - época provável da sua construção; 1779 - data do acrotério na cruz da capela; 1851 - data na cartela sobre o portão.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Alvenaria rebocada e cantaria. Calcário, portão de ferro. Cobertura de telha.

Bibliografia

AZEVEDO, Carlos de, FERRÃO, Julieta, GUSMÃO, Adriano de Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, Lisboa 1963.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paula Noé 1991

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login