Igreja Paroquial de Cercal / Igreja de São Vicente

IPA.00006284
Portugal, Lisboa, Cadaval, União das freguesias de Lamas e Cercal
 
Arquitectura religiosa maneirista e barroca. Igreja paroquial.
Número IPA Antigo: PT031104030007
 
Registo visualizado 71 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

De planta rectangular, o edifício apresenta volumetria escalonada, e cobertura diferenciadas por telhados a 2 águas e em coruchéu. Com cunhais de cantaria e pano de muro em reboco pintado, a igreja apresenta alçado principal a NE., reconhecendo-se alpendre ao nível do piso térreo com acesso ao interior do templo por portal de verga recta com emolduramento simples de cantaria, de planta rectangular com panos definidos por colunelos assentes em muro, o alpendre é encimado por janela de sacada (de emolduramento simples de cantaria) com guarda em ferro forjado, sobrepujada por relógio circular. O corpo é superiormente rematado por empena triangular acentuada por beiral, ostentando cruz ao centro. Adossada ao lado N. do alçado principal, observa-se uma torre em cantaria, de planta quadrada e 4 ventanas sineiras, rematada por coruchéu piramidal ostentando pináculos nos vértices. No alçado lateral a S., um painel de azulejos policromo alusivo ao Santíssimo Sacramento sobre porta de acesso à nave. INTERIOR: caracteriza-se por nave única de planta rectangular com cobertura em tecto de madeira de 3 panos. Com o paramento totalmente animado por revestimento azulejar policromo de padrão, adossado à face interna da fachada, coro-alto com guarda em balaustrada de madeira. Na nave, delimitada por cancelos em balaustrada de madeira, do lado da Epístola, um púlpito de secção rectangular com guarda de madeira guarnecida de pintura decorativa - marmoreados. Antecede a capela-mor, arco triunfal de volta perfeita encimado por painel azulejar, e ladeado por 2 altares em talha dourada e pintada, com mesa revestida a azulejo. A capela-mor, de planta rectangular e cobertura em abóbada de berço, ostenta vão totalmente coberto por azulejos análogos aos da nave, reconhecendo-se no fecho da abóbada, painel com a representação do Santíssimo Sacramento. No muro de topo, atrás da banqueta do altar-mor, um retábulo em madeira, vazado ao centro por camarim a albergar trono, observando-se de cada lado, a presença de colunas pseudosalomónicas. Do lado da Epístola, desenvolve-se contiguamente ao templo, um corredor que articula acesso lateral a partir da galilé, à torre sineira e a porta conducente à capela-mor. É nesse corredor que se localiza numa reentrância, a sacristia, definida por estrado sobre o qual se eleva arcaz com espaldar em cantaria. Contiguamente à torre sineira, edifício de planta rectangular, que apresenta alçado principal a NE. vazado no piso térreo por 3 portas de verga recta de emolduramento simples de cantaria, encimadas por 4 janelas de peito de verga curva com emolduramento simples. Reconhece-se nesta edificação a presença de uma tabela sobre a porta a eixo, que informa que nessa casa pernoitou D. João IV em 1645.

Acessos

Rua Comendador Gastão Mendes Barata / Rua Manuel Ferreira. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,233419; long.: -8,999492

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, destacado, adossado

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Lisboa)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 17, meados - data provável da edificação do templo; 1664 - o edifício estaria em construção (data de painel azulejar); 1671 - provável conclusão da igreja (data da porta); 1676 - já se efectuavam enterramentos na igreja.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes (nave) / Estrutura mista (capela-mor)

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira

Bibliografia

AZEVEDO, Carlos de, GUSMãO, Adriano, FERRÃO, Julieta, Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, Vol. I, Lisboa, 1962

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Teresa Vale e Maria Ferreira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login