Povoado calcolítico da Pedra de Ouro / Estação arqueológica da Pedra de Ouro

IPA.00006250
Portugal, Lisboa, Alenquer, União das freguesias de Carregado e Cadafais
 
Aglomerado proto-urbano da Época Calcolítica. Povoado fortificado implantado num cabeço de altitude média aproveitando vertentes íngremes para defesa natural e protegido por três muralhas, colocadas transversalmente, com torre oca. As muralhas deste castro, mais estreitas do que a do Zambujal (v. IPA.00006349) e a torre oca correspondem à fase final das fortificações eneolíticas, em que as construções robustas foram substituídas por estruturas menos espessas.
Número IPA Antigo: PT031101050019
 
Registo visualizado 662 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Povoado  Povoado da Época Calcolítica  Povoado fortificado  

Descrição

Povoado sensivelmente rectangular com 60 x 25 m., fortificada por três muralhas estreitas, transversais para proteger o lado NO., o único de difícil acesso. Vestígios de uma construção circular a NO da fortificação, possivelmente uma torre, e um monumento funerário - tholos - (com a entrada virada a nascente), no extremo SO. Encostada exteriormente à porta, a poente, uma sepultura encontrada junto à porta da fortificação, no lado de fora, contendo um esqueleto. Hipólito Cabaço diz ter encontrado alguns fundos de cabanas, de cujos postes de fixação se viam os restos carbonizados.

Acessos

Em Cadafais. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,03552; long.: -9,035398

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto n.º 29/90, DR, 1.ª Série, n.º 163 de 17 julho 1990

Enquadramento

Rural. Ergue-se num pequeno planalto de uma encosta pedragosa sobre um amplo vale transversal ao Tejo e sobranceira à povoação de Pedra de Ouro. Envolve-o campos de cultivo e mata.

Descrição Complementar

Espólio: exposto no Museu Municipal de Alenquer, destacando-se um vaso com características diferentes, o que leva Hernani Barbosa a pensar tratar-se de um vaso céltico do séc. 01 a.c., pelo que não pode ter pertencido aos construtores do castro, mas a povos que posteriormente ali viveram; uma figurinha feminina de barro - Venus da Pedra de Ouro e um outro vaso decorado com grande sentido estético.

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Afectação

Época Construção

Calcolítico

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

1934 - Descoberta por Hipólito Cabaço e explorada nesse mesmo ano e seguintes.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

PAÇO, Afonso de, Figurinha de Barro da Pedra de Ouro, in Congresso do Mundo Português, vol. 1, Lisboa, 1940, p. 219 - 231; SANTOS, Manuel Farinha dos, Pré-História de Portugal, Lisboa, 1972; ALMEIDA, José António Ferreira de, Tesouros Artísticos de Portugal, Porto, 1988; OLIVEIRA, António de, GUAPO, António Rodrigues, MARTINS, José Eduardo, O Concelho de Alenquer. Subsídios para um Roteiro de Arte e Etnologia, vol. 1, Alenquer, 1989; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/69717 [consultado em 8 agosto 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paula Noé 1991

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login