Capela de São Sebastião

IPA.00006204
Portugal, Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira, União das freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe
 
Arquitectura religiosa, barroca e vernácula. Capela barroca de planta longitudinal e corpo único, com frontispício em empena, portal de verga recta encimado por frontão triangular, ostentando retábulo em talha dourada, barroco, de estilo nacional. Cruzeiro de carácter popular, com fuste quadrangular chanfrado, capitel em bola e representação escultórica em ambas as faces da cruz.
Número IPA Antigo: PT011610150026
 
Registo visualizado 181 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal de corpo único rectangular. Volume simples com cobertura em telhado de duas águas. Fachadas, rebocadas e caiadas, percorridas por cornija saliente, com pilastras nos cunhais. Fachada principal com portal de verga recta, encimado por frontão triangular e sobrepujado por cruz vazada no paramento. Fachada N. com sineira em ferro, sob a cornija junto ao cunhal. Interior rebocado e caiado, com pavimento lajeado e tecto de perfil anguloso estucado e com faixa central em madeira. Altar, sobrelevado e com acesso por dois degraus, precedido por teia de madeira, com retábulo em talha dourada e policromada, apresentando. Junto à capela encontra-se um cruzeiro com um soco de dois degraus quadrangulares, sobre o qual assenta plinto paralelepipédico, monolítico, de aresta superior boleada, apresentando cavidade para encaixe do fuste. O fuste, monolítico, de secção quadrangular com chanfro, é liso, conservando vestígios da estrutura de ferro para sustentação de lamparina. O fuste está encimado por um capitel esférico com caneluras, sustentando uma cruz latina de secção quadrangular. A cruz apresenta na face frontal a representação escultórica do Senhor na Cruz, de pés sobrepostos, e na face oposta a imagem de Nossa Senhora.

Acessos

Vila Nova de Cerveira, Largo de São Sebastião

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção do Castelo de Vila Nova de Cerveira (v. IPA.00003484)

Enquadramento

Urbano, isolado, integração harmónica, em largo murado e pavimentado com calçada à portuguesa, rodeado por oliveiras e fronteiro ao Rio Minho. Está em posição sobrelevada em relação ao arruamento que o serve, erguendo-se no adro, lateralmente, um cruzeiro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - época provável de construção.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em silhares de granito, com paramentos rebocados e pintados com vãos e cunhais em cantaria, sineira em ferro, altar em madeira, cobertura exterior em madeira telhada e interior estucada, pavimentos em lajes graníticas, balaustrada em madeira; porta de madeira; cruzeiro em granito.

Bibliografia

LEAL, Pinho, Portugal Antigo e Moderno, 11, Lisboa, 1886, p. 810; ROCHA, J. Marques, V. N. de Cerveira de ontem e de hoje, Braga, 1994, p. 162.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paulo Amaral 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login