Capela de Santa Catarina / Capela das Almas
| IPA.00005472 |
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória |
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Arquitectura religiosa, neoclássica. Igreja de planta simples, rectangular, com nave única, capela-mor, e torre sineira adossada e no mesmo plano da fachada principal. Fachadas delimitadas por cantaria de granito e inteiramente preenchidas por azulejos historiados, azuis e brancos. Robusta torre sineira, rematada por balaustrada, e coberta por coruchéu. Fachadas inteiramente preenchidas por azulejos historiados, azuis e brancos, representando passos da vida de São Francisco de Assis e de Santa Catarina, executados em 1929, e da autoria de Eduardo Leite. Curiosa invocação de Nossa Senhora das Almas, do sec. 18. Janelão moldurado e encimado por frontão curvo, com vitral, da autoria de Amandio Silva, executado no 2º quartel do sec. 20, representando as Almas. |
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Número IPA Antigo: PT011312120070 |
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Registo visualizado 2479 vezes desde 27 Julho de 2011 |
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Edifício e estrutura Edifício Religioso Templo Capela / Ermida
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Descrição
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Planta simples, rectangular, de desenvolvimento linear, com nave única, capela-mor, torre sineira adossada à fachada principal. Os dois volumes a que correspondem a nave e capela-mor, são pouco diferenciados.Telhados de duas águas. Fachadas delimitadas por pilastras de granito e inteiramente preenchidas por azulejos historiados, representando passos da vida de São Francisco de Assis e de Santa Catarina. A fachada principal, orientada a O., tem composição simples e é rematada por frontão triangular, encimado por cruz sobre acrotério, e por urnas nas extremidades. No tímpano, ao centro, brasão em cantaria lavrada, com as armas de São Francisco e de Santa Catarina, dentro de cartela rematada por coroa fechada. Sobre a porta de acesso principal, com frontão interrompido, abre-se, ao nivel do coro-alto, janelão moldurado e encimado por frontão curvo, com vitral representando as Almas. No mesmo plano e separada visualmente por pilastras, a torre sineira de secção quadrangular, dois registos, tendo no 1º, porta de acesso desde o exterior, directo para a área da sacristia, e janela no enfiamento, e no 2º, quatro sineiras, é rematada por balaustrada, coroada por coruchéu, e por urnas nos vértices. No INTERIOR, na nave, coro-alto apoiado em arco abatido, dois painéis de azulejo, sendo o da esquerda alusivo à imposição das Chagas a São Francisco, e o da direita, às Almas com São Francisco e Santa Catarina, roda-pé de azulejos figurativos azuis e brancos, e altares laterais embutidos em vãos nas paredes. A nave e capela-mor têm abóbada de lunetas, com relevos estucados, delimitada por robusto friso contínuo, em cantaria. O altar-mor e os altares da nave são de estilo neo-clássico. |
Acessos
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Rua de Santa Catarina, 426 a 428 |
Protecção
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Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 45/93, DR, 1ª série-B, n.º 280, de 30 novembro 1993 |
Enquadramento
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Urbano. Implantada num gaveto entre a Rua de Santa Catarina e a Rua Fernandes Tomás, em área da cidade predominantemente comercial. Implantação, dimensão do lote e volumetria semelhante às construções vizinhas. |
Descrição Complementar
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Utilização Inicial
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Religiosa: capela |
Utilização Actual
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Religiosa: capela |
Propriedade
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Privada: Igreja Católica |
Afectação
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Sem afectação |
Época Construção
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Séc. 18 |
Arquitecto / Construtor / Autor
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ORGANEIROS: José Joaquim Fonseca (atr., séc. 19); Pedro Guimarães (1993). PINTOR: Joaquim Rafael (1815). PINTOR DE AZULEJOS: Eduardo Leite (1845); Fábrica Viúva Lamego (1845). Amândio Silva (autor do vitral da fachada principal); Mendes da Silva (restauro do painel do retábulo-mor). |
Cronologia
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1795 - referência ao breve pontifício do Papa Pio VI em que se alude à Irmandade das Almas; séc. 19 - realização do órgão, atribuível a José Joaquim Fonseca; 1801 - obras de remodelação e ampliação que modificaram o seu estilo original; 1815 - pintura do painel do retábulo-mor por Joaquim Rafael; 1929 - revestimento das fachadas com azulejos, executados na fábrica Viúva Lamego em Lisboa, pelo pintor Eduardo Leite; 1953 - restauro do painel do retábulo-mor; 2008, 1 julho - proposta da DRCNorte para a fixação da Zona Especial de Proteção conjunta (Capela das Almas, Edifício das Obras Públicas, Coliseu do Porto, Café Magestic, Igreja de Santo Ildefonso, Cinema Batalha); 12 novembro - parecer do Conselho Consultivo do IGESPAR, I.P. a propor a revisão da Zona Especial de Proteção proposta. |
Dados Técnicos
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Sistema estrutural de paredes portantes. |
Materiais
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Paredes em alvenaria de pedra, revestidas pelo exterior com azulejos e no interior com reboco e lambrim em azulejo; pavimento em taco de madeira na nave e em granito na capela-mor; tectos estucados, vidro nos vãos das janelas, madeira na talha dos altares e nas portas. |
Bibliografia
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QUARESMA, Maria Clementina, Inventário Artístico de Portugal, Cidade do Porto, Academia Nacional de Belas-Artes, Lisboa, pp. 103-104. |
Documentação Gráfica
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Documentação Fotográfica
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IHRU: DGEMN / DSID |
Documentação Administrativa
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IPPAR: 83/3(41) |
Intervenção Realizada
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1982 - Restauro dos azulejos da fachada S.; 1993 - restauro do órgão por Pedro Guimarães (Opus n.º 3); DGEMN: 2000 - tratamento do património azulejar que reveste os paramentos exteriores e interiores, procedendo-se ao registo gráfico e fotográfico exaustivo, antes durante e após o tratamento, limpeza superficial de vidrados e contornos, remoção quando imprescindível de algumas unidades, remoção das argamassas fendilhadas, limpeza de argamassas velhas, aplicação de pesticidas, dessalinização, consolidações pontuais, preenchimento do espaçamento das juntascom argamassas tradicionais. |
Observações
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Os azulejos estão assinados pelo pintor Eduardo Leite que se notabilizou como aguarelista e ceramista e foram executados pela Fábrica de Cerâmica de Viúva Lamego. No conjunto foram empregues 15947 azulejos que cobrem c. de 360 m2 de parede. A entidade que superintende na Capela das Almas é a Venerável Irmandade das Almas e Chagas de S. Francisco. Erecta na Igreja de Santa Clara, passou para a Capela de Santa Catarina. A festa principal é a do aniversário da Instituição do Sagrado Lausperene no dia da Ascensão do Senhor. O Lausperene era (e é ainda) em todas as quintas feiras do ano e foi autorizado por breve pontifício de 1804. A festa principal desta igreja é a Ascensão do Senhor, motivo pictórico do painel do pintor Joaquim Rafael. |
Autor e Data
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Isabel Sereno / João Santos 1994 |
Actualização
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Maria Guimarães 2001 |
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