Casa na Rua do Carmo, n.º 35 / Edifício de Pompeu Figueiredo

IPA.00005336
Portugal, Aveiro, Aveiro, União das freguesias de Glória e Vera Cruz
 
Casa Arte Nova de planta retangular, desenvolvida em dois pisos, com cobertura em telhado de duas águas; fachada revestida a azulejo de cor azul petróleo, com vãos em cantaria lavrada, porta descentrada e sacada axial. A fachada é ricamente decorada, destacando-se a janela central do piso térreo, emoldurada por blocos de pedra lavrada, encimada por varanda decorada com dois painéis de azulejos de motivos geométricos. Sob a cornija saliente, suportada por mísulas, friso de azulejos polícromos.
Número IPA Antigo: PT020105120023
 
Registo visualizado 530 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta retangular, de massa simples e cobertura em telhado de duas águas com pequena trapeira ao centro. Evolui em dois pisos com pilastras nos ângulos e revestido a azulejo azul petróleo; no piso térreo, porta principal, à esquerda, com moldura em pedra lavrada com pedra de fecho saliente, bandeira e postigos com gradeamentos de temas florais. Janela central em arco abatido com blocos de pedra colocados em volta e três grupos de azulejos de motivos geométricos, em baixo, à direita outra janela, com moldura similar à porta. No 1º piso, varanda em pedra ao centro, com dois painéis de azulejos de motivos geométricos a decorar a parte inferior. É suportada por três mísulas em pedra lavrada. As molduras da varanda e das janelas que a ladeiam são em pedra lavrada, tal como no andar inferior. O remate do edifício possui mísulas que suportam a cornija, alternando grandes e pequenas, e intercaladas com frisos de azulejos com concha e voluta desenhados. No topo do edifício, platibanda interrompida ao centro por pequeno frontão ondulado.

Acessos

Rua do Carmo, n.º 35. WGS84 (graus decimais) lat.: 40.644947, long.: -8.648068

Protecção

Em vias de classificação (Homologado como IM - Interesse Municipal, Despacho de 19 março 1998 do Ministro da Cultura)

Enquadramento

Urbano, adossado. Na mesma rua de outro edifício Arte Nova, a residência de Francisco Silva Rocha (v. PT020105110025 ), e da Igreja do Carmo (v. PT020105120006 ).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Francisco Augusto Silva Rocha, projectista

Cronologia

Séc. 20, inícios - provável construção; 1987 - Pompeu Figueiredo vende o imóvel a Luís Manuel Pinho; 1987 - aquisição do edifício pelo actual proprietário.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes em alvenaria de pedra, paviemento entre pisos em solho de madeira.

Materiais

Azulejo de cor (revestimento da fachada principal), calcário, ferro fundido (gradeamentos), madeira (caixilharia e portas), telha marselha.

Bibliografia

NEVES, Amaro, A «Arte Nova» em Aveiro e seu Distrito, pp. 73, Ed. CMA, Aveiro, 1998; Aveiro - Cidade Arte Nova, Câmara Municipal de Aveiro, 1999.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMA: Arquivo Fotográfico, Gabinete de Património; IPPAR

Documentação Administrativa

IPPAR, DRC

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Luísa Falcão 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login