Capela de Nossa Senhora do Carmo

IPA.00005325
Portugal, Braga, Braga, União das freguesias de Merelim (São Paio), Panoias e Parada de Tibães
 
Arquitectura religiosa, maneirista. Capela maneirista rectangular abobadada, de fachada em empena e portal de verga recta com pilastras suportando nicho definido por pilastras e aletas coroado por frontão triangular, albergando a imagem da padroeira. Fonte, maneirista, de espaldar rectangular com cornija e frontão curvo, com tanque rectangular.
Número IPA Antigo: PT010303450097
 
Registo visualizado 234 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Capela de planta simples, com nave única rectangular. Massa simples com cobertura em telhado de duas águas. Fachadas percorridas por embasamento avançado, com pilastras duplas nos cunhais, coroadas por bolas sobre plintos. Fachada principal rematada por empena triangular sobrepujada por cruz sobre acrotério ao centro. Portal de verga recta com pilastras suportando um nicho definido por pilastras e aletas coroado por frontão triangular, albergando a imagem de Nossa Senhora do Carmo, em granito. Alçados laterais rasgados por dois janelões e porta no esquerdo. Este possui na empena uma sineira de granito em vão de arco de volta perfeita e outra sineira de ferro na parede. Interior de espaço único, tendo porta à esquerda e dois janelões para iluminação, com retábulo em granito policromo, albergando a imagem da padroeira. Pavimento em lajes de granito e cobertura em abóbada de caixotões, em granito, assente em poderosa cornija sobre mísulas. No patamar da entrada da capela existe uma tampa de sepultura, em granito, com a seguinte inscrição: "AQUI JAS O MAYOR PEÇCADOR DO MUNDO PEDE HU PADRE NOSSO E HUA AUE MA PELLO AMOR DE DEOS 1743". Alminhas: Num bloco granítico rectangular, encastrado no muro que define o adro da capela, possui na parte superior, enquadrado por um vão de arco de volta perfeita, um painel de azulejos representando Nossa Senhora do Carmo pairando sobre o Purgatório assinado *1 e na parte inferior, num vão quadrangular, caixa de esmolas com porta em ferro. Fonte de espaldar rectangular definida superiormente por cornija e rematada por um frontão curvo, com bica central, em pedra, e a seguinte inscrição: "ESTA FONTE MANDOV FAZER A (...) (C) OREA E SVA MOLHER ERCDEI (...) ERA OS PASAIEROS DESTA ESTRADA 1616". Tanque rectangular ladeado por dois canteiros.

Acessos

Lugar da Estrada

Protecção

Enquadramento

Urbano, no centro da povoação, rodeado por habitações e quintais, num terreiro sobrelevado, sobranceiro à EN 201. A capela possui um adro murado com as alminhas e a fonte adossadas, e cerrado por portão em ferro, com acesso através de nove degraus.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela / Funerária: capela mortuária

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1616 - construção da fonte; séc. 17 - provável edificação da capela; 1743 - arranjo do adro com a construção de uma sepultura junto do portal principal; séc. 20 - remodelação das alminhas, com colocação de painel de azulejos representando o Purgatório e Nossa Senhora do Carmo.

Dados Técnicos

Estrutura mista na capela e estrutura autoportante nas alminhas e ponte.

Materiais

Material dominante: granito.

Bibliografia

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - "O. Azevedo / Casa Esperança Braga".

Autor e Data

João Santos / António Dinis 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login