Quinta do Lameiro

IPA.00005039
Portugal, Lisboa, Lisboa, São Domingos de Benfica
 
Arquitectura residencial, barroca e pombalina. Casa de quinta
Número IPA Antigo: PT031106390361
 
Registo visualizado 1902 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Agrícola e florestal  Quinta  Palacete  

Descrição

De planta composta em L, o edifício apresenta volumetria escalonada, sendo a cobertura efectuada por telhados a 4 águas. Organizado em torno de um pátio rectangular, o núcleo principal da construção, compõe-se de 2 corpos desenvolvidos em 3 andares dispostos perpendicularmente reconhecendo-se, junto ao ângulo formado, uma escada, de 2 lanços rectos sucessivos articulados por pequeno patamar, conducente ao andar nobre. O alçado que poderemos considerar principal, a O., apresenta galeria constituída por arcos de volta redonda, através dos quais se acede à porta principal, de verga recta e emolduramento calcário simples. Os muros virados para o pátio ostentam lambril azulejar pombalino de padrão camélia, por vezes encimado por composições circulares tendo por centro argolas de ferro, e são animados pela abertura, a ritmo irregular, de janelas de peito rectangulares de emolduramento simples de cantaria. Acompanhado a escada, guarnecida por guarda de ferro forjado ritmada por plintos de calcário, observa-se igualmente lambril azulejar polícromo, simulando um apainelado. No interior - adequado ao longo do tempo às necessidades dos seus ocupantes - reconhecem-se alguns compartimentos ostentando lambris azulejares datáveis da 2ª metade do séc. 18.

Acessos

Quinta do Lameiro, Sítio do Calhau, São Domingos de Benfica

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção conjunta do Palácio dos Marqueses de Fronteira (v. IPA.00005598 e IPA.00005599), Igreja de São Domingos de Benfica (v. IPA.00006478), Capela dos Castros (v. IPA.00002511) e Túmulo de João das Regras (v. IPA.00006478)

Enquadramento

Urbano, destacado, isolado por pátio e jardim murado.

Descrição Complementar

O jardim e a exploração agrícola desenvolvem-se para E. e para N. da casa.

Utilização Inicial

Agrícola e florestal: quinta

Utilização Actual

Agrícola e florestal: quinta

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1670 / 1680 - edificação do primitivo núcleo da casa da quinta, então pertença da família Sanches Baena; Séc. 18, 2ª metade - campanha de obras, no âmbito da qual se procede á aplicação de azulejos pombalinos no pátio e na escadaria principal; 1764 - a casa era habitada por D. Teresa Rita Catarina, que se fazia acompanhar de uma criada e de uma escrava; 1765 - a propriedade encontrava-se entregue aos caseiros; 1767 / 1770 - habitava a quinta a família italiana Danino; 1812 - surgem como residentes na propriedade Francisco Paula dos Reis, D. Maria Febrónia de Faria, D. Francisca Carlota e D. Luzia Rosa e 6 criados; 1838 - a propriedade vai a leilão sendo adquirida por Abraham Weelhouse, casado com Elisabeth Oo; séc. 19, 2ª metade - herda a quinta o filho de Abraham Wellhouse, George que empreende importantes experiências na propriedade com sementes importadas.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria mista, cantaria de calcário, reboco pintado, ferro forjado, azulejos.

Bibliografia

PROENÇA, Pe. Álvaro, Benfica Através dos Tempos, Lisboa, 1964; FERREIRA, Jorge M., São Domingos de Benfica. Roteiro, Lisboa, 1991; MESQUITA, Marieta Dá, História e Arquitectura, Lisboa, 1992 (Dissertação de Doutoramento apresentada á Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, texto policopiado)

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

c. 1993 - pinturas exteriores e limpeza de cantarias na casa principal e ampliação de um anexo (acrescento de um piso) (*1)

Observações

*1 - informação obtida por observação.

Autor e Data

Teresa Vale e Carlos Gomes 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login