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Edifício e estrutura Estrutura Transportes Ponte / Viaduto Ponte pedonal / rodoviária Tipo arco
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Descrição
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Ponte de um arco simples de volta inteira, assente directamente em alicerce de rocha emergente do leito e margens do rio, com 18,5 m. de comprimento. Formado por uma fiada de aduelas paralelepipédicas com pedra de fecho talhada em forma de cunha. O preenchimento lateral e superior do arco é feito por blocos de pedra de formas irregulares de aparelho ordinário, e eleva-se 1,50 m acima da pedra de fecho. As guardas são de uma fiada única de blocos aparelhados em paralelepípedos de dimensões desiguais. Pavimento de terra. No intradorso do arco, a 1m da linha de água, 3 blocos com perfurações quadrangulares de cada lado. |
Acessos
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À saída de Manhouce, na direcção N., para Vale de Cambra e Arouca, sobre a ribeira de Manhouce, afluente do rio Teixeira |
Protecção
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Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 28/82, DR, 1.ª série, n.º 47 de 26 fevereiro 1982 |
Enquadramento
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Peri-urbano. Isolada, em pequeno vale, a ligar as margens, em declive pouco acentuado, parcialmente cultivadas, na proximidade de casas de habitação, servida por caminho de terra batida à direita da estrada que lhe corre paralela, desnivelada. |
Descrição Complementar
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Utilização Inicial
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Transportes: ponte |
Utilização Actual
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Transportes: ponte |
Propriedade
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Pública: municipal |
Afectação
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Sem afectação |
Época Construção
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Séc. 17 |
Arquitecto / Construtor / Autor
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PEDREIRO: Francisco Homem da Rocha. |
Cronologia
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Séc. 2 a.C. / 1 d.C. - prováveis balizas cronológicas da construção da primitiva Ponte de Manhouce integrada na Estrada Imperial, denominada Via Cale, que ligava Emerita Augusta (Mérida) a Bracara (Braga), passando por Viseu; 1689, 27 Abril - Manuel Álvares da Cunha arrematara, em Viseu, a construção de três pontes, por 890$000, duas em Manhouce e outra em Trapa, sendo duas delas para dar a Francisco Homem da Rocha; séc. 19 - a estrada ainda era utilizada por almocreves e gado bovino, considerada a principal via de acesso do interior ao Porto, conhecida por Estrada dos Almocreves ou Estrada do Peixe; 1975 - a Ponte foi mutilada e carregada com 2m de aterro e pedras para a nivelar relativamente à estrada. |
Dados Técnicos
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Estrutura autoportante. |
Materiais
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Granito |
Bibliografia
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BEATO, António Gomes, Manhouce (Notas para a sua História), Beira Alta, vol. 11, Viseu, 1952, pp.19-23; Pontes Romanas de Portugal, [dir. Paulo Mendes Pinto], Lisboa, 1998; RIBEIRO, Aníbal Soares, Pontes Antigas Classificadas, Lisboa, 1998; ALVES, Alexandre, Artistas e Artífices nas Dioceses de Lamego e Viseu, vol. I, Viseu, 2001, p. 246. |
Documentação Gráfica
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Documentação Fotográfica
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IHRU: DGEMN/DSID |
Documentação Administrativa
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IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DSARH |
Intervenção Realizada
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DGEMN: 1982 - remoção do entulho que a preenchia, reconstrução das guardas, construção de uma estrada alternativa. |
Observações
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Autor e Data
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Lina Marques 1998 |
Actualização
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