Cemitério de Trancoso

IPA.00004755
Portugal, Guarda, Trancoso, União das freguesias de Trancoso (São Pedro e Santa Maria) e Souto Maior
 
Arquitectura funerária. Portal de filiação renascentista ou maneirista, composto por arco pleno moldurado e pilastras laterais duplas também molduradas. Cantoneiras decoradas com almofadados em quarto de círculo. Rematado por entablamento dórico, alternando círculos concêntricos e triglifos com lacrimais. Apresenta afinidades estilísticas com o portal da Igreja da Misericórdia de Almeida (v. PT020902030051), portal da capela do Menino Jesus da Igreja do Convento de Nossa Senhora do Loreto (actual Igreja Matriz de Almeida, v. PT020902030054) e ainda com a decoração de uma das portas de Santo António da Fortaleza de Almeida (v. PT020902030001), conjunto de portais datável da 2º metade do séc. 17, atribuível ao risco do engenheiro militar Jerónimo Velho de Azevedo.
Número IPA Antigo: PT020913180033
 
Registo visualizado 204 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Funerário  Cemitério    

Descrição

Portal em arco pleno com elementos estruturais moldurados. É ladeado por pilastras duplas também molduradas, sobrepostas e escalonadas. As impostas encontram-se assinaladas por friso saliente, repetido numa das pilastras laterais. Na superfície das cantoneiras observa-se almofadados em quarto de círculo. O portal é rematado pelo entablamento de filiação dórica, mostrando uma alternância de círculos concêntricos e triglífos com lacrimais pendentes sobre a arquitrave. O conjunto apresenta um coroamento dissemelhante: uma espécie de frontão com urna central.

Acessos

Cemitério

Protecção

Incluído na Zona Especial de Protecção da Igreja de Nossa Senhora da Fresta (v. PT020913180007)

Enquadramento

Periurbano. O portal constitui o acesso à capela mortuária, cujo corpo é exterior ao muro que delimita o recinto do cemitério. Antecede este espaço uma alameda arborizada com cedros centenários, emoldurando o portão em ferro forjado do cemitério. Domina centralmente este espaço a Igreja de Nossa Senhora da Fresta (v. PT020913180007), templo de raiz medieval dotado de fachada barroca. Destacam-se no cemitério um significativo número de jazigos românticos (neo-clássicos, neo-româmicos e neo-góticos) e cedros a organizar as várias quadras delimitadas por pequenas sebes de buxo.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Funerária: cemitério

Utilização Actual

Funerária: cemitério

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Frei António de Barcos (1539).

Cronologia

1539 - início das obras de adaptação das casas dos Condes de Marialva a Convento de Santa Clara, por Frei António de Buarcos; séc. 17 - o portal terá resultado de uma renovação arquitectónica das dependências conventuais; 1864 - início da progressiva ruína do convento; 1873 - acordão municipal cedendo à Junta da Paróquia de São Pedro algumas traves de castanho para a obra da Igreja de Nossa Senhora da Fresta e o portal da entrada principal do convento, a fim de ser colocado no cemitério; o frontão que remata a capela mortuária datará desta época; 1885 - termina a ruína do convento quando a câmara autoriza terraplanagem do recinto, retirando pedra até aos alicerces.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante

Materiais

Granito, cantaria

Bibliografia

SOLEDADE, Frei Fernando da, Historia Serafica Chronologica da Ordem de S. Francisco na Provincia de Portugal, Lisboa, 1709, tomo IV; LEAL, Pinho, Portugal Antigo e Moderno, Lisboa, 1873; SIMIES, Augusto Filipe, Escriptos diversos, Coimbra, 1888; CAMPOS, Norberto de, Monografia de Trancoso, in Almanach e Annuario de Trancoso, 1915 e ss.; MOREIRA, David Bruno Soares, Terras de Trancoso, Porto, 1932; TEIXEIRA, Irene Avilez, Trancoso, Terra de Sonho e Maravilha, Trancoso, 1982; CORREIA, Joaquim Manuel Lopes, Trancoso ( Notas para uma Monografia ), Trancoso, 1989; Plano de Salvaguarda do Centro Histórico de Trancoso - Gabinete Técnico Local, Trancoso, 1991; FERREIRA, Maria do Céu Crespo, Sondagem Arqueológica no Largo da Avenida, (relatório policopiado), Trancoso, 1998; ALVES, Alexandre, Artistas e Artífices nas Dioceses de Lamego e Viseu, vol. I, Viseu, 2001, p. 142.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Margarida Conceição 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login