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Edifício e estrutura Edifício Religioso Templo Capela / Ermida
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Descrição
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Planta rectangular, com capela-mor diferenciada de secção quadrangular, antecedido por uma galilé formada por três arcos de volta perfeita, em granito, e cobertura em terrraço abalaustrado. A fachada principal é rematada por um registo de azulejos azuis e brancos, datado, em algarismos romanos, de 1736, e encimada por um frontão triangular, em alvenaria, e ladeado por duas volutas guarnecidas com os símbolos celestes - sol e lua. As fachadas laterais são rematadas por uma platibanda constituida pela repetição de elementos geométricos de alvenaria, formando grelha. INTERIOR com a abóbada da nave de meio-canhão, decorada com pinturas murais - contemporâneas da edificação do monumento - com a personificação, em cada canto, das Quatro Virtudes, e um medalhão central representando a Assunção de Nossa Senhora entre arabescos e outros elementos fitomórficos característicos deste período. A capela-mor é revestida de azulejos historiados, representando temas e elementos simbólicos associados à vida da Virgem. A cúpula do altar-mor, em meia-laranja, está igualmente revestida de pinturas murais, barrocas, provavelmente executadas pelo mesmo artista da nave. O retábulo do altar, em talha dourada, da invoção da Senhora da Cabeça, com nicho central, ladeado por duas mísulas e dois painéis decorados com acantos, sendo os eixos divididos por quatro colunas torsas, que se prolongam superiormente em duas arquivoltas unidas no sentido do raio. A zona inferior é em azulejo, tendo altar paralelepipédico. |
Acessos
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Rua Mendo Estevães; Travessa da Olaria |
Protecção
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Incluído no Centro Histórico da Cidade de Évora (v. PT040705050070) |
Enquadramento
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Urbano, na zona de expansão medieval delimitada pela cerca nova, na parte SE. da cidade, flanqueada por edifícios civis ( maioritariamente casas particulares ) sem características dignas de nota, mas de acordo com uma tipologia tradicional nas cidades do Sul. |
Descrição Complementar
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Utilização Inicial
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Religiosa: ermida |
Utilização Actual
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Funerária: capela mortuária |
Propriedade
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Privada: Igreja Católica |
Afectação
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Sem afectação |
Época Construção
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Séc. 17 / 18 |
Arquitecto / Construtor / Autor
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PINTOR DE AZULEJOS: António de Oliveira Bernardes |
Cronologia
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1681 - sagração do templo cuja construção foi provavelmente da responsabilidade do Padre João Vardom que mandou executar as pinturas do interior; 1703 - execução do retábulo-mor; séc. 18, décadas de 20 e 30 - revestida com azulejos de tapete e historiados da oficina dos Oliveira Bernardes, responsáveis pelo registo da fachada, datado de 1738; 1910 - com a proclamação da República, alguma da sumptuária existente foi vendida em hasta pública. |
Dados Técnicos
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Estrutura mista, com paredes travadas por abóbadas com coberturas de duas pendentes; galilé construída em pilares travada por abóbada e cobertura em terraço. |
Materiais
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Pilares da galilé em silharia de granito; abóbadas e cúpula em tijolo rebocadas com pintura a fresco ( interior ); abóbada da galilé em tijolo maciço rebocada e caiada; coberturas em telha de canudo sobre a cúpula e em duas pendentes sobre a nave com recolha interior em algeroz com saída em gárgula de granito; cobertura plana em tijoleira sobre a galilé. Revestimentos de paredes interiores em azulejo; pavimento exterior em laje de granito maciço. |
Bibliografia
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CHICÓ, Mário Tavares, A Arquitectura Gótica em Portugal, Lisboa, s.d.; ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal - Concelho de Évora, vol.7, Lisboa, 1966; ESPANCA, Túlio, Artes e Artistas em Évora no séc. 18, A cidade de Évora, vols. 21 e 22, Évora, 1950. |
Documentação Gráfica
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IHRU: DGEMN/DSID |
Documentação Fotográfica
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IHRU: DGEMN/DSID |
Documentação Administrativa
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Arquivo da Paróquia da Sé |
Intervenção Realizada
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Paróquia: intervenções pontuais, como electrificação e rebocos exteriores. |
Observações
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EM ESTUDO. A designação de ermida, normalmente usada para capelas em regiões ermas, pode traduzir, aqui, a crescente apropriação da cidade dum espaço outrora rural. |
Autor e Data
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Paula Amendoeira 1997 |
Actualização
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Paula Figueiredo 2001 |
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