Edifício da antiga Sede do Clube de Ténis de Portalegre

IPA.00036321
Portugal, Portalegre, Portalegre, União das freguesias da Sé e São Lourenço
 
Edifício de clube cultural e recreativo construído no início da década de 1970, em arquitetura modernista, com estrutura integralmente de betão, planta retangular e cobertura em paraboloide hiberbólica simples e reta, constituindo um caso inédito em Portugal, à data da construção. As fachadas adaptam-se ao declive acentuado do terreno, possuindo piso térreo, moldado pela cobertura, mais dois pisos inferiores semienterrados, compostos por salas interligadas, e acedidos interiormente por escada e pelo exterior, a noroeste, através de grandes janelas de correr. As fachadas apresentam grandes superfícies envidraçadas. No interior, albergava o salão principal, no piso térreo, logo à entrada, o qual dava acesso a três amplas salas parcialmente enterradas, onde existia uma zona de jogo, café, restaurante e realização de eventos, servida por grande cozinha. Na área exterior, existia um campo de ténis, que dava o nome ao clube, dois campos de tiro, ao pato e ao prato, desporto muito apreciado pela sociedade portalegrense da época (MENDES: 2018, p. 9).
 
Registo visualizado 232 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Cultural e recreativo  Associação cultural e recreativa    

Descrição

Acessos

Lugar da Marrada Alta. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,309168, long.: - 7.4143

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Rural, isolado. Implanta-se a nordeste da cidade, na Serra de Portalegre, no limite interior do Parque Natural da Serra de São Mamede. Ergue-se numa pequena clareira no cimo da serra, com declive acentuado, afastada da estrada principal.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Cultural e recreativa: associação cultural e recreativa

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETOS: Cruz Homem (1971-1972), Teixeira Guerra (1971-1972).

Cronologia

1957 - início da organização do Clube de Ténis de Portalegre, sociedade formada por senhores de famílias reconhecidas na cidade; 1971 - decorre a obra de construção do edifício, com projeto dos arquitetos Teixeira Guerra e Cruz Homem (MENDES, 2018, p. 1); 30 abril - visita a obra o engenheiro das Obras Públicas Rui Sanches (MENDES, 2018, p. 1); 1972, 12 novembro - inauguração oficial do edifício, pelo então presidente da República, Almirante Américo Thomaz e pelo engenheiro das Obras Públicas Rui Sanches (MENDES, 2018, p. 9); 1974, 25 abril - após a Revolução, o clube esteve fechado durante algum tempo, voltando pouco depois a reabrir; 1980, década - alterações no piso térreo do edifício para instalação da discoteca designada de "Infinito"; 2000, início - encerramento da discoteca; 2020, 17 setembro - publicação do anúncio de abertura do procedimento de classificação do Edifício da antiga Sede do Clube de Ténis, em Aviso n.º 14162/2020, DR, 2.ª série, n.º 182.

Dados Técnicos

Materiais

Estrutura de betão.

Bibliografia

MENDES, Carina Marmelo - Recuperação da antiga Sede do Clube de Ténis de Portalegre. Dissertação de Mestrado, apresentada na Universidade da Beira Interior. Covilhã, texto policopiado, 2018.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Paula Noé 2021

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login