Ponte Ferroviária de Romeu

IPA.00035932
Portugal, Bragança, Mirandela, União das freguesias de Avantos e Romeu
 
Ponte metálica para circulação ferroviária, construída no início do séc. 20, integrada na Linha do Tua, constituindo a maior ponte da Linha.
 
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Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte ferroviária  

Descrição

Acessos

Romeu, Jerusalém do Romeu; EN 15; Linha do Tua. WGS84 (graus decimais) lat.: 41.532970; long.: - -7.080208

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado. A ponte implanta-se sobre a ribeira da Açoreira, com os pilares das margens assentes em terreno rochoso, nas imediações da povoação de Jerusalém do Romeu.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: ponte

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Infraestruturas de Portugal (conforme do artigo 6º, nº 2 e 5, e artigo 11º, n.º 1, ambos do DL 91/2015, e com a regras definidas pelo regime jurídico do Domínio Público Ferroviário que constam do DL 276/2003)

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1883, 26 abril - abertura de concurso para a construção de uma linha férrea na região transmontana, entre a estação do Tua, na linha do Douro, e a cidade de Bragança; 1884, agosto - após ter ganho o concurso, a Companhia Nacional de Caminhos de Ferro apresenta projeto definitivo da obra, com planta, perfil longitudinal, obras de engenharia e memória justificativa e descritiva; 29 setembro - portaria do governo aprova o projeto da Companhia Nacional de Caminhos de Ferro; 1885, 11 outubro - alvará aprovando definitivamente o projeto da C.N.C.F.; 1887, 29 setembro - inauguração oficial da linha do Tua, após construção do primeiro troço entre a estação do Tua e Mirandela, com a presença do ministro das Obras Públicas, Barjona de Freitas, e da família real, D. Luís, D. Maria e os príncipes; 1889 - só nesta data, a ação de Elvino de Brito, que organizou os Caminhos de Ferro do Estado e criou o Fundo Especial de Caminhos de Ferro, consegue a autorização do Governo para mandar construir a linha de Mirandela a Bragança; estabelece que o contrato devia ser feito com a Companhia Nacional, porém não se consegue um acordo; 1901, março - proposta de uma firma inglesa que pretendia obter a concessão ; outubro - abertura de concurso para construção da linha de Mirandela a Bragança, mas acaba sendo anulado; 1902 - contrato provisório com João Lopes da Cruz; 1903 - João Lopes da Cruz cede a sua concessão à Companhia Nacional, que retoma os trabalhos de construção nesse ano; 1905 - definição de toda a diretriz da linha; 28 julho - a Companhia Nacional de Caminhos de Ferro é autorizada a abrir, de forma provisória, o troço entre Mirandela e Romeu da Linha do Tua; 02 agosto - inauguração do troço, onde se integra a ponte; 1947 - na sequência de um processo de unificação da exploração da rede ferroviária nacional, a linha do Tua passa a ser explorada pela CP; 1991, 17 dezembro - encerramento de 81 km do caminho de ferro entre Mirandela e Bragança.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

SILVA, José Ribeiro, RIBEIRO, Manuel - Os Comboios em Portugal. Lisboa: TERRAMAR, 2008, vol. 1.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA; Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt)

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2018

Actualização

 
 
 
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