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Edifício e estrutura Edifício Transportes Apeadeiro / Estação Apeadeiro ferroviário
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Descrição
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Casa de habitação de pessoal junto à gare, apresentando a paisagem ferroviária ainda alguns vestígios complementares, tais como a plataforma de embarque em terra batida e sustentada por guia em alvenaria e ainda alguns marcos quilométricos no canal ferroviário. A CASA DE HABITAÇÃO tem planta retangular e cobertura homogénea em telhados de duas águas. As fachadas são de um piso, rebocadas e pintadas de branco, com o reboco a destacar. A fachada principal surge virada a noroeste, para a plataforma, terminada em empena e rasgada por porta central de verga abatida, com moldura de alvenaria rebocada, apresentando ainda vestígios de antigo alpendre frontal. As fachadas laterais terminam em aba corrida, assente em mísulas de madeira, abrindo-se na esquerda vão em meia lua, encimada por cartela com toponímica, e tendo a direita chaminé de corpo saliente, sobreposta por cartela com toponímica. INTERIOR com o espaço dividido em duas áreas, a cozinha e o quarto (zona de repouso para funcionários). |
Acessos
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Carvalhais, Vilar de Ledra; EN 15; A 4; Linha do Tua - Ponto quilométrico 61,142 (PK). WGS84 (graus decimais) lat.: 41,513598; long.: -7,12941741 |
Protecção
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Inexistente |
Enquadramento
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Urbano, isolado, inserido num dos bairros da povoação. |
Descrição Complementar
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As fachadas laterais possuem cartela com a inscrição "VILAR DE LEDRA". |
Utilização Inicial
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Transportes: apeadeiro ferroviário |
Utilização Actual
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Devoluto |
Propriedade
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Pública: estatal |
Afectação
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Infraestruturas de Portugal (conforme do artigo 6º, nº 2 e 5, e artigo 11º, n.º 1, ambos do DL 91/2015, e com a regras definidas pelo regime jurídico do Domínio Público Ferroviário que constam do DL 276/2003) |
Época Construção
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Séc. 20 |
Arquitecto / Construtor / Autor
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Cronologia
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1905, 05 agosto - inauguração da Linha do Tua, onde se integra o apeadeiro; 1992, 15 outubro - encerramento do troço da linha pelos Caminhos de Ferro Portugueses. |
Dados Técnicos
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Sistema estrutural de paredes portantes. |
Materiais
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Estrutura de alvenaria mista e de tijolo, rebocada e pintada; cartelas em cantaria; porta e caixilharia de madeira; cobertura de telha marselha. |
Bibliografia
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«Troços de linhas férreas portuguesas abertas à exploração desde 1856, e a sua extensão». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 outubro 1956, n.º 69, p. 529. |
Documentação Gráfica
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Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt) |
Documentação Fotográfica
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DGPC: SIPA; Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt) |
Documentação Administrativa
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Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt); CMLisboa: Hemeroteca Digital |
Intervenção Realizada
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Observações
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EM ESTUDO |
Autor e Data
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Armando Oliveira 2017 (no âmbito do Protocolo de colaboração DGPC / Infraestruturas de Portugal) |
Actualização
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