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Edifício e estrutura Edifício Transportes Apeadeiro / Estação Estação ferroviária
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Descrição
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Conjunto composto por edifício de passageiros (EP), cais coberto (CC), edifício das instalações sanitárias e habitações de pessoal, não apresentando a paisagem ferroviária mais vestígios complementares. O EDIFÍCIO DE PASSAGEIROS tem planta poligonal e fachadas de um piso, rebocadas e pintadas, percorridas por soco de cantaria e terminadas em cornija. A fachada principal surge virada a sul, rasgada por portal de verga reta, encimado por alpendre telhado, e janela em meia luneta, tendo à direita ampla chaminé saliente. As fachadas laterais apresentam superiormente dois painéis de azulejos toponímicos, na lateral esquerda sobre vão igualmente em meia luneta. Na posterior desenvolve-se alpendre, sobre pilares de cantaria. INTERIOR com o espaço dividido entre as áreas de serviço e a habitação do chefe de estação. |
Acessos
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Vilar de Rei, IC 5; EN 221; Largo da Estação. Linha do Sabor - Ponto quilométrico 68,804 (PK). WGS84 (graus decimais) lat.: 41,309865; long.: -6,676922 |
Protecção
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Inexistente |
Enquadramento
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Rural, isolado, no exterior da povoação, erguendo-se na proximidade o antigo edifício da escola primária. O edifício da casa de passagem de nível (PN) implanta-se no interior da povoação, nas imediações da antiga Igreja Paroquial). |
Descrição Complementar
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As fachadas laterais possuem painéis de azulejos, azuis e brancos, com a inscrição "VILAR DO REI / LVSITANIA - LISBOA". |
Utilização Inicial
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Transportes: estação ferroviária |
Utilização Actual
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Devoluto |
Propriedade
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Pública: estatal |
Afectação
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Infraestruturas de Portugal (conforme do artigo 6º, nº 2 e 5, e artigo 11º, n.º 1, ambos do DL 91/2015, e com a regras definidas pelo regime jurídico do Domínio Público Ferroviário que constam do DL 276/2003) |
Época Construção
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Séc. 20 |
Arquitecto / Construtor / Autor
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FÁBRICA DE AZULEJOS: Lusitânia (séc. 20). |
Cronologia
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1930, 01 junho - inauguração da estação ferroviária de Vilar do Rei; colocação de painéis de azulejos executados na Fábrica Lusitânia, de Lisboa; 1988, agosto - encerramento da estação. |
Dados Técnicos
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Materiais
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Bibliografia
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«Ainda o que se fez nos Caminhos de Ferro em Portugal no ano de 1932». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 janeiro 1933, n.º 46, pp. 61-63; «Linhas do Estado». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 01 fevereiro 1934, n.º 47, p. 76; NUNES, José Sousa - «A Via e Obras nos Caminhos de Ferro em Portugal». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 junho 1949, n.º 62 pp. 418-422; «Parte Oficial». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 01 agosto 1938, n.º 50, pp. 371-374; REIS, Francisco Cardoso dos, GOMES, Rosa Maria, GOMES, Gilberto, et al. - «Os Caminhos de Ferro Portugueses 1856-2006». In CP, Comboios de Portugal e Público -Comunicação Social S. A. P.. (2006), p. 62, 150; SOUSA, José Fernando de - «Pocinho a Miranda». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 01 agosto de 1903, n.º 16, pp. 251-253; SOUSA, José Fernando de - «As Linhas do Sabor, do Corgo e do Tâmega». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 janeiro 1935, n.º 47, pp. 39-40; SOUSA, José Fernando de - «Linha do Sabor: Inauguração do Troço de Mogadouro a Duas Igrejas». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 01 junho 1938, n.º 50, pp. 251-252; TORRES, Carlos Manitto - «A evolução das linhas portuguesas e o seu significado ferroviário». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 março 1958, n.º 71, pp. 134, 139; «Troços de linhas férreas portuguesas abertas à exploração desde 1856, e a sua extensão». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 outubro 1956, n.º 69, pp. 528-530. |
Documentação Gráfica
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Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt) |
Documentação Fotográfica
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DGPC: SIPA; Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt) |
Documentação Administrativa
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Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt); CMLisboa: Hemeroteca Digital |
Intervenção Realizada
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Observações
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EM ESTUDO |
Autor e Data
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Armando Oliveira 2017 (no âmbito do Protocolo de colaboração DGPC / Infraestruturas de Portugal) |
Actualização
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