Igreja Paroquial de Serzedo / Igreja de São Miguel

IPA.00000034
Portugal, Braga, Guimarães, União das freguesias de Serzedo e Calvos
 
Igreja paroquial medieval de planta retangular com uma só nave, remodelada contemporaneamente e ampliada lateralmente com capelas laterais e sacristia. Fachada principal rematada por sineira com portal de arco quebrado.
Número IPA Antigo: PT010308670073
 
Registo visualizado 489 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta retangular composta por nave única e capela-mor rectangulares em eixo, capelas laterais e sacristia, rectangulares, adossados lateralmente. Volumes escalonados e articulados, com coberturas diferenciadas, em telhados de duas e uma águas. Fachadas em aparelho "mixtum vittatum" percorridas, na nave e capela-mor, por cornija assente sobre friso de modilhões lisos. Fachada principal rematada em empena truncada por sineira de pedra, de uma ventana em arco pleno, ladeada por arco em ferro com pequeno sino, varanda frontal, rectangular, assente em base de pedra e grade e escada de ferro de acesso. Possui pórtico de três arquivoltas, a primeira de arco de volta inteira e as outras de arco ligeiramente apontado, ladeado por duas frestas e encimado por janela rectangular. Alçado S. com janela de iluminação no coro-alto, porta de arco quebrado sobrepujada por janela rectangular, na nave, porta de verga recta de acesso à sacristia e duas janelas rectangulares de iluminação da capela lateral. Alçado posterior com cruz vasada no remate da empena. Alçado N. com escada de pedra e porta de acesso ao coro-alto, janela rectangular na nave e duas janelas rectangulares na capela lateral, com porta de acesso de verga recta. Interior com lambril de azulejos estampilhados azuis e brancos, coro-alto assente em trave de betão, com duas janelas rectangulares de iluminação e porta à esquerda e sub-coro ladeado por duas frestas rectangulares. Colateralmente duas janelas rectangulares e porta de acesso à direita. Pavimento em tijoleira e tecto de masseira, em madeira. Arco triunfal de arco pleno, com chanfro nas arestas, sobre impostas decoradas com motivo lanceolado. Capela-mor ladeada por duas amplas capelas, com lambril de azulejos estampilhados azuis e brancos, iluminadas por quatro janelas rectangulares e com portas rectangulares na direita de acesso à sacristia e na esquerda para o exterior. Altar-mor sobre estrado de pedra a que se acede por três degraus, possui retábulo de talha policroma, com Cristo Crucificado, ladeado pelas imagens de São Sebastião e São Miguel sobre mísulas. Pavimento em tijoleira e tecto de perfil curvo em estuque.

Acessos

Lugar da Igreja

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, assentamento a meia encosta, dominando o vale do rio Vizela, numa plataforma artificial, rodeada por habitações, quintais e junto do cemitério paroquial. Possui um adro empedrado a cubo granítico, murado e cerrado por cadeado de ferro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Braga)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Época medieval / Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1014 - primeira alusão documental a esta localidade; época medieval - construção da igreja; 1220 - Nas Inquirições de D. Afonso II Serzedo é referenciado como "Sancti Michaelis de Cerzedo"; 1258 - referência mais antiga à "Ecclesia de Cerzedo"; 1321 - a igreja de São Miguel de Serzedo, da terra de Guimarães, foi taxada em cento e sessenta e cinco libras; 1726 - a igreja de São Miguel de Serzedo é abadia do mosteiro de Pombeiro e seu abade o Pe. Manuel da Sylva de Azevedo; séc. 20 - ampliação da capela-mor, com construção das capelas laterais e sacristia.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Granito na estrutura do monumento, escadas de acesso ao coro-alto, estrado do altar e pia baptismal; azulejos nas paredes; madeira nas portas, balaustrada do coro-alto, tecto da nave, mesa de altar e retábulo; cimento no coro-alto e nos tectos da capela-mor, capelas laterais e sacristia; cobertura exterior em telha; pavimento em tijoleira; caixilharia das janelas, balaustrada da sineira e escadas de acesso, em ferro.

Bibliografia

PINA, Rui, O Românico no concelho de Guimarães - VI. A igreja de S. Miguel de Serzedo, Revista de Guimarães, vol. XL, nºs. 3 - 4, Guimarães, 1930, pp. 143 - 148; PINA, Rui, O Românico no concelho de Guimarães - VI. A igreja de S. Miguel de Serzedo, Revista de Guimarães, vol. XLI, nº. 4, Guimarães, 1931, pp. 261 - 264; VvAa, Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1976, p. 515; ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de, História da Arte em Portugal. O Românico, vol. 3, Lisboa, 1986; CRAESBEECK, Francisco Xavier da Serra, Memórias Ressuscitadas da Província de Entre Douro e Minho no ano de 1726, Ponte de Lima, 1992, p. 229.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1997 - reparação do telhado.

Observações

Autor e Data

João Santos e António Dinis 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login