Bairro CAR em Elvas / Bairro da Boa Fé

IPA.00033285
Portugal, Portalegre, Elvas, Caia, São Pedro e Alcáçova
 
Conjunto arquitetónico residencial unifamiliar. Habitação económica de promoção pública estatal (FFH / CAR). Conjunto habitacional de promoção direta construído pelo Fundo de Fomento da Habitação (FFH) da Secretaria de Estado da Habitação e Urbanismo do Ministério do Equipamento Social, no âmbito da Comissão de Apoio aos Refugiados (CAR). Conjunto de média dimensão composto por casas prefabricadas em banda e gemindas unifamiliares térreas, com logradouro no tardoz, formando quarteirões.
Número IPA Antigo: PT041207030221
 
Registo visualizado 77 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício  Residencial unifamiliar  Habitação económica  Promoção pública estatal (FFH)  CAR

Descrição

Conjunto habitacional composto por 64 casas unifamiliares em banda e geminadas térreas, com logradouro no tardoz. As bandas de habitações, implantam-se paralelamente às vias públicas, formando quarteirões retangulares.

Acessos

Rua dos Lusíadas, Rua Nossa Senhora de Fátima, Rua Gago Coutinho.

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Periurbano, extramuros, situado na área de expansão urbana a NE. da cidade de Elvas (v. IPA.00001839). Na proximidade, a cerca de 400 m a SO. implanta-se o Bairro da Boa-Fé (v. IPA.00035231).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1969, 28 maio - o Decreto-Lei nº 49033, cria o Fundo de Fomento da Habitação, sob a forma de organismo com autonomia administrativa e financeira, com o propósito de inserir o fomento de habitação social na política de equipamento e integrar a política nacional de habitação com o planeamento urbano, contribuindo para a resolução do problema habitacional dos indivíduos não beneficiados pelas Caixas de Previdência ou outras instituições semelhantes; para o FFH, passam todas as atribuições do Ministério das Obras Públicas em matéria de habitação, até aí confiadas à Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais e também as competências do Gabinete de Estudos de Habitação, inserido na Direção-Geral dos Serviços de Urbanização; 1976, 3 março - Despacho conjunto dos Ministérios da Habitação, Urbanismo e Construção e dos Assuntos Sociais, criando "um grupo interministerial (denominado Comissão para o Alojamento de Refugiados - CAR) com a finalidade de coordenar e desenvolver as acções que, dentro da problemática geral da habitação, permitam encontrar as soluções indispensáveis para a devolução das unidades hoteleiras à sua função específica"; este despacho visa solucionar o problema habitacional dos refugiados das ex-colónias africanas, que foram alojados de emergência em "unidades hoteleiras concentradas nas áreas de Lisboa e do Algarve"; 1976, 17 março - contratação da empreitada de construção do bairro; 1978, abril - 1980, 6 junho - construção do Bairro CAR de Elvas, composto por 64 fogos [INH - Levantamento das realizações promovidas e/ou apoiadas pelo FFH, de 1969 a 10-04-1981, Programa Ex-CAR, Direção de Habitação do Sul]; 1978, 17 junho - integração, pela Resolução n.º 99/78, dos programas de habitação desenvolvidos pela Comissão para o Alojamento de Refugiados (CAR) (...), no âmbito das atividades do Fundo de Fomento da Habitação [FFH], "que abrirá uma conta especial para o financiamento daquele programa, (...) a designar-se "Ex-Programa CAR"; 1982, 29 maio - o Decreto-Lei n.º 214/82 extingue o FFH; o processo prolonga-se até 1987, período durante o qual a gestão do património do FFH está a cargo da Comissão Liquidatária do Fundo de Fomento da Habitação; 1983, 2 agosto - pelo Despacho conjunto A-23/83-IX, dos Ministérios da Finanças e do Plano e do Equipamento Social, e na sequência da extinção do FFH, "fica autorizada a Comissão Liquidatária do Fundo de Fomento da Habitação a transmitir para as câmaras municipais interessadas os fogos de pré-fabricação ligeira construídos ou em construção nos terrenos dessas câmaras e oriundos dos programas CAR (...)"; 1987, 26 fevereiro - criação do Instituto de Gestão e Alienação do Património Habitacional do Estado (IGAPHE) pelo Decreto-Lei nº 88/87, assumindo as funções do FFH; 1991, 20 novembro - auto de receção definitiva da empreitada de construção de 64 fogos prefabricados em Elvas.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

IHRU (Bairro n.º 4917)

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Teresa Ferreira 2012 / Anouk Costa 2014

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login