|
Edifício e estrutura Edifício Segurança Posto paramilitar Posto de fiscalização da Polícia de Viação e Trânsito (PVT)
|
Descrição
|
Planta rectangular com uma das fases curvilínea, de volume único e cobertura plana, em betão, formando aba corrida em torno de toda a estrutura. Fachadas rebocadas e pintadas de amarelo, percorridas por embasamento de cantaria. Fachada principal, virada a O., marcada por três vãos rectilíneos, que se rasgam na zona curva, separados por pilares rebocados e pintados de branco, assentes em balcão do mesmo material, suportado por mísulas. Fachada lateral esquerda com porta de verga recta e moldura de cantaria, sendo a oposta cega. Fachada posterior marcada por enorme montra que publicita o proprietário do imóvel. INTERIOR não observado. |
Acessos
|
Rua de São João |
Protecção
|
|
Enquadramento
|
Urbano, isolado, implantado num amplo recinto, junto à via pública. |
Descrição Complementar
|
|
Utilização Inicial
|
Segurança: posto de fiscalização da Polícia de Viação e Trânsito (PVT) |
Utilização Actual
|
Devoluto |
Propriedade
|
|
Afectação
|
|
Época Construção
|
Séc. 20 |
Arquitecto / Construtor / Autor
|
Desconhecido. |
Cronologia
|
1934 - a distribuição deste tipo de postos pelo território nacional inicia-se nesta data, ano da criação e é acompanhada pela instalação de básculas anexas, para verificação das cargas transportadas e repressão de excessos de peso; 1939 - data do projecto tipo para os postos fixos da Polícia de Viação e Trânsito, elaborado pela Direcção dos Edifícios do Sul da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais para aplicação à escala nacional, com base no qual são construídos os postos de Faro (PT DGEMN.DSARH, DGEMN.DREMSul/DE); 1948 - o total de postos fixos de fiscalização da Polícia de Viação e Trânsito, entidade incumbida da fiscalização do cumprimento das disposições sobre viação e trânsito de modo a garantir a segurança da natural utilização das estradas, funcionando na alçada da Direcção-Geral dos Serviços de Viação, ascende a 85 unidades; o total atinge os 48 aparelhos; estes dados são apresentados no Pavilhão das Comunicações da Exposição de Obras Públicas promovida pelo respectivo ministério em 1948, no qual figuram uma maquete de um Posto de Viação e Trânsito tipo, para aplicação nacional, e um mapa de Portugal continental ilustrando a distribuição dos postos fixos e, entre estes, os dois postos então existentes em Faro (MOP / Comissão Executiva da Exposição de Obras Públicas [194-], I Vol. p.162, II Vol. p.78). |
Dados Técnicos
|
Sistema estrutural de paredes autónomas. |
Materiais
|
Estrutura em betão, rebocada e pintada; pilares de betão; porta e janelas com caixilhos de madeira; embasamento em calcário. |
Bibliografia
|
MOP - Comissão Executiva da Exposição de Obras Públicas, vol. I e II, Lisboa, Ministério das Obras Públicas [194-], I vol. p.162, II vol. p.78 |
Documentação Gráfica
|
|
Documentação Fotográfica
|
IHRU: SIPA |
Documentação Administrativa
|
IHRU: DGEMN/REE-0002/37 (1943) |
Intervenção Realizada
|
|
Observações
|
EM ESTUDO. |
Autor e Data
|
Paula Figueiredo 2011 |
Actualização
|
|
|
|