Igreja Paroquial de Souto / Igreja de São Miguel

IPA.00030958
Portugal, Aveiro, Santa Maria da Feira, União das freguesias de São Miguel de Souto e Mosteirô
 
Igreja paroquial de fundação medieva, reconstruída em meados do séc. 19, em local distinto do primitivo, e ampliada no final do séc. 20, com a construção de duas naves laterais. É de planta poligonal composta por três naves, capela-mor, anexos e torre sineira, com coberturas interiores diferenciadas em falsas abóbadas de berço, a da capela-mor com decoração em estuque, sendo plana nas naves laterais, e iluminada uniformemente por janelões rasgados nas fachadas laterais e tríforas longilíneas nos corpos mais recente. A fachada principal é do tipo fachada torre, que irrompe pelo interior seccionando-o, e remata em frontão, com os vãos rasgados em três eixos, compostos por portal de volta perfeita, encimado por óculo elíptico, e por dois amplos janelões. Esta composição tripartida é salientada por frisos no azulejo que reveste a totalidade do muro.A torre sineira tem cobertura em coruchéu piramidal e quatro ventanas, tendo acesso pelo interior, que também liga ao coro-alto. As fachadas rematam em cornijas, as laterais com vestíbulos de acesso às novas naves, espaço que se articula com os corpos anexos. Interior com coro-alto sobre asa de cesto. Possui retábulos oitocentistas, o da capela-mor de inspiração neoclássica, com boa qualidade talhe. A mesa de altar, os ambões e tocheiros reaproveitam elementos de talha de antigas estruturas, embora sujeitos a repintes que os descaracterizaram. O retábulo-mor integra sacrário antigo, em forma de templete com três registos, maneirista, subsistindo tábua pintada de antiga estrutura retabular.
Número IPA Antigo: PT010109280087
 
Registo visualizado 722 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta poligonal formada por três naves, as laterais de construção mais recente, capela-mor com anexos adossados e torre sineira no corpo da fachada principal, de volumes articulados e escalonados, com coberturas diferenciadas em telhados de uma e duas águas, sendo em coruchéu piramidal, revestido a azulejo, na sineira. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, exceto a fachada principal e o corpo da torre sineira, revestidos a azulejo de padrão azul e branco, percorridas por socos, flanqueadas por cunhais perpianhos, firmados por pináculos, e rematadas em cornijas. Fachada principal virada a oeste, rematada em frontão triangular com cruz latina no vértice, contendo o mostrador do relógio, circular, sobre o qual é visível o corpo da sineira, de dois registos e com quatro ventanas de volta perfeita. É rasgada por portal em arco de volta perfeita e moldura simples, tendo o fecho marcado por vieira, encimado por óculo elíptico, ladeado por dois janelões retilíneos, encimados por cornijas. A ladear o portal, surgem dois painéis de azulejos figurativos, a azul e branco. Estes elementos dão origem a três eixos delimitados por frisos de azulejo. As fachadas laterais são semelhantes, cada uma delas rasgada por quatro janelas retilíneas, duas no corpo da nave central e duas no da capela-mor; as naves laterais possuem iluminação direta, por tríforas longilíneas e têm acesso pelas faces viradas a oeste. Estes corpos ligam-se aos anexos por um vestíbulo com ampla porta de verga reta. Os anexos rematam em empenas com janelas retilíneas, o da fachada lateral direita com dupla empena. Fachada posterior rematada em empena com cruz no vértice, rasgada por três janelas retilíneas; os anexos surgem ligeiramente recuados e com empenas retas. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por silhares de azulejo de padrão policromo, tendo coberturas em falsas abóbadas de berço pintadas, a da capela-mor decorada por florões de estuque; as naves laterais separam-se da central por arcos de volta perfeita, assentes em colunas cilíndricas, possuindo tetos planos; têm acesso direto, nos topos, pelos vestíbulos laterais. Pavimentos em tijoleira, com corredores em lajeado de granito. As janelas estão encimadas por sanefas de talha pintada, formadas por cornijas, albarradas e acantos vazados, com lambrequins de folhas de louro. Coro-alto assente em arco em asa de cesto, interrompido por torre sineira, com guarda de madeira torneada e acesso pela sineira. O sub-coro, tem a parede fundeira rasgada pelo portal de acesso e por dois vãos, um deles de acesso às escadas da sineira. As paredes laterais estão revestidas a painéis de azulejo figurativo azul e branco, a representar o "Batismo de Cristo" e "Pentecostes". No topo das naves laterais, surgem capelas retabulares, dedicadas a Santo António (Evangelho) e a Nossa Senhora das Dores (Epístola). Junto à primeira, vedada por teia metálica, pintada de preta, surge a pia batismal em cantaria de granito, composta por base cordiforme, coluna torsa e taça hemisférica decorada por gomos. Presbitério elevado, tendo a mesa de altar, dois ambões e dois tocheiros, todos de talha pintada e dourada, reaproveitando elementos de talha com repintes menos conseguidos. A área possui dois painéis de azulejo figurativo, a azul e branco. Arco triunfal de volta perfeita, sobrepujado de sanefão de talha pintada de branco, marmoreados e dourado, formando cornija contracurva, friso e remate vazado por acantos e encanastrados, encimados por albarrada. É ladeado por capelas colaterais, dedicadas a São Miguel (Evangelho) e a Nossa Senhora de Fátima (Epístola). Capela-mor com alto supedâneo de cantaria, onde se ergue o retábulo-mor, de talha pintada de branco, marmoreados fingidos e de dourado, de corpo reto e três eixos definidos por quatro colunas coríntias, percorridas por espira fitomórfica, assentes em duas ordens de plintos paralelepipédicos, almofadados e ornados por folhagem, encimadas por urnas, e por duas pilastras exteriores. Ao centro, tribuna de volta perfeita e moldura saliente, contendo trono expositivo de sete degraus. Os eixos laterais possuem nichos de volta perfeita sobrepujados por acantos vazados, tendo na base as portas de acesso á tribuna. Altar em forma de urna, decorado por folhagem, encimado por sacrário de três registos, em forma de alto templete, facetado e com colunas e quarteirões nos ângulos, tendo a porta ornada por Cristo Redentor.

Acessos

Souto, Largo Comendador Inácio Monteiro; Rua dos Correios

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado junto a um pequeno Largo, ligeiramente elevado relativamente à via pública, numa plataforma, formando um adro fechado por muro, revestido a azulejo de padrão azul e branco, marcado por pilares encimados por urnas, nos ângulos e a flanquear os acessos, o frontal através de escadas em leque. O adro está pavimentado a lajeado e a calçada, pontuado por candeeiros de iluminação, árvores e pequenos canteiros. Na base das escadas frontais, vários canteiros com arbustos. A zona envolvente possui casas de habitação unifamiliares e, junto às fachadas posterior e lateral esquerda, surge o Cemitério.

Descrição Complementar

Na FACHADA PRINCIPAL, surgem dois painéis de azulejo, sob as janelas, a representar São Miguel e São José com o Menino, envolvidos por molduras simples. Sobre a porta, ornada por almofadas de rosetões, surge uma cartela de ângulos recortados, contendo a data "1866". Os RETÁBULOS DAS NAVES são semelhantes, integrados em arcos de volta perfeita, em cantaria, sobrepujados por sanefas de talha pintada de branco, marmoreados fingidos e dourado, formando friso, acantos vazados, enrolamentos e falsos lambrequins. Cada um deles é de talha pintada, com corpo reto e um eixo definido por duas colunas estriadas, com o terço inferior liso, marcado por anel e folhagem, assentes em altos plintos paralelepipédicos, almofadados e ornados por motivos vegetalistas, e encimadas por urnas. Ao centro, nicho de volta perfeita, com larga moldura e flanqueado por mísulas encimadas por acantos. A estrutura remata em frontão semicircular, contendo resplendor com as iniciais "AM". Altar em forma de urna, decorado por motivos fitomórficos e encimado por sacrário embutido, com a porta ornada por ostensório. Os RETÁBULOS COLATERAIS são semelhantes, integrados em arcos de volta perfeita, em cantaria, sobrepujados por sanefas de talha pintada de branco, marmoreados fingidos e dourado, semelhantes ao sanefão do arco triunfal; são de talha pintada de branco, cinza, marmoreados fingidos e de dourado, de corpo reto e um eixo definido por duas colunas coríntias, percorridas por espira fitomórfica, assentes em plintos paralelepipédicos, almofadados e ornados por folhagem, encimadas por urnas, e por frisos de florões exteriores. Ao centro, nicho de volta perfeita e moldura saliente. A estrutura remata em espaldar curvo e frontão semicircular. Altar em forma de urna, decorado por folhagem, encimado por sacrário em forma de templete circular e cobertura em cúpula.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Porto)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Carlos Alves (1992 - 1996). ENTALHADORES: Mestres Reis (1865-1868).

Cronologia

897 - referência ao Convento de São Miguel, onde funcionou a primeira igreja de Souto; Séc. 16 - provável construção da igreja paroquial, em local distinto do atual, onde se encontra a Capela das Almas (v. IPA.00035481) 1504 - a igreja passa a comenda da Ordem de Cristo, por bula de Leão X; 1544 - falecimento de Jorge Pires Figueiró, sepultado na igreja, em capela administrada pela sua sobrinha, D. Maria de Morais; 1548 - primeira referência documental à Irmandade do Santíssimo; séc. 17 - feitura do retábulo-mor; séc. 18 - execução do púlpito; 1758, 20 abril - nas Memórias Paroquiais, assinadas por Manuel Álvares da Mata, surge referida a igreja paroquial, no centro da povoação, dedicada a São Miguel e com quatro altares, dedicados a São Miguel, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora da Conceição e do Santíssimo Sacramento; tem a Irmandade de São Sebastião; o pároco é reitor e tem de renda 40$000 e o pé de altar; 1865, 20 agosto - construção do atual templo, em local distinto; 1866 - data na fachada principal; 1868, 17 junho - conclusão das obras; os retábulos terão sido feitos pelos entalhadores Reis, de Grijó (NOGUEIRA: p. 111); 1992 - obras de ampliação, conforme projeto do arquiteto Carlos Alves; 1996 - inauguração da igreja pelo bispo auxiliar do Porto, D. Manuel Pelino.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; fachada principal e torre revestida a azulejo industrial; modinaturas, cunhais, pináculos, pavimentos e pia batismal em cantaria de granito; painéis de azulejo tradicional; portas, mobiliário e guarda do coro em madeira; teia do batistério em metal pintado; retábulos, mesa de altar, ambões e tocheiros de talha pintada; coberturas em telha cerâmica; janelas com caixilharias metálicas e vidros simples.

Bibliografia

GONÇALVES, A. Nogueira - Inventário Artístico de Portugal: Distrito de Aveiro Zona do Norte. Lisboa: Academia Nacional de Belas-Artes, 1981.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

SIPA; Diocese do Porto: Secretariado Diocesano de Liturgia

Documentação Administrativa

DGLAB/TT: Memórias Paroquiaisi: vol. 35, n.º 225, fls. 1611 - 1618

Intervenção Realizada

Nada a assinalar.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2015 (no âmbito da parceria DGPC / Diocese do Porto)

Actualização

 
 
 
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