Capela de Nossa Senhora da Conceição / Capela do Senhor dos Passos / Capela de Nossa Senhora de Lurdes

IPA.00003080
Portugal, Guarda, Celorico da Beira, Linhares
 
Arquitectura religiosa, vernácula. Capela de planta longitudinal simples, com sineira. Fachada principal em eixo, com portal de verga recta com cornija, encimado por janela e remate em empena. Alçados com cunhais apilastrados e remate em cornija. Fenestração no alçado lateral direito ilumina o interior. Espaço interno coberto com falsa abóbada de berço em madeira. Retábulo eclético em talha pintada.
Número IPA Antigo: PT020903080034
 
Registo visualizado 474 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Apresenta planta longitudinal resumida a um rectângulo concentrado regular e possui cobertura com telhado de duas águas. A fachada principal, voltada a NO., encontra-se delimitada por pilastras. O portal, de lintel recto mais largo do que as ombreiras e moldurado, é encimado por um friso saliente sobre o qual se abre uma janela. A janela, ladeada por pilastras almofadadas, enquadra uma imagem escultórica representando Cristo Crucificado. A fachada é rematada por empena angular com cornija, sendo pontuada por jarrões e por uma cruz central. No alçado NE. observam-se duas janelas de lintel recto e moldura saliente, que ladeiam uma inscrição. O alçado posterior é cego, enquanto o alçado lateral SO. se encontra adossado. O espaço interno é único, sendo apenas quebrado pela presença do coro-alto em madeira. Possui o pavimento lajeado e a cobertura é composta por uma falsa abóbada de berço, também em madeira. Uma porta lateral permite o acesso à construção contígua. O retábulo do altar é em talha pintada.

Acessos

Rua da Procissão

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano. Situa-se a meia encosta, adossada ao celeiro pertencente ao Solar Brandão de Melo (v. PT020903080033). Em frente ergue-se a cavalariça do mesmo solar e, um pouco mais abaixo, a antiga Hospedaria com janelas manuelinas (v. PT020903080031), também integrada na propriedade Brandão de Melo.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1569 - data constante da inscrição existente no alçado lateral e que poderá referir a primeira fundação da capela ( ABRANTES, 1995 ); 1698 - instituição da capela por Pedro Osório Fonseca ou por Frei António e Frei Gerardo da Ordem de Cister, filhos de Lourenço da Costa Mimoso ; 1721 - era administrada por Isabel da Cunha Osório; 1756 - a administração pertencia ao Desembargador Manuel da Costa Mimoso; séc. 19 - adquirida pela família Brandão de Melo.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Granito, cantaria e alvenaria sem revestimento; madeira; telha de canudo.

Bibliografia

OLIVEIRA, Manuel Ramos de, Celorico da Beira e o seu Concelho, Celorico da Beira, 1939; FRANCO, José, Linhares, Terra Beiroa, Esboço Monográfico, Lisboa, 1944; BIGOTTE, José Quelhas, O Culto de Nossa Senhora na Diocese da Guarda, Lisboa, 1948; RODRIGUES, Adriano Vasco, Celorico da Beira e Linhares, Celorico da Beira, 1979; MOREIRA, Maria da Conceição, Linhares, Aspectos Históricos, Lisboa, 1980; ABRANTES, Leonel, Linhares Antiga e Nobre Vila da Beira, Folgosinho, 1995.

Documentação Gráfica

Câmara Municipal de Celorico da Beira *1

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - documentação gráfica integrada na ficha do Solar Brandão de Melo.

Autor e Data

Margarida Conceição 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login