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Edifício e estrutura Edifício Religioso Templo Capela / Ermida
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Descrição
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Planta rectangular composta pelos corpos da antiga nave e capela-mor mais estreita, com cobertura homogénea em telhado de duas águas, forrada a telha Marselha. Fachada principal enquadrada por cunhais em cantaria de calcário de embasamento saliente composto por duas peças, a superior possuindo perfil recortado em bocel. Ao centro, é rasgada por portal em cantaria de calcário, rectilíneo e flanqueado por pilastras toscanas, encimadas por entablamento em grande peça única formando arquitrave, friso e cornija recta saliente. As bases das pilastras compõem-se de duas peças, sendo a superior de perfil recortado em ducina. No topo, rasga-se um óculo muito fruste no registo superior. Fachada lateral esquerda, virada a O., com porta porta travessa semelhante ao portal principal, embora mais estreita e de menores dimensões. Sobre esta, existe uma janela em cantaria de calcário, rectilínea e em capialço. Existe ainda uma segunda porta no corpo principal, com moldura simples. Na articulação do corpo correspondente à nave com o corpo correspondente à capela-mor existe um cunhal de perfil semelhante aos do alçado principal. O corpo da capela-mor possui duas portas emoldurados a cantaria de calcário e, a um nível superior, uma janela semelhante à da nave. A N., possui cunhal de perfil semelhante aos anteriormente descritos. O interior encontra-se actualmente adulterado e tripartido *3. |
Acessos
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Rua das Cotovias. WGS84 (graus decimais) lat.: 38.851787, long.:-9.143052 |
Protecção
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Inexistente |
Enquadramento
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Urbano e rural, situado no aglomerado de Santo Antão do Tojal. Edifício de implantação original isolada, ao qual foram adossados três edifícios na segunda metade do séc. 20, um deles à empena N. Situa-se na confluência de duas vias do aglomerado, a Rua das Cotovias, a S., e a Rua do Padre Américo, a O., que aí se abre para o jardim do Largo da Liberdade. A E. confronta com logradouros particulares e moradias da segunda metade do séc. 20. |
Descrição Complementar
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Utilização Inicial
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Religiosa: capela |
Utilização Actual
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Comercial: estabelecimento de restauração / Comercial: loja / Devoluto |
Propriedade
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Privada: pessoa singular |
Afectação
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Sem afectação |
Época Construção
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Séc. 16 / 20 |
Arquitecto / Construtor / Autor
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PINTOR: Bento Coelho da Silveira (séc. 17). |
Cronologia
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Séc. 16, 2.ª metade - construção do edifício; final - os estatutos da capela e confraria sofreram uma reforma no reinado de D. Filipe II; séc. 17 - pintura dos painéis do retábulo-mor e das ilhargas da capela pelo pintor régio Bento Coelho da Silveira (1620-1708);1760 - nas Memórias Paroquiais, é referido que a capela do Espírito Santo era anexa a uma albergaria onde se recolhiam os pobres viandantes e doentes, administrada pelos oficiais do Espírito Santo: 2001, 08 Outubro - o imóvel surge incluído no levantamento do património cultural construído do Concelho de Loures de 1988, anexo ao regulamento do PDM de Loures, RCM149/2001, DR 233 1.ª Série-B, publicado nesta data. |
Dados Técnicos
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Sistema estrutural de paredes portantes. |
Materiais
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Estrutura em alvenaria de pedra; modinaturas em cantaria de calcário; portas em madeira, em ferro e em caixilharia de alumínio lacado, janelas de caixilharias em alumínio lacado; janelas com vidros são simples; cobertura em telha. |
Bibliografia
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Câmara Municipal de Loures, Património Cultural Construído, Loures, Câmara Municipal de Loures, 1988. |
Documentação Gráfica
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Documentação Fotográfica
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CMLoures: arquivo Divisão Planeamento Urbanístico |
Documentação Administrativa
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DGARQ/TT: Memórias Paroquiais, 1760 |
Intervenção Realizada
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PROPRIETÁRIO: séc. 18 - reparação das paredes e da cobertura; séc. 20 - obras para adaptação parcial a actividades comerciais. |
Observações
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*1 - no séc. 18 a nave da capela era separada da capela-mor pelo arco triunfal que então possuía grades de pau-santo; nesta existia um retábulo-mor de talha dourada com vários painéis pintados, representando o Mistério da Santíssima Trindade, a Vinda do Espírito Santo, a Encarnação do Divino Verbo, o Jordão, e os Quatro Santos Evangelistas; nas ilhargas da capela-mor, localizavam-se dois painéis: A Circuncisão e O Casamento da Virgem. No centro do retábulo, pontificava a imagem do Padre Eterno com Cristo Crucificado nas Mãos e, nas ilhargas, duas imagens de roca, representando São Francisco de Assis e Santa Isabel Rainha de Portugal, sendo todas as pinturas da autoria de Bento Coelho da Silveira. |
Autor e Data
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Fernanda Ferreira, Frederico Pinto Manuel Villaverde (CMLoures) 2010 (no âmbito da parceria IHRU / CMLoures) |
Actualização
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