Capela em Guribanes

IPA.00028237
Portugal, Bragança, Mirandela, Mascarenhas
 
Arquitectura religiosa, tardo-barroca. Capela de planta longitudinal simples, interiormente com iluminação unilateral. Fachadas rebocadas e pintadas, a principal com cunhais apilastrados, terminada em empena truncada por sineira e rasgada por portal de verga abatida. Fachadas laterais terminadas em beirada simples, a esquerda cega e a oposta rasgada por fresta na zona do retábulo. Fachada posterior cega, terminada em empena.
Número IPA Antigo: PT010407200193
 
Registo visualizado 105 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, de massa simples e volume único com cobertura homogénea em telhados de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com embasamento em cimento e terminadas em cornija de betão sobreposta por beirada simples. Fachada principal virada a SO., com pilastras toscanas nos cunhais, coroadas por pináculos fusiformes sobre plintos paralelepipédicos, e terminada em empena, de friso e cornija, truncada por sineira, em arco de volta perfeita sobre pilares almofadados, albergando sino, e terminando em perfil curvo, coroada por cruz latina de braços quadrangulares. É rasgada por portal de verga abatida, de moldura rematada em pequena cornija contracurvada. Fachada lateral esquerda cega e a oposta rasgada por fresta de capialço na zona do retábulo. Fachada posterior cega e terminada em empena.

Acessos

Largo Dr. José Silvano

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, no interior da povoação, composta de casas de xisto e nas imediações do rio. A capela ergue-se sobre soco nivelador do declive suave do terreno, frontalmente possuindo acesso por dois degraus. Possui pequeno adro posterior, em terra, vedado por muro de xisto.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Bragança - Miranda)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18, finais - época provável da sua construção; séc. 20 - reforma da capela, com feitura das cornijas em betão.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; pilastras, sineira, embasamento, pináculos e molduras dos vãos em cantaria de granito; porta de madeira; cobertura de telha.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2009

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login