Balneário Municipal de Xabregas

IPA.00026891
Portugal, Lisboa, Lisboa, Penha de França
 
Arquitectura infraestrutural, do séc. 20. Balneário público de planta rectangular simples, para dois sexos, com a entrada separada, mas geminada, partilhando a mesma moldura e remate em friso bastante saliente, ladeado pelas janelas do vestíbulo e dos balneários, todas rectilíneas.
Número IPA Antigo: PT031106071382
 
Registo visualizado 339 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Saúde  Higiene pública  Balneário público  

Descrição

Edifício de planta rectangular simples, de volume único e cobertura homogénea em telhado de quatro águas, com fachadas percorridas por embasamento de cantaria e rematadas por duplo friso de betão saliente, pintado de branco. Fachada principal rebocada e pintada, dividida em três panos, o central ligeiramente mais elevado, com acesso pela zona central, onde surgem dois vãos rectilíneos, separados, destinados ao público feminino e ao masculino, protegido por grade metálica, a abrir em lagarta???, com jambas dispostas em diagonal e remate em friso saliente; sobre a verga da porta, a inscrição "BALNEÁRIO MUNICIPAL". É flanqueado por duas ordens de três janelas rectilíneas. Os panos laterais possuem dez janelas rectilíneas, ao nível superior, marcando o número de balneários, ladeado por duas ordens de janelas com o mesmo perfil.

Acessos

Rua Gualdim Pais. WGS84: 38º43'40.00''N., 9º06'53.44''O.

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, envolvido por pequeno logradouro, protegido por murete em cantaria de granito aparente, com acesso por portões metálicos laterais. Encontra-se virado à via pública, separado dela por um estreito passeio público pavimentado a calçada de calcário. Situa-se numa zona carenciada da cidade, que era eminentemente industrial e onde se mantêm várias oficinas. Praticamente fronteiro o Mercado de Xabregas (v. PT031106071385).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Saúde: balneário público

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 20, década de 50 - provável construção do balneário.

Dados Técnicos

Sistema estrutural

Materiais

Estrutura em alvenaria de tijolo e betão, rebocada e pintada; embasamento, jambas e frisos em cantaria de calcário; janelas com vidro simples e protegidas por grades de ferro.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2008

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login