Casa da Quinta de São José / Solar da Família Serrão de Faria

IPA.00026633
Portugal, Santarém, Golegã, Azinhaga
 
Arquitectura residencial, maneirista e barroca. Casa nobre de planta retangular simples, de dois pisos, com a fachada principal de um tratamento mais cuidado, rematada em friso, cornija e beirada simples, com a pedra de armas da família sobre a entrada principal de moldura rectangular, e entre duas das janelas de sacada; o primeiro piso apresenta vãos de acesso e iluminação de verga recta e curva e de diferentes tamanhos; o 2º piso apresenta um ritmo uniforme de janelas de sacada com guarda em ferro, tendo nas extremidades janelas de peitoril. A fachada lateral direita insere-se no pátio ao qual se acede através de portão de acesso à propriedade. A fachada lateral esquerda encontra-se adossada a edifícios de um só piso Na fachada posterior, surge escadaria de acesso ao segundo piso, estando as lojas situadas no piso inferior, actualmente transformadas em zonas de residência. Interior profundamente remodelado, conservando-se os vãos originais. Na zona posterior, surgem alguns elementos agrícolas com interesse, como as estruturas de um lagar e as antigas cavalariças transformadas em zona residencial. Nas zonas agrícolas são visíveis algumas áreas de pastagem para os cavalos. No interior do espaço ocupado pela Galeria de Arte foi feita a reutilização de azulejos datáveis do séc. 18, 19 e 20.
Número IPA Antigo: PT031412010020
 
Registo visualizado 150 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Planta retangular simples, de massa predominantemente horizontal, evoluindo em dois pisos, com coberturas de quatro águas, sendo de três nos alpendres. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, flanqueadas por cunhais apilastrados e rematadas em frisos interrompidos por gárgulas e cornijas. Fachada principal percorrida por embasamento de cantaria, terminada em cornija, com pisos separados por friso, rasgada por vãos rectangulares moldurados em cantaria, de diferentes tamanhos e formas no primeiro piso e, no segundo, por oito janelas de sacada, surgindo, em cada extremos, uma janela de peitoril . No primeiro piso rasga-se portal de verga recta rematado em cornija e alto friso, sobre o qual se dispõe o brasão, coroado por elmo. Fachada posterior voltada a amplo pátio, de dois pisos, com alpendres assentes em colunas toscanas. INTERIOR de amplos espaços ocupados por áreas privadas e por uma Galeria de Arte que ocupa os dois pisos da parte S. do edifício.

Acessos

Azinhaga, Largo da Praça; Rua de São José; Rua do Curral

Protecção

Incluído na Zona de Proteção da Capela de São José (v. PT031412010004)

Enquadramento

Urbano, destacado, forma frente de rua com um dos principais eixos viários da Vila e dela separado por passeio. Fronteiro ergue-se a Capela de São José e nos limites da rua situam-se, à direita o Largo da Praça com o Chafariz (v. PT031412010024), a antiga Prisão, actual Polo da Fundação José Saramago (v. PT031412010025) e do lado esquerdo as ruínas da Capela de São Sebastião (v. PT031412010019).

Descrição Complementar

Pedra de armas integrada em moldura quadrangular, sobre a entrada principal.

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa / Cultural e recreativa: galeria de exposições

Propriedade

Privada: Pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 17 / 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 17 - construção da casa, sobre uma pré-existência, por iniciativa de Gaspar Serrão.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra; modinaturas, cunhais, cornijas, friso, pedra de armas, escadas, em cantaria; caixilharias, portas, coberturas, escadas interiores e pavimentos de madeira; janelas com vidro simples; cobertura com telha; ferro nas guardas das janelas e sacadas.

Bibliografia

BARREIROS, Augusto do Souto - Azinhaga. Livro de Horas. Golegã: Câmara Municipal da Golegã / Junta de Freguesia da Azinhaga, 1995.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Séc. 20 - remodelação da zona das lojas; abertura de acessos pelo interior; obras para instalação da galeria de arte.

Observações

Autor e Data

Cecília Matias 2008

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login