Gruta dos Alqueves / Cova da Moura

IPA.00002652
Portugal, Coimbra, Coimbra, União das freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas
 
Sítio pré e proto-histórico. Gruta natural funerária, com duas salas e uma pequena galeria de ligação entre si. A gruta, os fragmentos ósseos e de outros materiais encontrados, testemunham a ocupação humana nesta região no final do Neolítico, principio do Calcolítico, sendo importante a sua preservação e manutenção, mantê-la como testemunho e fonte de investigação das culturas pré-históricas.
Número IPA Antigo: PT020603160045
 
Registo visualizado 992 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Sítio  Sítio pré e proto-histórico  Gruta  Gruta natural funerária    

Descrição

Cavidade Cársica alongada, constituindo uma gruta de corredor com largura média entre 5 e 6 m, dividida pelo entulhamento da zona central, em duas amplas "salas" ligadas por um pequena galeria incrustada no tecto, sendo a primeira designada por sala A e a segunda por sala B.. A sala A situa-se no prolongamento da entrada que se abre para SSO., junto do tecto da gruta. Em termos topográficos é relativamente acidentada, sendo inicialmente em descida acentuada e terminado já aplanada, no local onde o tecto, aproximando-se do enchimento, prolonga a cavidade num fenda horizontal, que comunica parcialmente com a segunda sala B, também chamada sala do lago, com enchimento extremamente argiloso, abrindo-se na sua parte central um depressão que no inverno é ocupada pelas águas pluviais, dando origem a um pequeno lago; desenvolvendo-se ainda nesta sala dois pequenos corredores laterais (VILAÇA e RIBEIRO, 1988). Nesta gruta foram encontrados vestígio humanos que permitem confirmar o seu carácter funerário e a sua utilização nos finais do Neolítico inícios do Calcolítico *2.

Acessos

Alqueves, Santa Clara

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Peri-urbano, com a entrada na vertente oriental do vale da Ribeira da Póvoa, junto a prédios de habitação "Urbanização Costa do Sol", Situada a N. do troço do Aqueduto de Santa Clara localizado na estrada da mina (v. PT020603160062), a cerca de 1400 m por estrada.

Descrição Complementar

Material encontrado: fragmentos ósseos, material de pedra lascada, fragmentos cerâmicos, lâminas em sílex e alfinetes de osso, etc.. Algum do espólio encontrado está no Museu Santos Rocha, da Figueira da Foz.

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Neolítico / Calcolítico

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Neolítico, final / calcolítico, inicial - época a que é atribuído, o espólio encontrado na gruta; 1898 - explorada pela primeira vez por Santos Rocha, na qual recolheu diversos elementos, sendo alguns deles, fragmentos cerâmicos, lâminas em sílex e alfinetes de osso, identificando a gruta como uma necrópole neolítica; 1899 - escavações por parte de Bernardino Machado, na altura Professor de Antropologia da U.C, recolhendo ossos humanos; 1900 / 1901 - novas escavações com Mesquita Figueiredo que confirmaram o carácter funerário da gruta e a sua utilização no Neolítico; encontrou novos materiais em pedra lascada, um recipiente cerâmico, uma sepultura intacta, etc.*3; 1985 / 1986 / 1987 - três campanhas de escavações com intervenções arqueológica afim de proceder ao reconhecimento da importância arqueológica desta gruta, nas sondagens, encontraram-se vestígios cerâmicos e osteológicos e confirmou-se a utilização da gruta como necrópole (Arqueóloga responsável Raquel Maria da Rosa Vilaça); colocada protecção em gradeamento metálico à entrada da gruta*4; 1988, 21 novembro - Despacho de abertura do processo de classificação; 2009, 23 outubro - caduca o processo de classificação conforme o Artigo n.º 78 do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, n.º 206, alterado pelo Decreto-Lei n.º 265/2012, DR, 1.ª série, n.º 251 de 28 dezembro 2012, que faz caducar os procedimentos que não se encontrem em fase de consulta pública.

Dados Técnicos

Materiais

Gruta calcária com materiais arqueológicos cerâmicos, líticos e ósseos.

Bibliografia

FIGUEIREDO, António Mesquita de, A Caverna dos Alqueves, Nótulas de Pré-História, Lisboa , 1951; VILAÇA, Raquel, RIBEIRO, João Pedro da Cunha, Escavações Arqueológicas na Gruta dos Alqueves (S. Martinho do Bispo, Conc. de Coimbra) Porto, 1988; UMBELINO, Claudia, PÉREZ-PÉREZ, Alejandro, CUNHA, Eugénia, Paleodietas das populações neoliticas ibéricas da Gruta dos Alqueves (Portugal) e Sant Pau del Camp (Espanha), Sep. de : Actas do 3º Congresso de Arqueologia Peninsular. - Porto : ADECAP, 2000. - Vol. IX : Contributos das ciências e das tecnologias para a Arqueologia da Península Ibérica; IPA: www2.ipa.min-cultura.pt, 23 Novembro 2007.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

1* - "por despacho de Sua Excelência a Secretária de Estado da Cultura proferido sob o parecer da 1ª Secção do Conselho Consultivo do Instituto Português do Património Cultural, foi determinada a classificação como imóvel de interesse público..."; *2 - descrição retirada da publicação sobre as escavações arqueológicas na Gruta dos Alqueves, de Raquel Vilaça e João Pedro Ribeiro; *3 -"...para iniciarmos a nossa exploração que nesse dia rendeu um belo vaso semiesférico, inteiro, além de muitos ossos longos e crânios fragmentados, entre eles seis maxilares inferiores..." (FIGUEIREDO, 1951); * 4 - actualmente encontra-se vandalizado.

Autor e Data

Maria João Grilo / Fernando Grilo 1996 / Margarida Silva e Leonor Lopes 2007

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login