Estação de Malaposta da Ponte da Pedra
| IPA.00002612 |
Portugal, Aveiro, Anadia, União das freguesias de Arcos e Mogofores |
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Arquitectura civil de equipamento, ecléctica. Estação de mala-posta, de planta em U composta por três volumes delimitando um pátio, com cobertura de 2 e 4 águas, fachada de 1 piso com vãos de arco redondo. Corresponde a um tipo comum entre as estações de mala-posta, com modelos próximos em Sanfins (v. 0109230004 ) , Curval (v. 0113130006 ) e Carqueijo (v. 0111030002 ). As paredes do antigo pátio, bem como algumas salas no interior, estão decoradas com painéis em azulejo revivalistas alusivos ao serviço de mala-posta. |
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Número IPA Antigo: PT020103030005 |
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Registo visualizado 902 vezes desde 27 Julho de 2011 |
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Edifício e estrutura Edifício Comunicações Estação da malaposta
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Descrição
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Planta em U composta por 3 volumes delimitando um pátio, com coberturas diferenciadas em telhados de 2 e 4 águas. Edifício de 1 piso com fachadas flanqueadas por pilastras e delimitadas superiormente com cornija. As fachadas viradas ao pátio exibem portais de arco redondo ao meio, enquadrados por janelões, também de arco redondo, todos com cantarias de granito simples. As outras fachadas mostram iguais janelões, existindo também nas fachadas N. e S. portais do mesmo tipo. A maioria dos janelões actuais e pelo menos um dos portais laterais, foram abertos a partir de frestas que se limitavam ao arco superior. O interior encontra-se muito transformado pela adaptação às novas funções de restaurante com paredes revestidas com painéis de madeira ou de azulejos representando cenas alusivas à Mala-Posta e os tectos decorados com estuque. O espaço do antigo pátio foi fechado e coberto com chapa ondulada tendo as paredes sido decoradas com painéis de azulejos figurativos e o tecto com caixotões de madeira. No exterior, dentro do espaço murado, existem construções anexas da mesma época ou um pouco mais tardias como um mirante fechado de planta quadrangular, com duas janelas viradas à rua, localizado no ângulo SE. e uma construção do lado NE, provavelmente a antiga cavalariça. |
Acessos
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EN 1, Km 217, à Mala-Posta ou Ponte da Pedra |
Protecção
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Inexistente |
Enquadramento
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Urbano, isolado, constituída por construção principal com fachada voltada à EN e vários anexos localizados em espaço murado. |
Descrição Complementar
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Utilização Inicial
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Comunicações: estação da malaposta |
Utilização Actual
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Comercial: restaurante |
Propriedade
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Privada |
Afectação
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Sem afectação |
Época Construção
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Séc. 19 |
Arquitecto / Construtor / Autor
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Desconhecido |
Cronologia
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1859, 16 Mai. - chega a Vila Nova de Gaia, proveniente de Lisboa, o 1º serviço de mala-posta; 1864, 8 Abr. - cessou a venda de bilhetes da mala-posta no Porto por o percurso do Porto a Coimbra passar a ser feito por linha de comboio; 1868, cerca - as casas de muda que eram propriedade do Estado, como a da Ponte-da-Pedra, passaram à posse da Direcção-Geral das Obras Públicas, que na maioria dos casos as vendeu a particulares; 1946 - estava ainda bem conservado, sendo propriedade de Martins Ribeiro, de Lisboa, servindo de residência de verão. |
Dados Técnicos
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Paredes autoportantes |
Materiais
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Granito (cantarias), telha marselha, tijolo burro, azulejos, madeira (caixilhos, tecto), vidro. |
Bibliografia
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Ferreira, Godofredo, A Mala-Posta em Portugal, Lisboa, 1946; GONÇALVES, A. N., Inventário Artístico de Portugal - VI, Distrito de Aveiro, Zona Sul, Lisboa, 1959, p. 70; NEVES, Amaro, SEMEDO, Ónio, ARROTEIA, Jorge, Aveiro. Do Vouga ao Buçaco, Lisboa, 1989, p. 209 - 210. |
Documentação Gráfica
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DGEMN: DSID |
Documentação Fotográfica
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DGEMN: DSID |
Documentação Administrativa
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Intervenção Realizada
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Observações
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A organização interna original ficou registada em planta (FERREIRA 1946) e compreendia cavalariça para 12 cavalos, palheiro, casa para a cevada, depósito de arreios e outros objectos, cozinha para o tratador e casa do feitor com cozinha, casa de entrada e 2 quartos. |
Autor e Data
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Paulo Dordio 1997 |
Actualização
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