Capela de Nossa Senhora dos Reis / Pousada dos Estaus

IPA.00025128
Portugal, Évora, Évora, União das freguesias de Évora (São Mamede, Sé, São Pedro e Santo Antão)
 
Arquitectura religiosa quinhentista e oitocentista. Primitiva capela destinada exclusivamente ao serviço religioso dos presos, profundamente alterada no séc. 19 tendo apenas sobrevivido no piso térreo dois portais de ombreiras e dintéis com cimalhetes de granito, quinhentistas, sendo os restantes, embora monumentais, modernos. Na capela frisos, capitéis e pinturas murais concebidos ao gosto neoclássico da primeira metade do séc. 19.
Número IPA Antigo: PT040705050204
 
Registo visualizado 540 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Fachada exterior, de dois andares, com grande número de janelas ornamentadas por trabalho de estuque, com frontões triangulares, pilastras e grinaldas, com grade de ferro contínua, do tipo de barrinha, oferece sentido de robustez e uma noção perfeita dos volumes de arquitectura no meio ambiente. Capela de Nossa Senhora dos Reis de planta irregular, com entrada independente no extremo E. do edifício, a partir de escadaria. INTERIOR: capela com arcos de estuque e uma divisória de colunelos de mármore branco, frisos e capitéis; tectos decorados com pinturas murais.

Acessos

Praça de Geraldo, Praça de Giraldo

Protecção

Enquadramento

Urbano, no extremo SE. da Pr. do Geraldo, no 1º andar de um prédio.

Descrição Complementar

PINTURA MURAL: tecto decorado com pinturas murais, com a imitação de ornatos de estuque em forma de grade com uma flor em cada quadrícula, em tons claros de ocre. Os pendentes dos vários panos da abóbada são decorados com um ramo sobre fundo azul. Na zona central do tecto vê-se um medalhão circular com moldura de estuque onde está pintado um anjo suportando medalhão ovóide, coroado e florido, com a insígnia de A. M. e a legenda latina sotoposta: SUB TUUM PRESIDIUM CONFUGIMUS SANTA DEI GENITRIX. O anjo em atitude de grande movimento, veste túnica vermelha com um pano verde à cintura. Escadaria de acesso revestida nos alçados verticais de pintura sobre estuque de marmoreados, onde se combinam os ocres, vermelhos e azuis em tons suaves e desenho sóbrio.

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Política e administrativa: sede de associação

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 16 - data provável de construção do imóvel; 1827 - aquisição do imóvel por um privado sofrendo grandes reformas que modificaram estruturalmente a sua fisionomia; 1830 - conclusão das obras de remodelação assinaladas no topo meridional da fachada da capela; Séc. 21, inícios - edificação do corpo superior da banda N..

Dados Técnicos

Pintura mural afresco e a seco

Materiais

Bibliografia

ESPANCA, Túlio, Palácios Reais de Évora, in A Cidade de Évora, n.° XI, págs. 21-45, 1946; ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal, Vol. VI, 1966.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Joaquim Caetano 2005

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login