Estação Ferroviária de Aveiro
| IPA.00024756 |
Portugal, Aveiro, Aveiro, União das freguesias de Glória e Vera Cruz |
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Arquitectura de transportes, modernista. Estação de passageiros, obedecendo à tipologia da chamada "Casa Portuguesa". Núcleo construído composto pelos edifícios de passageiros com respectivas áreas de serviço, armazéns, instalações sanitárias. O edifício de passageiros e serviços é composto pela articulação de 5 corpos escalonados, os dois nos extremos mais baixos e estreitos, com ligeiro recuo em relação aos laterais; o central mais elevado e avançado em relação ao resto dos corpos; cobertura diferenciada em telhados de 4 águas e 3 águas com remates em friso, cornija e beiral. A fachada posterior, virada para os cais de ambarque, apresenta alpendre corrido, assente em estrutura metálica. Os vãos são sobrepostos por cornija e beiral. |
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Número IPA Antigo: PT020105120102 |
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Registo visualizado 1040 vezes desde 27 Julho de 2011 |
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Edifício e estrutura Edifício Transportes Apeadeiro / Estação Estação ferroviária
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Descrição
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A estação é composto por 3 sectores, incluindo armazéns, construções de apoio técnico, residência do Chefe da 5ª secção da via e obras, edifício de passageiros e instalações sanitárias. RESIDÊNCIA DO CHEFE: ergue-se do lado esquerdo do Edifício de Passageiros, de planta quadrangular, volume simples de 2 pisos, com cobertura homogénea em telhados de quatro águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco com embasamento e cunhais em cantaria com remates em friso e cornija com beirada. Todos os vãos são rectangulares sendo diferenciados pelos elementos decorativos. Fachadas laterais e posterior cercadas por muro em alvenaria, rodeadas por jardim, e principal voltada à via pública. O EDIFÍCIO DE PASSAGEIROS, colocado centralmente, em relação aos outros sectores, apresenta planta longitudinal, rectangular, composta pela articulação de 5 corpos escalonados, os dois nos extremos mais baixos e estreitos, com ligeiro recuo em relação aos laterais; o central mais elevado e avançado em relação ao resto dos corpos; cobertura diferenciada em telhados de 4 águas e 3 águas com remates em friso, cornija e beiral. Fachadas de 2 e 3 pisos, rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento saliente, intercaladas por painéis de azulejos a nível do 1º piso e por frisos e registos azulejares que contornam os vãos. Os painéis de azulejos são de composição figurativa, etnográfica, alusivos às paisagens ou fainas da região, trajes regionais e representações de edifícios monumentais a nível nacional; policromos, azul e amarelo sobre fundo branco, envolvidos por molduras policromas concheados e remate recortado. Fachada principal, virada a O., composta por 5 corpos; os laterais apresentam um só vão de moldura quadrangular com janela de guilhotina, a nível do 2º piso, sendo o 1º cego; corpos intermédios de dois pisos, abertos no 1º piso por porta rectangular encimada por pequeno beirado ondelado e ladeado por 2 janelos rectangulares; no 2º piso, e a eixo do 1º, abrem-se 3 vãos, ao centro janela de sacada de duas folhas, com bandeira, balcão assente em 2 mísulas e guarda em ferro; encima-a uma pequena varanda de 3 águas; lateralmente 2 janelas de peito de moldura recta, de dois lumes e bandeira com floreiras, encimadas por cornija com beiral; remate em empena que ao centro se eleva, recortada e ornada com volutas, sobreposta por beiral; nestes 2 corpos rompem as coberturas duas altas chaminés também rematadas por beiral; corpo central, saliente, defenido por cunhais apilastrados, de 3 pisos, aberto no 1º piso por 3 portas em arco de volta inteira com fecho saliente; 2º piso com janela de sacada de igual moldura à já descrita, ladeada por 2 janelas rectangulares, com falsos brincos brincos; os vãos são ligados por cornija e beiral curvo que se alteia ao centro; 3º piso aberto por 3 janelas de peito, de molduras rectangulares, de 2 lumes e bandeira; a janela central apresenta floreira. Fachada E., voltada para o cais de embarque, com paramentos cobertos por painéis de azulejos e rasgada por vãos de acesso de moldura rectangular e de molduras curvas, com remates em cornija e beiral; 1º piso, correspondente ao cais de embarque, com cobertura em alpendre corrido, assente em estrutura metálica; o 2º piso com os corpos laterais ladeados por escadaria de 2 lanços, colocadas nas fachadas laterais, a que se acede ao alpendre com guarda em balaústres e e cobertura de 2 águas assente em coluna; os corpos intermédios rasgados por 3 janelas de moldura rectangular, que nas laterais se prolonga inferiormente formando falsos brincos, de duas folhas com bandeira, encimadas por friso e cornija sobrepostas por beiral; a janela central, de maior dimensão que as laterais, tem pequeno alpendre com cobertura de 3 águas assente em consolas de madeira e na base uma floreira forrada a azulejos; remate igual ao da fachada principal; corpo central de igual gramática à da fachada principal. Fachadas laterais a nível do 1º piso apresentam silhar de azulejo de tapede, policromo, contemporâneo. |
Acessos
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Largo da Estação. |
Protecção
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Inexistente |
Enquadramento
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Urbano, isolado, destacado num dos extremos da cidade, abrindo para um amplo largo ligado a uma das principais artérias do núcleo urbano. Fronteiro ergue-se um edifício da Pensão Avenida (v. PT020105120105) e o Edifício na Rua do Dr. João de Moura (v. PT020105120117). Do lado esquerdo do edifício de passageiros ergue-se a antiga residência do Chefe da 5ª. secção da via e obras. |
Descrição Complementar
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AZULEJARIA: Os painéis de azulejos que revestem as fachadas exteriores possuem composições figurativas com representações etnográficas e monumentais, sobressaindo figuras de alguma forma relacionadas com a construção da linha férrea, trajes regionais, fainas e paisagens típicas da região, as armas da cidade, monumentos de carácter regional e nacional. Na fachada principal elencam-se as seguintes representações: medalhão do José Salamanca; medalhão com embarcação; medalhão com o Farol da Barra; vindimas em Anadia; chegada de um barco de pesca a São Jacinto;marinhas de sal de Aveiro; margens do rio Vouga; trechos da Ria de Aveiro; entrada do jardim de Aveiro; tricana (1916) ; peixeira; pescador; tricana (1870); Farol da Barra de Aveiro; ponte do Poço de São Thiago, Vale do Vouga; palace hotel Bussaco; Museu Regional de Aveiro; Aveiro nos princípios do séc. 18; trecho da cidade de Aveiro. Fachada E., voltada para o cais de embarque: trecho do Vouga; pórtico do Senhor das Barrocas; mosteiro de Alcobaça; castelo da Feira; Furadouro, saída parao mar de um barco de pesca; trecho da Ria de Aveiro; Buçaco - Monumento da Batalha; Castelo de Almourol; Igreja da Misericórdia; medalhão do Manuel Firmino; Armas da Cidade; Ponte da Rata em Eirol; Costa Nova; Painel comemorativo dos 75 anos da linha férrea do Vouga. Fachada dos Sanitários: Canal Central da Ria de Aveiro; Palheiros da Costa Nova. |
Utilização Inicial
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Transportes: estação ferroviária |
Utilização Actual
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Transportes: estação ferroviária |
Propriedade
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Pública: estatal |
Afectação
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Sem afectação |
Época Construção
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Séc. 19 / 20 |
Arquitecto / Construtor / Autor
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ARQUITETOS: Gemma Vila (séc. 21), João Lúcio Lopes (séc. 21); Paulo Gouveia (séc. 21); Rui Fortes (séc. 21); Vitor Coutinho Lopes (séc. 21). ARQUITETURA PAISAGISTA: Gibb-Portugal (séc. 21). ENGENHEIRO: Carlos Batista (séc. 21). PINTOR DE AZULEJOS: Francisco Pereira e Licínio Pinto (1916); Breda (1986); F. Lista (2000). PINTURA DE AZULEJO: Fábrica da Fonte Nova (1916); Viçorzete, Águeda (1986); F. Lista, da fábrica Artecer, Vila Nova de Gaia (1999). |
Cronologia
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1856 - O projecto inicial de Waitier não contemplava Aveiro, mas graças às insistências do deputado José Estevão, conseguiu que o governo estudasse um novo traçado no sentido da cidade continuar acompanhar o progresso dos tempos modernos, fazendo-se então a alteração do percurso da via férrea previsto para ligar Lisboa ao Porto; 1861, Agosto - início das obras da linha férrea; 1862, inicio - construção do edifício da estação; 1864, 10 de Abril - inauguração da estação, durante a presidência de Manuel Firmino; 1899 - construção de uma casa para habitação de 4 famílias segundo o tipo aprovado por portaria de 3 de Maio; 1900 - pedido de construção de um alpendre com 14 m de comprimento; 1901 - construção do cais coberto; 1902 - estabelecimento de uma linha de resguardo e placa na estação de Aveiro; instalação de um guindaste; construção de um dormitório para 12 carregadores e um agulheiro; 1909 - expropriações de terrenos para continuação da construção da estação de Aveiro; 1914 - obras de intervenção na casa de 4 famílias; construção de retretes; 1915 - obras de transformação e alargamento do edifício da estação; construção de um armazém e residência do pessoal; modificação da sinalização; 1916 - data dos azulejos de autoria dos pintores Francisco Pereira e Licínio Pinto, da fábrica da Fonte Nova, colocados por ocasião das obras de remodelação, inserindo-se numa política da Companhia decorar as gares; pedido da "Vacum Oil Company" para instalar um depósito para petróleo no recinto da Estação, autorização concedida, nos termos do artº 27 do Dec. de 31 de Dezembro de 1864; reconstrução de um dormitório para o pessoal; construção de escritório; ampliação e alargamento da plataforma; 1986 - colocação de azulejos de autoria de Breda, durante as comemorações do 75º aniversário da abertura da via férrea que abrange as cidades de Albergaria - a - Velha, Sernada, Águeda e Aveiro; 2000 - aquando a remodelação das instalações sanitárias da estação foram colocados dois outros painéis da Fábrica Artecer (Vila Nova de Gaia), cujo o autor é F. Lista; séc. 21, década 10 - construção de uma nova estação ferroviária, com interface rodoviário e requalificação da zona envolvente, conforme projeto de João Lúcio Lopes, Arquitetos Lda, com a equipa composta por João Lúcio Lopes, Gemma Vila, Paulo Gouveia, Rui Fortes, Vitor Coutinho Lopes; engenheiro estrutural Carlos Batista e Paisagismo pela Gibb-Portugal. |
Dados Técnicos
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Paredes autoportantes |
Materiais
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Estrutura rebocada e pintada; painéis de azulejos; molduras dos vãos em cantaria; portas, caixilharias e outras estruturas de madeira; janelas e portas com vidros simples; cobertura com asnas de betão e exterior em telha. |
Bibliografia
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Estações com Vida - Aveiro. Requalificação e dinamização do modo ferroviário. S.l., Infraestruturas de Portugal, s.d.; GOMES, M., Subsídios para a História de Aveiro, Aveiro, 1899,pp. 138 - 251; NEVES, A.,História e Arte. Aveiro, ADERAV, Aveiro,1984, pp.176-178;CALADO, Rafael Salinas, ALMEIDA, Pedro Vieira de, Aspectos Azulejares na Arquitectura Ferroviária Portuguesa, Caminhos de Ferro Portugueses, EP, [Lisboa], 2001; www.cm-aveiro.pt (10-03-2008).; www.refer.pt (11-11-2008) |
Documentação Gráfica
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AHIMTT: Linha do Norte (cx. 221) |
Documentação Fotográfica
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Documentação Administrativa
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AHIMTT: Linha do Norte (cx. 221) |
Intervenção Realizada
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CP: 1912 - obras para instalação das canalizações a gaz (iluminação); 1916 - obras gerais de remodelação e decoração; colocação de páinéis azulejares; 1926 - obras no edifício de passageiros - construção de instalações para o fiscal do governo; colocação de nova lampistaria; 1928 - alterações no 2º andar do edifício de passageiros; 1929 - ampliação do vestíbulo do edifício de passageiros; construção de uma nova saída para passageiros; colocação de nova sinalização; 1934 - obras no edifício de passageiros; 1945 - ampliação da habitação do chefe (novas instalações sanitárias); 1947 - obras no edifício da sala de espera de 3ª. classe: colocação de cabine telefónica pública; colocação de um porta cartazes com horário de parede; 1948 - adaptação do rés-do-chão da habitação do chefe da secção a escritório da secção de via e obras; 1960 - obras de remodelação do vestíbulo e bilheteiras; 1963 / 1965 - construção de um bloco de 6 residências para pessoal; 1964 - obras de ampliação: construção de novos cais cobertos; 1973 - construção de cobertura no cais de transbordo; 1986 - colocação de painel de azulejos para comemoração do 75º aniversário da estação; REFER: 2000 - remodelação das instalações sanitárias e colocação de dois painéis de azulejos; 2001 / 2008 - execução dos acabamentos da nova Estação de Aveiro; alargamento da plataforma - construção de viaduto; construção de dois postos de transformação; execução de instalações eléctricas e de ventilaçãoda passagem inferior rodoviária de Aveiro - prolongamento da Av. Dr. Lourenço Peixinho; construção do interface da estação de Aveiro (www.refer.pt / 2008-11-12). |
Observações
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Autor e Data
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Cecília Matias 2008 |
Actualização
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