Igreja Paroquial de Valongo do Vouga / Igreja de São Pedro

IPA.00023421
Portugal, Aveiro, Águeda, Valongo do Vouga
 
Arquitectura religiosa, maneirista, barroca e novecentista. Igreja paroquial de uma nave e capela-mor mais baixa e mais estreita, coberta internamente com tectos diferenciados, torre sineira, capelas colaterais e sacristia. Cobertura diferenciada em telhados de 2 águas e em coruchéu piramidal. Fachadas rebocadas rasgadas por fenestrações em moldura recta, em arco e circular. Tectos em caixotões e em falsa abóbada de berço. Coro alto em plataforma de madeira assente em colunas de fuste liso com pias de água benta incorporadas no fuste, seguindo a tipologia das igrejas Matriz de Lamas do Vouga (v. PT020101100049) e de Castanheira do Vouga (v. PT020101070105). No sub-coro, no corpo da torre sineira, baptistério com pia baptismal de estilo manuelino. Tribuna de órgão oitocentista em talha dourada e policromada; púlpito novecentista de madeira assente em mísula de cantaria, com guarda balaustrada de madeira e acesso por escadas adossadas ao muro da nave. Capelas colaterais confrontantes com arco de volta perfeita. Retábulos das capelas colaterais de talha barroca de estilo nacional; Retábulo-mor de talha do barroco joanino. Arco triunfal em arco de volta perfeita revestido de talha dourada e policromada com baixo relevo em posição centralizada com motivo temático representando a crucificação de Cristo. Na fachada principal, portal com portas em madeira com almofadas em relevo decoradas com símbolos religiosos e símbolos da Paixão de Cristo sendo ladeado por painéis de azulejo de padrão monócromo azul sobre fundo branco com imagem em medalhão oval, o da esquerda representando São Pedro e o da direita santa Madalena, ambos com inscrição; torre sineira com acesso pelo exterior; remates da nave, capela-mor, capelas colaterais e sacristia em empena alteada relativamente às coberturas com cornija revestida de telha com cruz latina sobre soco no vértice, sendo as cruzes das capelas colaterais e da sacristia de braços trevados; igreja com capela-mor mais baixa e mais estreita com dois panos, o do topo mais baixo e mais estreito, correspondendo à casa da tribuna; coro-alto com plataforma plana assente em colunas de fuste liso com pias de água benta incorporadas no fuste; no baptistério, pia baptismal manuelina de grande qualidade, em pedra calcária de bacia octogonal, coberta com tampo de madeira, assente sobre base curta de secção quadrada produzindo um corpo de rectângulos e um de trapézios em ligação com o pé, profusamente decorada; no lado do Evangelho, à altura do coro-alto, subsiste tribuna de órgão em talha dourada e policromada de bacia poligonal assente em mísula, com guarda vazada em madeira e acesso por escadas em betão a partir do coro-alto; na capela colateral (Epístola) e na capela-mor na parede do lado do Evangelho surgem, incorporados na espessura do muro, pequenos nichos de alfaias, o da capela colateral em arco abatido com moldura em cantaria rematada em arco contracurvado e o da capela-mor, monólito, em arco de volta perfeita em cantaria; capela colateral do lado da Epístola com cobertura de madeira de cinco tramos divididos em 15 caixotões pintados onde surgem medalhões encerrando emblemas da Paixão à excepção do caixotão central com um cálice ladeado por anjos e medalhão contendo inscrição e capela-mor com cobertura em falsa abóbada de berço pintada em trompe l'oeil formando três molduras delimitadas por friso, as laterais, de menores dimensões, envolvendo decoração fitomórfica e a central com medalhão oval com pintura temática representando a pesca milagrosa; retábulos das capelas colaterais e retábulos colaterais de talha barroca de estilo nacional com elementos do séc. 18 nas mesas, que possuem ornato concheado e retábulos colaterais com composição do remate a apontar para o barroco joanino; arco triunfal em arco de volta perfeita revestido de talha dourada e policromada com baixo relevo em posição centralizada com motivo temático representando a crucificação de Cristo encimado por baldaquino; na sacristia, na parede do lado do Evangelho, incorporado na espessura do muro surge lavabo em cantaria com pequena pia de bacia rectangular encimado por espaldar rematado por cornija onde assenta frontão volutado interrompido no vértice por cruz latina sobre soco.
Número IPA Antigo: PT020101190101
 
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Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave, capela-mor mais baixa e mais estreita com dois panos, o do topo mais baixo e mais estreito correspondendo à casa da tribuna, torre sineira adossada à direita, capelas colaterais confrontantes e sacristia adossada à fachada lateral direita. Volumes articulados com cobertura diferenciada em telhados de duas águas na nave, capela-mor, capelas colaterais e sacristia e em coruchéu piramidal rematado por bolbo na torre sineira. Fachadas pintadas e rebocadas de branco circunscritas por cunhais apilastrados em cantaria de granito firmados por pináculos de remate piramidal com esfera no topo, na nave e capela-mor, e com bolbo no topo dos restantes e pináculos de remate rectangular com esfera no topo na torre sineira, percorridas por embasamento de cantaria na fachada principal e na fachada lateral direita no corpo da torre sineira, no das escadas de acesso a esta e no corpo da capela-mor assim como nas faces posteriores da capela colateral e da sacristia e remates em cornija e beiral. Remates da nave, capela-mor, capelas colaterais e sacristia em empena alteada relativamente às coberturas com cornija revestida de telha com cruz latina sobre soco no vértice, sendo as cruzes das capelas colaterais e da sacristia de braços trevados. Fachadas rasgadas por janelas em capialço molduradas protegidas por gradeamento em ferro e vidro e portas de verga recta molduradas. Fachada principal orientada rasgada por vãos em eixo composto por portal moldurado com remate em arco abatido encimado por duplo friso e cornija, sobrepujada por rosácea circular com moldura côncava em cantaria e enchimento de pedra. A ladear o portal painéis de azulejo de padrão monócromo azul sobre fundo branco com imagem em medalhão oval, o da esquerda representando São Pedro com inscrição "S. PEDRO" e o da direita santa Madalena com inscrição "S.TA MADALENA" circunscrito por moldura com concheados, volutas e elementos vegetalistas e arquitectónicos. Sob o painel do lado esquerdo, embutida no muro, sobre plataforma de dois degraus, cruz *2 latina assente em soco paralelepipédico com cornija e faces almofadadas. À direita, torre sineira composta de três registos, rasgada no primeiro por porta de verga recta moldurada a que se tem acesso por escadas de 15 degraus em cantaria, adossadas à fachada lateral direita da nave e apresentando cruz *2 latina sobre soco paralelepipédico com cornija e faces almofadadas embutida no muro e relógio solar em cantaria na face N. Segundo registo rasgado por aberturas em arco de volta perfeita molduradas, protegidas por caixilhos de ferro com vidro, nas faces E. e N. Terceiro registo rasgado em todas as faces por ventanas em arco de volta perfeita molduradas. Remate em entablamento encimado por relógio em posição centralizada na face N. Fachadas laterais rasgadas por três janelas e uma porta travessa encimada por friso, sendo duplo o da fachada lateral direita, e cornija, confrontantes no corpo da nave e uma janela confrontante no corpo da capela-mor. Fachada lateral esquerda, virada a S., rasgada por porta no corpo da capela-mor. Corpo da capela colateral cego sendo as faces laterais rasgadas por uma janela confrontante. Fachada lateral direita, virada a N., rasgada por janela no corpo da sacristia e no pano do topo da capela-mor (correspondente à casa da tribuna). Corpo da capela colateral cego sendo as faces laterais rasgadas por uma janela confrontante e a face O. por porta protegida por gradeamento em ferro e vidro. Corpo da sacristia rasgado por janela apresentando a face E. rasgada por porta, a que se acede por um degrau, protegida por gradeamento em ferro e vidro. Fachada posterior cega sendo visível o remate do primeiro pano da capela-mor. INTERIOR pintado e rebocado de branco percorrido por lajes de cantaria formando silhar. Cobertura da nave em cinco panos divididos em 50 caixotões de madeira formando losangos em relevo, assente sobre cornija de cantaria e pavimento em lajeado de granito com corredor central em mosaico de padrão monócromo cinzento sobre fundo branco ou fundo preto com motivos geométricos circunscrito por friso de mosaico de padrão monócromo preto sobre fundo brando com motivo floral, coberto por alcatifa vermelha formando corredor central. Coro-alto com plataforma de madeira assente em colunas de fuste liso com pias de água benta de bacia circular decorada incorporadas no fuste, assentes em plinto paralelepipédico com todas as faces decoradas e guarda balaustrada de madeira, com acesso pelo lado da Epístola e dando acesso à tribuna de órgão do lado do Evangelho. Sub-coro com cobertura de madeira formando desenhos geométricos e pavimento em lajeado de granito. No sub-coro, no corpo da torre sineira, elevado por um degrau, baptistério com acesso em arco de volta perfeita protegido por grade de ferro, revestido por pedra mármore delimitada por rodapé no mesmo material e friso em cantaria encimado por azulejo de padrão policromo azul e amarelo sobre fundo branco com decoração vegetalista formando losangos e de padrão monócromo azul sobre fundo branco com símbolos religiosos. Cobertura em falsa abóbada de berço em cantaria e pavimento em lajeado de mármore. Parede testeira pintada e rebocada de branco com nicho incorporado na espessura do muro em arco de volta perfeita moldurado, em cantaria, com fundo revestido a azulejos de padrão monócromo azul sobre fundo branco representando o Baptismo de Cristo, delimitado por moldura com motivos vegetalistas e eixos laterais pintados a azul. Face ao nicho, pia baptismal em pedra calcária de bacia octogonal, coberta com tampo de madeira, assente sobre base curta de secção quadrada produzindo um corpo de rectângulos e um de trapézios em ligação com o pé, profusamente decorada apresentando em quatro dos rectângulos bustos de criança desnudada envolvida por motivos vegetalistas surgindo em cada ângulo do pé um rosto humano e nas faces folhagens. No lado do Evangelho, à altura do coro-alto, tribuna de órgão em talha dourada e policromada de bacia poligonal pintada a marmoreado com volutas decorativas nos ângulos assente em mísula de talha policromada decorada com motivos fitomórficos rematada com decoração a dourado, com guarda vazada em madeira apresentando, na face frontal, medalhão com cruz sobre soco e acesso por escadas em betão a partir do coro-alto. Junto à mísula placa de mármore com inscrição. A ladear portas travessas pias de água benta monolíticas, confrontantes, de bacia poligonal assente em mísula. Junto à porta travessa, do lado do Evangelho, púlpito de madeira com fundo pintado de branco e decoração marcada a dourado, de bacia rectangular, assente em mísula de cantaria, com guarda balaustrada de madeira e acesso por escadas de 9 degraus adossadas ao muro da nave, encimado por guarda-voz de talha dourada e policromada. Nave percorrida pelos Passos da Via Sacra. Confrontantes, capelas colaterais com acesso em arco de volta perfeita moldurado em cantaria e retábulos de talha dourada e policromada, semelhantes entre si, o do lado do Evangelho com baixo relevo temático representando Pentecostes e o da Epístola com baixo relevo representando as Almas do Purgatório com São Miguel. Capela colateral do lado do Evangelho com cobertura de madeira em masseira, onde surgem motivos geométricos em relevo, assente sobre cornija em cantaria e pavimento em mosaico de padrão policromado formando motivos geométricos sendo parcialmente coberto por alcatifa vermelha e tapete vermelho com motivos decorativos em bege. Junto ao arco, do lado do Evangelho placa de cantaria com inscrição. Capela colateral do lado da Epístola com cobertura de madeira de cinco tramos divididos em 15 caixotões pintados onde surgem medalhões encerrando emblemas da Paixão, delimitados por moldura em estilo concheado e motivos fitomórficos à excepção do caixotão central com um cálice ladeado por anjos e medalhão contendo inscrição, assente em cornija e com pavimento idêntico ao da nave surgindo, no lado da Epístola, incorporado na espessura do muro pequeno nicho de alfaias em arco abatido com moldura em cantaria rematada em arco contracurvado. Arco triunfal em arco de volta perfeita com moldura em cantaria, apresentando face e intradorso com almofadas rectangulares com losango ao centro e pés direitos com almofadas corridas sendo o colo e a base decorados com almofadas rectangulares com motivo decorativo ao centro rematado no vértice por medalhão, onde surgem os símbolos papais, envolto por decoração em folhas de acanto sendo ladeado e encimado por putti. Arco triunfal revestido de talha dourada e policromada com baixo relevo em posição centralizada com motivo temático representando a crucificação de Cristo, ladeado por pilastras decoradas com drapeados e encimado por baldaquino, surgindo anjos de vulto a ladear o baldaquino. A ladear o arco triunfal, retábulos colaterais de talha dourada semelhantes entre si. Capela-mor percorrida por lajeado de mármore formando silhar delimitado por rodapé e encimado por friso e cornija, no mesmo material. Cobertura em falsa abóbada de berço pintada em trompe l'oeil formando três molduras delimitadas por friso, sendo o da moldura central decorado com motivos vegetalistas, assente em cornija de cantaria. Molduras laterais, de menores dimensões, envolvendo decoração fitomórfica e a central com medalhão oval delimitado por friso com decoração a concheados e fundo com pintura temática representando a pesca milagrosa surgindo duas inscrições junto à moldura central, no lado da Epístola. Pavimento em mosaico a imitar o mármore. Sobre supedâneo de três degraus centrais revestidos a pedra mármore protegido lateralmente por guarda balaustrada de madeira, retábulo-mor de talha com fundo pintado de branco e decoração marcada a dourado com grande profusão de motivos ornamentais como conchas, palmas, volutas, entrelaçados, grinaldas e festões, de planta convexa de três eixos divididos por colunas salomónicas de fuste a imitar o marmoreado, com o terço inferior estriado demarcado por anel com motivos vegetalistas e os dois terços superiores com festão a acompanhar a espiral do fuste, assentes em consolas volutadas. No eixo central, delimitada por arco de volta perfeita decorado a concheado, tribuna profunda com trono de exposição de quatro degraus decorados onde assenta resplendor luminoso sobre soco com querubins, com fundo decorado com motivos fitomórficos, cobertura em falsa abóbada de berço dividida em 12 caixotões profusamente decorados assente sobre cornija e pés direitos com amplas almofadas decoradas. Eixos laterais com nicho pouco profundo de onde surge mísula que sustenta estatuária, rematado por cornija assente sobre mísulas volutadas, encimada por baldaquino em forma de concha decorado com volutas e motivos vegetalistas sendo rematado, no vértice, por concheado. Colunas encimadas por entablamento que suporta fragmentos de frontão em forma de voluta e quarteirões flanqueados por aletas e remate em cornija contracurvada onde surge querubim, em posição centralizada. Ático apresentando motivo decorativo a envolver a mitra papal, ao centro, ladeado por grinaldas e festões. Integrando a estrutura na zona do sotobanco, sacrário de forma oval com porta decorada com cruz de braços trevados e símbolos da Paixão, delimitada por moldura a dourado com remate em arco contracurvado, circunscrito por decoração de motivos vegetalistas sendo ladeado por dois anjos e apresentando querubim nos remates superior e inferior, ande assenta cruz com Cristo crucificado. Face ao retábulo-mor, altar em forma de sarcófago pintado a imitar o marmoreado com decoração fitomórfica onde assenta sacrário com porta decorada com cálice rematado por cornija contracurvada, encimado por cruz com Cristo crucificado. Confrontantes portas de verga recta molduradas, a do Evangelho de acesso para o exterior e a da Epístola de acesso à sacristia. No lado da Epístola, incorporado na espessura do muro, pequeno nicho de alfaias monólito em arco de volta perfeita, em cantaria. Sacristia pintada e rebocada de branco com cobertura de madeira e pavimento em lajeado de cantaria. Na parede do lado do Evangelho, incorporado na espessura do muro, lavabo em cantaria com pequena pia de bacia rectangular encimado por espaldar rematado por cornija onde assenta frontão volutado interrompido no vértice por cruz latina sobre soco. CRUZEIRO situado face à fachada lateral direita à entrada do acesso a NO. de cruz latina simples assente sobre soco paralelepipédico e plataforma de dois degraus, o inferior de forma rectangular apresentando inscrição (ilegível) e o outro polilobado.

Acessos

Praça de São Pedro

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Urbano, destacado e isolado em desafogado recinto ajardinado e pavimentado, em cota superior à via pública, à entrada da povoação, com iluminação e cruzeiro face à fachada lateral direita à entrada do acesso a NO. e pedras tumulares *1 face à fachada lateral direita ao nível da capela colateral. Face à fachada principal, do lado esquerdo, floreira rectangular em cantaria. Ladeado por muro com cornija de pedra com acesso por escadas de três lanços com os primeiros degraus comuns e dois braços de 12 degraus a N. e portal em ferro pintado de verde circunscrito por pilares ladeados por panos de muro encimados por gradeamento em ferro pintado de verde a NO. A S. cemitério com acesso por dois portais em ferro pintado de preto, um com cruzes decorativas em ferro pintadas de branco e o outro com inscrição "1871 / CAMARA MUNICIPAL" sendo ladeado por pilares encimados por pináculos. Vários edifícios envolvem o recinto. A E. anexo de arrumações (no ângulo do recinto) e casa de habitação de um piso rebocada e pintada de cor-de-rosa. A O. casa de habitação de dois pisos rebocada e pintada de cor-de-rosa e Centro Paroquial de Valongo do Vouga. A N. e NO. casas de habitação, campos de agricultura e parque de estacionamento. Percorrido a N. por EM. A cerca de 300 metros para SO. Cruzeiro (v.PT020101190100) e escola primária (v.PT020101190102) a cerca de 400 metros.

Descrição Complementar

AZULEJO: na fachada principal, a ladear o portal, painéis de azulejo de padrão monócromo azul sobre fundo branco com imagem em medalhão oval, o da esquerda representando São Pedro com inscrição "S. PEDRO" e o da direita santa Madalena com inscrição "S.TA MADALENA" circunscrito por moldura com concheados, volutas e elementos vegetalistas e arquitectónicos. No sub-coro, no corpo da torre sineira baptistério parcialmente revestido por azulejo de padrão policromo azul e amarelo sobre fundo branco com decoração vegetalista formando losangos e de padrão monócromo azul sobre fundo branco decorado com símbolos religiosos, com nicho incorporado na espessura do muro da parede testeira com fundo revestido a azulejos de padrão monócromo azul sobre fundo branco representando o Baptismo de Cristo delimitado por moldura com motivos vegetalistas. INSCRIÇÕES: Junto à tribuna de órgão que se encontra na nave, do lado do Evangelho, à altura do coro-alto surge placa de mármore onde se pode ler "ESTE ORGÃO FOI CONCEDIDO / POR S.M.I. O DUQUE DE BRA- / GANÇA POR DECRETO DE 11 DE / AGOSTO DE 1834; A REQUERIM(EN)TO / DO PROVEDOR DO CONCELHO / DE VOUGA JOÃO BAPTISTA / DE FIGUEIREDO PACHÊCO / TELLES". Na capela colateral do lado do Evangelho surge placa de cantaria (Evangelho) onde se lê "JOAQUIM SOARES DE SOUZA BAPTISTA / PRINCIPAL BENFEITOR DESTA CAPELA / 1927". No caixotão central do tecto da capela colateral do lado da Epístola delimitada por moldura, inscrição em latim de difícil leitura. Na cobertura da capela-mor surgem junto à moldura central, no lado da Epístola, duas inscrições lendo-se numa "TECTO REFORMADO EM 1930 A 1935 / RESTAURADO EM 1987" e na outra "U (delida) A.R. (delida) AMIRO (delida) R. PICARIA(delida) PORTO / POR VASCO MANUEL E CESAR QUEIROS FIRMA F.S.G. / CAL. DE MONCHIQUE Nº 27 PORTO TEL. 318435". TALHA: retábulos das capelas colaterais e retábulos colaterais de talha dourada apresentando estrutura retabular inteiramente revestida com decoração vegetalista pontuada com querubins, putti e aves, de planta convexa e um só eixo, são semelhantes entre si e idênticos dois a dois apresentando mesas de altar em forma de sarcófago idênticas entre si pintadas a marmoreado com decoração fitomórfica e concheados, pontuada a dourado. Os das capelas colaterais, confrontantes, sobre supedâneo de dois degraus, são mais amplos com eixo delimitado por quatro colunas salomónicas com decoração vegetalista pontuada de pâmpanos, pássaros e pequenos anjos, e pilastras, assentes umas sobre plintos e outras sobre consolas. No eixo, painel com baixo relevo representando Pentecostes no do Evangelho e as Almas do Purgatório com São Miguel no da Epístola, ladeado por pilastras. Remate do retábulo constituído por uma série de arquivoltas que prolongam os caracteres que tinham nos pés direitos com as curvas dos semicírculos formadas por segmentos ligados e cobertos por elementos radiantes também de talha. Retábulo da capela colateral da Epístola ladeado por orelha em forma de voluta, assente sobre plinto paralelepipédico almofadado, prolongando-se na arquivolta, pintada a marmoreado apresentando decoração fitomórfica e enrolamentos. Integrando zona do sotobanco sacrário com porta decorada com temática representando Agnus Dei delimitada por moldura com remate em arco de volta perfeita circunscrito por decoração com motivos vegetalistas apresentando querubim nos remates inferior e superior, este último ladeado por aves. Assentes sobre mesa de altar, retábulos colaterais com eixo delimitado por duas colunas salomónicas com decoração vegetalista pontuada de pâmpanos, pássaros e pequenos anjos assentes sobre plintos. No eixo, sobre estrutura do sotobanco, consola decorada com motivos vegetalistas onde assentam vasos (retábulo colateral do Evangelho) e estatuária (retábulo colateral da Epístola). No eixo do retábulo colateral do Evangelho painel com baixo-relevo representando São João Baptista delimitado por pilastras e no da Epístola nicho semicircular com cobertura em abóbada de concha assente sobre cornija e pilastras decoradas. Remate em entablamento encimado por duas arquivoltas que prolongam os caracteres que tinham nos pés direitos e por atlantes encimando as colunas exteriores. Ático rematado por sua vez por entablamento onde assenta consola que suporta anjo de vulto sendo ladeada por anjos segurando festões, extravasando para o arco triunfal. Integrando zona do sotobanco sacrário com porta decorada com temática representando Agnus Dei delimitada por moldura com remate em arco de volta perfeita circunscrito por decoração com motivos vegetalistas e enrolamentos, pontuada de aves.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Aveiro)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 (conjectural) / 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

897 - Valongo é doada a São Salvador da Lavra; 1017 - um quarto da terra aparece na posse de Dom Gonçalo Viegas, do Marnel; 1050 - Gonçalo Viegas declara ser senhor da quarta parte de Valongo; 1077 - Gonçalo Viegas declara nesta data ter ganho terça parte de Valongo e nesta mesma data João Gondesino e sua mulher Ximena Forjaz compraram a Diogo Pires e sua mulher as porções que tinham em Melares, Valongo e Lanheses, no Marnel; 1101 - João Gondesindes e sua mulher Ximena Forjaz aparecem novamente mencionados num documento, como tendo adquirido a Diogo Pires e sua mulher a parte que tinham em Melares, Valongo e Lanheses, no Marnel 1110 - Ximena Forjaz, mulher de João Gondesindes, reservando para si o usufruto, doa por testamento entre outros bens imóveis que possuía, a herdade que tinha em Valongo; 1139 - no I volume, fl. 190 do livro preto de Coimbra aparece uma carta de venda de herdades em Valongo, território de Santa Maria; 1209 /1229 - numa relação das igrejas do Bispado de Coimbra de padroado régio aparece registada a igreja de São Pedro de Valongo; 1220 - Valongo aparece registado na Inquirição de Dom Afonso II; 1320 - Valongo aparece registado na Inquirição de terra de Vouga; séc. 16, princípio - execução da pia baptismal; 1574 - a igreja pertence ao padroado real e integra a Diocese de Coimbra; séc. 17 / 18 - execução dos retábulos das capelas colaterais e retábulos colaterais; séc. 18, 1ª metade - execução do retábulo-mor; séc. 18, 2ª metade - construção da capela colateral *3 do lado da Epístola; 11 Agosto de 1834 - por requerimento do provedor do concelho de Vouga João Baptista de Figueiredo Pacheco Telles e decreto do duque de Bragança foi concedido órgão a esta igreja; 1930 / 1935 - execução do púlpito, reforma do tecto da capela-mor e reforma da igreja subvencionada pela família Sousa Baptista; séc. 20, 1ª metade - construção da capela colateral *3 do lado do Evangelho; 1987 - restauro do tecto da capela-mor; 2022, 19 outubro - abertura do procedimento de classificação da Igreja de São Pedro, matriz de Valongo do Vouga, incluindo o património móvel integrado, em Anúncio n.º 213/2022, DR, 2.ª série, n.º 202.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Ferro, madeira, vidro, telha, cantaria, granito, pedra mármore, lajeado de granito, lajeado de mármore, mosaico, azulejo.

Bibliografia

Águeda. Passado e Presente, Rumo ao Futuro, Paredes, 2001; Dicionário Enciclopédico das Freguesias, vol. 2, Minhoterra, s.d.; GONÇALVES, A. Nogueira, Inventário Artístico de Portugal. Distrito de Aveiro. Zona sul, VI, Lisboa, 1959; LADEIRA, Francisco Dias, O município de Águeda, Águeda, s.d.; SERRÃO, Joaquim Veríssimo - Livro das Igrejas e Capelas do Padroado dos Reis de Portugal - 1574. Paris: Fundação Calouste Gulbenkian Centro Cultural Português, 1971.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Séc. 18, 2ª metade - transformação do arco do flanco do lado da Epístola em capela colateral; 1930 / 1935 - reforma da igreja subvencionada pela família Sousa Baptista; séc. 20, 1ª metade - transformação do arco do flanco do lado do Evangelho em capela colateral; 1987 - restauro do tecto da capela-mor.

Observações

*1 - pedras tumulares (anteriores à construção do actual cemitério) são indício do cemitério primitivo no recinto da igreja; *2 - A. Nogueira Gonçalves, refere a existência de uma antiga Via Sacra de princípios do séc. 18 a partir da igreja tendo sido restaurada em parte e da qual fariam parte estas cruzes; *3 - A. Nogueira Gonçalves, na obra citada na bibliografia, refere dois arcos nos flancos, junto ao cruzeiro que foram rompidos, o do lado da Epístola na 2ª metade do séc. 18 e o do Evangelho na 1ª metade do séc. 20.

Autor e Data

Ana Lemos 2004

Actualização

 
 
 
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