Estação Ferroviária de Muge

IPA.00023163
Portugal, Santarém, Salvaterra de Magos, Muge
 
Estação ferroviária do Ramal de Vendas Novas, ao Km. 7. Estação ferroviária composta por vias férreas e algumas construções de apoio técnico, como armazém de mercadorias coberto e instalações sanitárias. O edifício de passageiros apresenta planta rectangular simples de dois pisos. Fachadas rebocadas e pintadas e com silhar de azulejos industriais entre os vãos; são rasgadas regularmente por janelas de peitoril no segundo piso em arco abatido e portas de igual perfil no primeiro piso, possuindo na fachada virada ao cais de embarque pala metálica apoiada em falsas mísulas metálicas fixas à fachada. No piso térreo dispõe-se ao centro zona de expedição de bilhetes, tendo de um lado duas salas de espera para os passageiros, de várias classes, todas com alto silhar de azulejos formando quadrícula, e do outro as antigas salas do telégrafo, do factor e de outro pessoal, e no segundo piso a antiga residência do chefe da estação.
Número IPA Antigo: PT031415030050
 
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Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Transportes  Apeadeiro / Estação  Estação ferroviária  

Descrição

O conjunto da Estação de Muge é composto por cais coberto, cais descoberto, sanitários, casa para empregados e edifício de Passageiros. EDIFÌCIO DE PASSAGEIROS: Planta rectangular regular de 2 pisos demarcados por friso e sornija saliente, com coberturas homogéneas em telhados de 2 águas e em pala no cais de embarque. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, intercaladas entre os vãos do primeiro piso por silhar de azulejo industrial policromo de padrão, com cercadura saliente a azul; embasamento de cantaria em aparelho rusticado, cunhais apilastrados marcados a amarelo e remates em friso, cornija com beirada saliente nas fachadas principal e posterior e em empena nas laterais. As fachadas são rasgadas regularmente por vãos em arco abatido com chave saliente em cantaria e com aduelas e jambas em tijolo. Ffachada principal rasga-se no primeiro piso por 3 portas e uma janela de peitoril, à esquerda, todos os vãos com aduelas e jambas em tijolo intercalado por friso em cantaria e no 2º piso, colocadas a eixo, quatro janelas de peitoril assentes en cornija de cantaria.Fachadas laterais simétricas, rasgadas apenas a nível do segundo piso por fresta rectangular de igual perfil aos restantes vãos e encimada por vão circular aberto no vértice da empena. Entre estes dois vãos um registo de azulejos com friso azul envolvendo a inscrição MUGE. Fachada posterior virada à linha férrea, de vãos iguais aos descritos, tendo no primeiro piso, entre as portas um registo de azulejos igual aos das fachadas laterais identificando a estação; ao longo de todo o piso corre pala metálica avançada, levemente inclinada, assente em três colunas estriadas, de ferro pintado a amarelo, de base octogonal pintada a zul, com capiteis decorados sobre os quais assentam duas mísulas, em cada coluna profusamente decoradas. INTERIOR: primeiro piso aberto por bilheteira, telégrafo, bagagens, sala de espera, vestíbulo e duas salas. Numa das salas elevam-se as escadas de acesso ao 2º piso composto por 2 residências separadas por corredor e constituídas por cozinha, 3 quartos e um WC cada uma. Sotão com cobertura de asnas em madeira.

Acessos

EN13.

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, destacado. No meio da lezíria ribatejana, junto da Ponte de Muge e Rainha D. Amélia (v. PT031415030049). O edifício era ladeado por jardins, tem as instalações sanitárias à esquerda.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: estação ferroviária

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

REFER

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1900 - data do projecto de construção; 1903, 27 de Agosto data do projecto de uma paragem em Porto de Muge; 1904, 15 de Janeiro - inauguração da estação, integrada na linha de Setil a Vendas Novas, com a presença de El-Rei D. Carlos; 1928, 28 de Junho - projecto do prolongamento da linha do cais na Estação de Muge.

Dados Técnicos

Materiais

Estrutura em alvenaria; cobertura em telha marselha; plataforma de betão; pavimento em calçada à portuguesa.

Bibliografia

Documentação Gráfica

AHIMTT: Linha de Vendas Novas (cx.391); REFER: Arquivo Técnico: Cx. 468 / 1 / 2

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

AHIMTT: Linha de Vendas Novas (cx.391)

Intervenção Realizada

CP: 1903 - início da construção da Estação de Muge; 1904, 04 de Junho - conclusão geral das obras de levantamento da Estação de Muge; 1937 - obras de conservação e restauro; 1943 - início da ampliação das habitações e construção de uma nova casa; 1945 - conclusão das obras de ampliação; construção do guichet (Tipo Geral); 1954 - construção de ramal particular para serviço do grémio dos industriais de arroz; 1975 - com a renovação integral da linha de Vendas Novas, são efectuadas modificações na Estação de Muge.

Observações

Autor e Data

Cecília Matias 2009

Actualização

 
 
 
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