Escola Primária de Rio Tinto 1
| IPA.00022800 |
Portugal, Porto, Gondomar, Rio Tinto |
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Arquitetura educativa, do séc. 20. Escola primária do Novo Plano dos Centenários do tipo urbano, de duas salas, para dois sexos. Edifício de planta retangular, tendo as salas de aula retangulares, rasgadas por três amplos vãos, e acedidas lateralmente por portais com jambas convexas e bandeira rasgada por vãos retilíneos, sobrepostos pelo Escudo Nacional. Na fachada posterior e alpendres, desenvolvem-se as instalações sanitárias. No interior, as salas de aula conservam o arranjo frontal, com iluminação dominante unilateral da esquerda e impossibilidade de visualizar o exterior em posição sentada, com quadro no topo e o local da salamandra ou lareira para aquecimento elevado e revestido a tijolo cerâmico. |
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Número IPA Antigo: PT011304080017 |
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Registo visualizado 146 vezes desde 27 Julho de 2011 |
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Edifício e estrutura Edifício Educativo Escola Escola primária Tipo novo plano dos Centenários
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Descrição
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Planta rectangular simples, composta pelos corpos das salas de aula e dos vestíbulos, a que se adossam, na fachada posterior, os alpendres e instalações sanitárias, com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas no primeiro e de uma no segundo corpo. Fachadas de piso único, rebocadas e pintadas de branco, excepto na zona que envolve os portais, em cantaria de granito aparente, em aparelho isódomo com as juntas pintadas de branco, e rematadas em cornija de betão. Fachada principal virada a E., rasgada por dois portais nos extremos, com jambas convexas e bandeira vazada por cinco vãos quadrangulares, protegida por porta de madeira de duas folhas almofadadas; os portais encontram-se encimados por escudo português, envolvido por elementos volutados; possui, ainda, seis janelas, três por cada uma das salas de aula, com caixilhos metálicos, pintados de castanho e assentes em friso comum de cantaria granítica. As fachadas laterais são semelhantes, em empena cega, marcadas na zona posterior, pelo vão rectilíneo de acesso aos alpendres. Fachada posterior é marcada pelo corpo adossado das instalações sanitárias e alpendres, cada um assente em quatro pilares de cantaria, para onde abrem, de cada lado, a porta do vestíbulo, de acesso à zona do recreio, e três portas, correspondentes às instalações sanitárias, ventiladas por seis postigos de arejamento. No INTERIOR, os portais acedem aos vestíbulos, rebocados e pintados de branco, onde se rasgam, na parede testeira, as portas de acesso aos alpendres. As salas de aula estão rebocadas e pintadas de branco; nos ângulos, têm uma zona com ladrilhos, onde se implementava o aquecimento. |
Acessos
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Rua Nova de Santegãos |
Protecção
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Inexistente |
Enquadramento
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Urbano, isolado, ergue-se fronteiro à rua de acesso, delimitada por pequeno muro de granito, encimado por grades altas de ferro, percorrido do lado interior por canteiro com jardim e árvores de sombra de grande porte. A envolvente é maioritariamente marcada por habitações térreas. |
Descrição Complementar
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Utilização Inicial
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Educativa: escola primária |
Utilização Actual
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Devoluto |
Propriedade
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Pública:municipal |
Afectação
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Sem afetação |
Época Construção
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Séc. 20 |
Arquitecto / Construtor / Autor
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PROJETISTA: Fernando Peres. |
Cronologia
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1956, janeiro - resultante de um estudo do arquiteto Fernando Peres, são criados dois tipos de escolas, visando a uniformização dos imóveis, o tipo urbano e o rural; 1956 / 1960 - construção. |
Dados Técnicos
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Sistema estrutural de paredes portantes. |
Materiais
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Estrutura rebocada e pintada de branco, exceto nas fachadas dos vestíbulos e nembos, que são em cantaria de granito aparente; embasamento, degraus, muros de delimitação e mísula para colocação de mastro de bandeira, em cantaria de granito; cornija de betão; portas e caixilharias em madeira; vidro simples nas janelas; cobertura exterior em telha cerâmica. |
Bibliografia
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BEJA, Filomena, SERRA, Júlia, MACHÁS, Estella, SALDANHA, Isabel - Muitos Anos de Escolas, Edifícios para o ensino infantil e primário. Anos 40 - Anos 70. Lisboa: Ministério da Educação - Departamento de Gestão de Recursos Educativos, 1996, vol. 2. |
Documentação Gráfica
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Documentação Fotográfica
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IHRU: DGEMN/DSARH |
Documentação Administrativa
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Intervenção Realizada
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Observações
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EM ESTUDO |
Autor e Data
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Ana Filipe 2014 |
Actualização
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