Convento da Tomina

IPA.00022512
Portugal, Beja, Moura, União das freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração
 
Arquitectura religiosa, seiscentista. Convento.
Número IPA Antigo: PT040210050057
 
Registo visualizado 851 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Convento masculino  

Descrição

Acessos

Herdade da Contenda. Acesso, difícil, viável apenas com veículos de tracção às 4 rodas.

Protecção

Incluído no Plano Sectorial da Rede Natura 2000: Sítio de Interesse Comunitário Moura/Barrancos (PTCON0053) e Habitats 5330 (Matos termomediterrânicos pré-desérticos) e 8220 (Vertentes rochosas siliciosas com vegetação casmofítica).

Enquadramento

Rural. Na Reserva Natural da Contenda que abrange em território espanhol os concelhos de Aroche e Encinasola pelos quais é delimitada a E. e S.; a N. e O. é limitada pelas Ribeiras de Arroio, Murtigão e Pai Joanes, e cuja vasta área corresponde ao espaço explorado ao longo dos séculos de forma comunitária pelas populações raianas. O Convento fica junto ao Ribeiro de Pai Joannes.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: convento masculino

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular / Pública: Municipal ( Herdade da Contenda )

Afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 13 - a necessidade de marcar fronteiras origina sucessivas disputas em torno do uso exclusivo da Contenda; 1542 - estabelecimento de um 1º acordo, que limita quase só à pastorícia o usufruto do espaço da Contenda até aí utilizado para a agricultura e a apicultura; 1686 - fundação do convento, no local conhecido por sítio daTomina, por Manuel de Jesus Maria; a população da área, sobretudo de Santo Aleixo da Restauração, disponibilizou-se para destruir parte do rochedo existente no local, sobre o qual seria edificado o edifício; a obra ficou concluída em poucos anos; a imagem do orago, Nossa Senhora das Necessidades foi realizada por Dª Isabel Xara, de Moura *1; 1709, 23 dezembro - confirmação por Clemente XI1 da Congregação dos Clérigos Agonizantes ereta pelo Padre Manoel Jesus Maria; por decisão de D. João V, o Convento da Tomina ficará adstrito à Congregação, cuja principal missão consistia na assistência aos moribundos; daqui saíram os religiosos que fundaram os conventos de Nossa Senhora do Alcance em Mourão, Nossa Senhora de Sacaparte, em Alfaiates e de São Pedro de Arronches; 1892 - estabelecidas as fronteiras entre Portugal e Espanha na zona da Contenda, cabendo à parte portuguesa 5268 hectares (42,68% da área total) terreno que viria a ser entregue à Câmara Municipal de Moura.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

CALDEIRA, Bento, Aldeia Heróica, Lisboa, Colibri, 1997; www.tomina.com.pt

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. *1 - a esta imagem, ainda hoje muito venerada, atribuem-se vários milagres.

Autor e Data

Rosário Gordalina 2004

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login