Estátua Menir da Bouça

IPA.00002244
Portugal, Bragança, Mirandela, Bouça
 
Menir de grande dimensão, de carácter fálico decorado com sulcos, covinhas e um motivo sub-rectangular normalmente interpretado como bandoleira. A presença do motivo sub-rectangular ou bandoleira aproximam este monumento das estátuas-menires, contudo a indefinição dos contornos e a ausência de representação de armas, não permite uma tão directa integração naquele grupo escultórico pré-histórico.
Número IPA Antigo: PT010407080031
 
Registo visualizado 202 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Religioso  Menir    

Descrição

Monólito de granito com carácter fálico e cerca de 2,45 m de altura e 75 cm de espessura máxima, apresentando duas faces, uma plana e a outra convexa, sendo mais estreito no topo do que na base. Está decorado em toda a sua superfície com sulcos e covinhas destacando-se os motivos que se observam nas partes média superior e superior como gravados mais fundos, mais largos e com mais patine, assim descritos por SANCHES e SANTOS 1989: "um círculo na extremidade distal e dois traços curtos, verticais e paralelos entre si, tangentes ao círculo anterior, que descem lateralmente do topo (...) abaixo do círculo, e também, na vertical, desenha-se um traço curto em cuja base se alonga, por todo o perímetro convexo da peça, um sulco sub-horizontal (...) contígua à parte central deste sulco define-se, na vertical, uma figura de forma sub-rectangular e rematada em trapézio em ambas as extremidades. Tal motivo é interceptado na parte superior e do lado esquerdo por um outro sulco sub-horizontal".

Acessos

EN 315 (Mirandela - Vinhais), Bouça, Largo em frente à Casa do Povo de Bouça

Protecção

Enquadramento

Urbano, isolado. Está erguida na posição vertical assentando sobre uma sapata de cimento num largo da aldeia de Bouça diante da Casa do Povo.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: menir

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Afectação

Época Construção

Megalítico

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Megalítico - construção da estátua menir; séc. 20 - descoberta do menir numa zona mal definida situada a cerca de 2.500 m a SO. da aldeia de Bouça, junto ao rio Rabaçal.

Dados Técnicos

Sistema estrutural elementar.

Materiais

Monólito de granito.

Bibliografia

SANCHES, M. J. e JORGE, V. O., A estátua menir da Bouça (Mirandela), Arqueologia, Porto, 1987, 15, p. 78 - 82; SANCHES, M. J. e SANTOS, B. do C. T. O. S., Levantamento Arqueológico de Mirandela, Mirandela, 1989, p. 22 - 23.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1987 - Colocação do menir em posição vertical assente sobre uma sapata de cimento num largo da aldeia de Bouça diante da Casa do Povo.

Observações

Autor e Data

Paulo Amaral e Paulo Dordio 1995

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login