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Conjunto arquitetónico Edifício e estrutura Transportes Aeroporto
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Descrição
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Em 1938 foi atribuído ao Eng. Santos Silva a execução de 1. terraplanagens, 2. drenagens e 3. pavimentação das pistas, ao Eng. Lopes Monteiro a instalação eléctrica, luminosa e radioeléctrica e ao Arq. Keil do Amaral a instalação da aviação civil. O projeto compreendia 4 pistas de 1200 m de comprimento e 250 m de largura. Na terraplanagem o valor global adjudicado foi 8.879.250$00 e foram empregados cerca de 300 homens trabalhando dia e noite. A drenagem custou 2.178.571$00 e envolveu cerca de 450 homens. A pavimentação foi adjudicada em 4.753.850$00 e recorreu a cerca de 100 homens. No lajeamento foram despendidos 877.000$00 e empregues 100 homens. As instalações radioeléctricas custaram em dólares: $57.254.50 e as instalações elécricas e luminosas 2.290.000$00. Localizado no topo nascente do perímetro, o trabalho de arquitetura para a aviação civil compreendia os seguintes serviços: direcção do aeroporto, serviços de exploração, serviços de estudo, serviços das companhias de navegação aérea e serviços gerais e auxiliares. O edifício, no topo nascente, teria dois pisos numa área de 1000m2, estando prevista, em caso de necessidade, a sua ampliação. A aerogare será construída no topo norte de uma praça na qual se fará a confluência dos acessos, o acesso sul por uma avenida (em 09 de dezembro de 1989 passou a designar-se por Alameda das Comunidades Portuguesas), que vinha do prolongamento da Av.Almirante Reis (passou a Av. do Aeroporto em 23 julho 1956 e em 2 janeiro de 1960 a Av.Almirante Gago Coutinho). Para esta praça ainda convergem a Av. Alferes Malheiro (futura Av. do Brasil a partir de 23 dezembro de 1948) e a estrada de acesso a Lisboa pela Encarnação a oriente, nesta direcção se faria a ligação ao aeroporto fluvial a 3 km de distância. |
Acessos
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Alameda das Comunidades Portuguesas; Avenida de Berlim. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,770983, long.: -9,129064 |
Protecção
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Enquadramento
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Urbano. Implantado na zona NE. da cidade de Lisboa; nas proximidades o Bairro da Encarnação a E., e o Bairro da Musgueira-Norte a O. |
Descrição Complementar
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Utilização Inicial
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Transportes: aeroporto |
Utilização Actual
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Transportes: aeroporto |
Propriedade
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Afectação
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Época Construção
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Séc. 20 |
Arquitecto / Construtor / Autor
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ARQUITECTO: Francisco Caetano Keil do Amaral (1940). ARQUITECTO PAISAGISTA: Albano Castelo Branco. ENGENHEIRO AGRÓNOMO: João Caldeira Cabral. |
Cronologia
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1936 - a CML inicia o plano geral de urbanização do aeroporto e acessos bem como a avaliação dos terrenos a adquirir; 1938 - através do decreto n.º28.882 o Governo decide
participar nos encargos financeiros da obra; foi adjudicada à firma holandesa "Nederlandsche Heidemaatschappij" a elaboração dos estudos preliminares; 10 de setembro - apresentado e aprovado o anteprojeto; 1940 - projecto e início da construção do aeroporto, delineado pelo arquitecto Francisco Caetano Keil do Amaral; 1942 - é inaugurado o aeroporto; 1943 - terminam as obras de construção; 1994 - projecto de execução do arranjo dos espaços exteriores; 1981 - data prevista para o final da construção de um novo corpo; 2003 - 2005 - demolição de um pavilhão e construção de um edifício para instalar o centro médico do Instituto Nacional da Aviação Civil; 2004 / 2005 - fornecimento de mobiliário ao novo edifício; 2007-2008 - construção de um novo terminal para voos domésticos; 2016, 15 maio - o Aeroporto passa a ter o nome oficial de Aeroporto Humberto Delgado por decisão da Câmara Municipal de Lisboa em 15 de maio de 2015. |
Dados Técnicos
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Materiais
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Bibliografia
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A propriedade urbana, 3.ª série, ano LVI, n.º 181, Lisboa, Associação Lisbonense de Proprietários, Janeiro - Fevereiro 1970; Monumentos, n.º 20-23, Lisboa, DGEMN, 2004-2005; PEDREIRINHO, José Manuel, Dicionário de arquitectos activos em Portugal do Séc. I à actualidade, Porto, Edições Afrontamento, 1994; CASTRO, Francisco de Melo, "Breve notícia sobre o aeroporto de Lisboa", Boletim da Ordem dos Engenheiros, Ano IV, n.º48, dezembro de 1940, pp.551-564
https://lisboadeantigamente.blogspot.com/2016/01/avenida-almirante-gago-coutinho.html
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Documentação Gráfica
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IHRU: DGEMN/Arquivo Pessoal Francisco Caldeira Cabral |
Documentação Fotográfica
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Documentação Administrativa
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IHRU: DGEMN/Arquivo Pessoal Francisco Caldeira Cabral |
Intervenção Realizada
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Observações
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EM ESTUDO |
Autor e Data
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João Machado 2005 Josina Almeida 2024 |
Actualização
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