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Edifício e estrutura Estrutura Transportes Ponte / Viaduto Ponte pedonal / rodoviária Tipo arco
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Descrição
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Ponte em cantaria, com tabuleiro ligeiramente rampante, com guarda plena e pavimento lajeado, assente sobre seis arcos diferentes, apresentando-se uns em volta perfeita e outros quebrados. É ritmado por talhamares triangulares e quadrangulares. |
Acessos
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EM. 508 para Lousado a partir de Santo Tirso |
Protecção
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Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto n.º 32 973, DG, 1.ª série, nº 175 de 18 agosto 1943 / ZEP, DG, 2.ª série, n.º 31 de 06 Fevereiro 1961 |
Enquadramento
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Rural, isolada, sobre o rio Ave, rodeada por densa vegetação. No topo N. da ponte, encontra-se a Capela de São Lourenço (v. PT010312240045). Na proximidade, a S., localizam-se as Alminhas da Ponte (v. PT010312240046). |
Descrição Complementar
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Utilização Inicial
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Transportes: ponte |
Utilização Actual
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Transportes: ponte |
Propriedade
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Pública: estatal |
Afectação
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Sem afetação |
Época Construção
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Época medieval (conjectural) / Séc. 20 |
Arquitecto / Construtor / Autor
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Desconhecido. |
Cronologia
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Época romana - possível existência de uma ponte romana, por onde passava a via que ligava Porto a Braga; Época medieval - possível substituição da antiga ponte romana por uma outra nova; 1502, cerca - cai um arco da parte do lado do Porto tendo a Câmara daquela cidade procedido à sua reparação; 1533 - referências a novas reparações; 1563 - novas referências a reparações; séc. 18, meados - a criação da Barca da Trofa levou ao abandono da ponte da Lagoncinha no trajecto Porto / Braga; 1858 - a Barca da Trofa foi substituída por uma ponte de madeira até que nesta data foi construída uma ponte pênsil depois substituída por outra da cimento armado; 1952 - a ponte é submetida a profundas obras de restauro e reconstrução; 1953 - conclusão de obras restauro. |
Dados Técnicos
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Estrutura mista. |
Materiais
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Estrutura em granito e betão armado. |
Bibliografia
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Ministério das Obras Públicas, Relatório da Actividade do Ministério no ano de 1953, Lisboa, 1954; DGEMN, Boletim nº 87, Lisboa, 1957; Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1976; ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de, Implantação do românico. Arquitectura militar e civil in História da Arte em Portugal, vol. 3, Lisboa, 1986, p. 132 - 145; IPPAR, Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado, Inventário, vol. 2, Lisboa, 1993; SILVA, Elsa Costa e, Ponte românica em risco, in Diário de Notícias, 11 de Novembro de 2002, p. 34. |
Documentação Gráfica
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IHRU: DGEMN/DREMN/DSID/DREML |
Documentação Fotográfica
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IHRU: DGEMN/DREMN/DSID |
Documentação Administrativa
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IHRU: DGEMN/DREMN/DSID/DREML |
Intervenção Realizada
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CMP: 1502, cerca de - Reparação de um dos arcos da ponte; 1533 - reparações; 1563 - reparações; DGEMN: 1952 / 1953 - Desmonte da ponte, tendo sido reforçada com uma laje de betão armado cobrindo toda a superfície do pavimento para a distribuição das cargas, sobre o qual, se repôs novamente o lajedo; foram também reforçados com cintas de betão, os intradorsos dos três arcos a S., e reconstruídos os contrafortes e quebra rios, em falta, e o seu enchimento com betão ciclópico, e repostos ainda os tímpanos dos mesmos arcos; 1980 - instalação de um sistema de Sinalização Semafórica Automática de Trânsito; 1987 - fechamento das juntas, limpeza da vegetação e reparação das guardas; 1993 / 1994 - reparação da guarda no acesso S.. |
Observações
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*1 - Em Março e Abril de 1994 a Junta de Freguesia de Lousada em colaboração com um empresário local realizou obras de desaterro, alinhamento e pavimentação para alargamento da EM. e do caminho de acesso à ponte do lado S, provocando uma considerável alteração da envolvência do monumento e chegando mesmo a deslocar as alminhas aí existentes; *2 - a colocação de uma caixa de drenagem de água, pelo Sistema Integrado de Despoluição do Vale do Ave (SIDVA), tem vindo a afectar o primeiro arco, do lado N., causando fissuras, provocadas pela força da água. |
Autor e Data
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Isabel Sereno e Paulo Dordio 1994 / Joaquim Gonçalves 2004 |
Actualização
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