Capela de São Gonçalo

IPA.00021233
Portugal, Vila Real, Mondim de Basto, São Cristóvão de Mondim de Basto
 
Arquitectura religiosa, vernácula e barroca. Capela de planta longitudinal, simples, de espaço interno único coberto por tecto de madeira. Fachada principal com tipologia bastante comum em finais de quinhentos, terminada em empena de cornija truncada por sineira, e rasgada por portal em arco de volta perfeita. Fachadas laterais rematadas em cornija, tendo na lasteral direita porta de verga recta. Interior com retábulo barroco, de talha policroma, de planta recta e três eixos.
Número IPA Antigo: PT011705050082
 
Registo visualizado 121 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal de corpo único rectangular. Massa simples com cobertura em telhado de duas águas. Fachadas em cantaria de granito, de aparelho em fiadas irregulares com as juntas tomadas e pintadas de branco, terminadas em cornija. Fachada principal voltada a O., terminada em empena de cornija truncada por sineira em arco apontado, de uma ventana, com base em cornija recta e rematada por cruz de secção circular, conservando o sino. Portal em arco de volta perfeita. Fachada lateral S. rasgada por porta de verga recta e a posterior em empena, coroado por cruz de secção quadrangular, sobre acrotério. INTERIOR com espaço único, rebocado e caiado, com pia de água benta tronco-circular a ladear a porta lateral. Retábulo-mor de talha policroma, a azul e branco, e dourada, de planta recta e três eixos definidos por colunas torsas, ornadas com pâmpanos e fénices, as do interior ainda com anjos encarnados, assentes em consolas com anjos atlantes, e pilastras, as exteriores de maiores dimensões, decoradas com elementos fitomórficos em dourado e querubim; no eixo central, painel de arco em volta perfeita, com mísula decorada com anjos; nos eixos laterais surgem painéis com mísulas suportando imaginária; todos os apainelados são pintados de azul e flores; as pilastras e colunas interiores prolongam-se em duas arquivoltas sobre o eixo central, a exterior torça ornada com pâmpanos e fénices, interrompidas por coração inflamado sustentado por dois anjos; as arquivoltas são rodeadas por painéis com elementos fitomórficos adaptados à estrutura da cobertura. Altar paralelepipédico com frontal tripartido, dividido por frisos de acantos e anjos. Pavimento em lajes de granito e cobertura em tecto de masseira, de madeira envernizada.

Acessos

Mondim de Basto, Lugar de Campos. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,411959; long.: -7,932064

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolada, no limite NO. da aldeia, num largo térreo, rodeada de quintais e campos de cultivo. Junto à capela guardam-se cinco bases de cruzeiro, uma delas com as faces esculturadas, pertencentes à antiga Via Sacra.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 (conjectural) / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16, finais - provável edificação da capela; séc. 18 - execução do retábulo-mor; séc. 20 - remodelação do retábulo e repinte do mesmo.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura, pavimento e pia de água benta de granito; portas, tecto de madeira; retábulo de talha policroma e dourada; cobertura exterior de telha cerâmica.

Bibliografia

LOPES, Eduardo Teixeira, Mondim de Basto Memórias Históricas, Mondim de Basto, 2000, p. 295.

Documentação Gráfica

DGEMN:DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

F.I.P.: 2000 - arranjo do telhado, substituição da porta lateral, reboco e pintura das paredes interiores, restauro do retábulo.

Observações

Autor e Data

António Dinis 2002

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login