Capela de São Bento

IPA.00021231
Portugal, Vila Real, Mondim de Basto, Bilhó
 
Arquitectura religiosa, vernácula. Capela setecentista de planta longitudinal simples, fachada principal integrada numa tipologia muito comum na região de Basto, terminando em empena de cornija encimada por sineira e com portal de verga recta. Fachadas laterais terminadas em cornija horizontalizada sobre os cunhais, rasgadas por janelo rectangular. Interior descaracterizado, com cobertura em cimento, com nicho e mísulas para imaginária.
Número IPA Antigo: PT011705020054
 
Registo visualizado 104 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal de corpo único, rectangular, com sacristia, quadrangular, adossada a S.. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas. Fachadas em cantaria de granito, de aparelho em fiadas regulares, com as juntas tomadas e pintadas de branco, percorridas por cruzes pintadas de preto, terminadas por cornija sobrepujada por beiral e com pináculos piramidais sobre plintos a coroar os cunhais. Fachada principal voltada a O. terminada em empena de cornija encimada por sineira de uma ventana, em arco de volta perfeita, sobrepujada por pináculos piramidais e cruz sobre acrotério ao centro. Portal principal de verga recta sobre pés direitos. Fachada lateral N. cega e a voltada a S. rasgada por janelo rectangular; esta é ainda marcada pelo corpo da sacristia com janelo rectangular do lado S. e porta do lado voltado a O.. Fachada posterior cega, terminada em empena, rematada por cruz sobre acrotério, de secção quadrangular. INTERIOR rebocado e pintado de branco, com pia de água benta semi-esférica a ladear a porta principal, no lado da Epístola. Lateralmente, abre-se no lado do Evangelho nicho rectangular pintado com motivos florais sobre fundo azul, confrontando com pequeno nicho, em arco de volta perfeita, para colocação das galhetas. Zona da capela-mor mais larga, tendo na parede testeira nicho central, de arco abatido enquadrado por uma moldura em relevo sobrepujada por elementos pintados alusivos à eucaristia; é ladeado por mísulas com imaginária. Pavimento em tijoleira cerâmica e tecto de duas abas, de cimento pintado de branco.

Acessos

Lugar de Cavernelhe; Gauss: M-223.3, P-491.6; Fl. 87

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, numa encosta voltada ao rio Cabrão, isolada, num largo empedrado a cubo granítico, à entrada da povoação, rodeada por casas e quintais. Possui pequeno adro cimentado, murado e gradeado, desnivelado em relação ao largo, com entrada frontal definida por dois pilares com remate piramidal e cerrada por portão de ferro. A menos de 10 m. para NO., adossadas a uma casa e sobre plinto quadrangular de cantaria, existem umas alminhas singelas, formadas por silhar terminado em arco de volta perfeita, possuindo frontalmente nicho com registo de azulejos encimado por cruz relevada.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 21

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1755, 13 Fevereiro - bênção da capela de São Bento; 1758 - o abade de Bilhó, Pe. José Lino, refere a existência de uma capela em honra de São Bento no lugar de "Cabarnelhe"; 2001 - aumento da nave, alargando-a no zona da capela-mor e construção da sacristia.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura e pia de água benta de granito; portas de madeira; pavimento de tijoleira cerâmica; tecto rebocado e pintado; cobertura exterior de telha de aba e canudo.

Bibliografia

LOPES, Eduardo Teixeira, Mondim de Basto Memórias Históricas, Mondim de Basto, 2000, pp. 183, 199.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Proprietário: 2001 - aumento do corpo da capela; construção da sacristia; substituição telhado, do tecto e do pavimento; tomada das juntas exteriores e pintura; reboco e pintura interior.

Observações

Autor e Data

António Dinis 2002

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login