Cruzeiro de Abreiro

IPA.00002123
Portugal, Bragança, Mirandela, Abreiro
 
Arquitetura religiosa, setecentista. Cruzeiro de encruzilhada, alpendrado, construído por iniciativa privada. O cruzeiro é composto por soco quadrangular de três degraus, plinto paralelepipédico com galbo superior, coluna de fuste canelado, com capitel encimado por cruz latina, tendo representação escultórica de Cristo na face frontal, e de Nossa Senhora da Conceição na posterior. O alpendre possui planta circular e coberturaem domo, com faces rasgadas por quatro arcos de volta perfeita, assentes em pilares quadrangulares, coroado por fogaréus dispostos entre os arcos e no topo. No interior, tem cobertura em cúpula, assente em cornija de cantaria. O alpendre apresenta estrutura tipo templete, de tradição maneirista, possuindo nos arcos das faces inscrições alusivas à sua construção. Entre os arcos arrancam pilastras que, sobre a cornija do remate, são coroadas por fogaréus. O cruzeiro tem fixado ao capitel brasão com as armas do promotor da sua construção e, na face posterior, uma lápide como memória, mandada colocar em 1950, pelos seus descendentes. A figura de Cristo e a de Nossa Senhora da Conceição são representadas de modo arcaico e com pintura naif; a de Cristo tem os pés sobrepostos, marcação vincada do ventre e costelas, cabeça colocada de lado com cabelo comprido e mãos em posição de palavra. A imagem da Conceição é representada com cabelo solto junto à cabeça, mãos postas e manto curto.
Número IPA Antigo: PT010407020033
 
Registo visualizado 196 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Religioso  Cruzeiro  Cruzeiro de caminho  Tipo alpendrado com coluna e cruz

Descrição

Sobre a plataforma ergue-se o ALPENDRE de planta circular e massa simples, com cobertura em domo, coroado por fogaréu. É rasgado por quatro arcos de volta perfeita, assentes em pilares quadrangulares de cantaria, sobre plintos paralelepipédicos, e com corpo em alvenaria rebocada e pintada, rematado por dupla cornija, a superior mais avançada. Entre os arcos arrancam pilastras, coroadas por fogaréus, assentes em plintos galbados, com almofadas recortadas. No interior, apresenta as paredes rebocadas e pintadas de branco e cobertura em cúpula, assente em cornija de cantaria. Sob o alpendre e sobre soco de planta quadrangular com três degraus, dispõe-se o CRUZEIRO. Este possui plinto paralelepipédico com galbo superior, encimado por coluna de fuste canelado, com base quadrangular, e capitel com astrágalo e vários anéis. Sobre o capitel assenta a cruz latina, de braços quadrangulares, terminados em ponta de diamante, pintada de azul e anel dourado, com representação escultórica de Cristo, na face frontal, e de Nossa Senhora da Conceição na posterior. A figura de Cristo apresenta os pés sobrepostos, perizonium, o ventre e costelas marcadas, cabeça colocada de lado, com o cabelo comprido sobre os ombros e os braços abertos com as mãos em posição de palavra. Sobre o Cristo existe cartela com a inscrição I.N.R.I. e aos seus pés metade de um coronel. A figura de Nossa Senhora da Conceição surge de mãos postas, com manto curto, e cabelo comprido sobre os ombros. Afixado ao capitel existe, na face frontal, brasão de família, pintado, e, na face posterior, lápide de mármore inscrita e também com brasão de família.

Acessos

Abreiro, EN 314 (Mirandela - Vila Flor); Rua Dr. Joaquim Trigo de Negreiros; Rua do Cruzeiro

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, assente em plataforma artificial octogonal, adaptada ao declive do terreno, formando murete em algumas faces, encimado por gradeamento em ferro, rematado por flechas, com portão na face virada a S.. Ergue-se à entrada da povoação, a N. da estrada nacional, circundado por vias e rodeada por casas de estrutura tradicional. Nas imediações e também bordejanto a estrada, ergue-se a Igreja Paroquial de Abreiro (v. PT010407020057), a Escola primária de Abreiro (v. PT010407020188) e a antiga Casa do Povo.

Descrição Complementar

Um dos arcos apresenta a seguinte inscrição nas aduelas: "ESTE SANTUARIO HE P[AR]A SE VEN[ER]AR O / S[E]N[HOR] DOS AFL[IT]OS E [A] S[ENHO]RA DA C[O]NC[EIÇ]AM O / M[AN]DOV FAZER COM O SEV ARD[ENT]E ZELO / M[ANU]EL M[EN]DO[NÇA] DE AR[AÚJ]O CAVALEIRO / GOV[ERNAD]OR DE CASTRO LABOOR[EIR]O NO A[NO] / DE 1735". Um outro arco tem a inscrição "...O CAVALEIRO PROFESSO NA ORDEM DE CRISTO FIDALGO DA CAZA DE SUA MAGESTADE GOVERNADOR". Na face frontal do cruzeiro existe brasão de família com escudo de fantasia, envolvido por aletas, e esquartelado, tendo no I quartel as armas dos Araújo, de prata, com cruz de azul carregada de cinco besantes de ouro, postos em aspa; no II as armas dos Machados, de vermelho, com cinco machados de prata, encabados de ouro; no III quartel figura um castelo, e no IV um leão. O escudo e as armas estão pintados. Na face posterior foi acrescentado lápide retangular, bordejada a acantos enrolados, assente em mísula, com a seguinte inscrição: "NESTA TERRA DE ABREIRO / Nasceram / CAMILO DE MENDONÇA MACHADO / DE ARAÚJO / em 28-2-1849 / ÁLVARO DE MENDONÇA MACHADO / DE ARAÚJO / em 21-3-1850 / PARA MEMÓRIA INAUGURARAM / SEUS FILHOS ESTA LÁPIDE / em 21-3-1950". Sobre a inscrição existe brasão de família, igualmente envolvido por acantos, com escudo francês partido, tendo no I as armas dos Machados e no II as dos Araújo; no timbre tem dois machados do escudo, passados em haspa, e coronel.

Utilização Inicial

Religiosa: cruzeiro

Utilização Actual

Religiosa: cruzeiro

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Bragança)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1735 - construção do cruzeiro por ordem de Manuel Mendonça de Araújo, cavaleiro e governador de Castro Laboreiro; 1950, 21 março - colocação de lápide inscrita na face posterior do cruzeiro pelos filhos de Camilo de Mendonça Machado de Araújo e de Álvaro de Mendonça Machado de Araújo, nascidos em Abreiro em 1849 e 1850, respetivamente; 1960 - a plataforma já possuía o gradeamento e portão frontal.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes autónomas.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada de branco; pilares, frisos, cornijas, arcos e cruzeiro em cantaria de granito; juntas em cimento; lápide e brasão em mármore; guarda de ferro.

Bibliografia

ALVES, F. M., Memória Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança, Bragança, vol. VI, p. 739 e vol. IX, p. 94.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1996 - obras de restauro.

Observações

Autor e Data

Paulo Amaral e Paulo Dordio 1996 / Paula Noé 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login