Capela de Nossa Senhora da Luz

IPA.00021073
Portugal, Vila Real, Mondim de Basto, União das freguesias de Ermelo e Pardelhas
 
Arquitectura religiosa, vernácula. Capela setecentista de planta longitudinal simples, com espaço único interno, com cobertura de madeira. Fachada principal terminada em empena de cornija, rasgada por portal de verga recta e restantes fachadas rematadas com cunhais horizontalizadas.
Número IPA Antigo: PT011705040080
 
Registo visualizado 152 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal de corpo único rectangular. Massa simples com cobertura em telhado de duas águas. Fachadas em cantaria de granito, com juntas tomadas e reboco pintado de branco, terminadas em cornija e com cunhais horizontalizados. Fachada principal virada a NO., terminada em empena, de cornija, coroada por sineira de ferro, em arco de volta perfeita. Portal de verga recta encimado por azulejo com a imagem da Virgem Maria. Fachadas laterais cegas e a posterior, igualmente cega, terminada em empena rematada por cruz, de secção quadrangular sobre acrotério. INTERIOR de espaço único, rebocado e pintado de branco e embasamento azul, tendo do lado da Epístola, junto à parede testeira, nicho em arco de volta perfeita, para colocação das galhetas, e confessionário de madeira, pintado de verde. Parede testeira pintada de azul celeste, com dois vasos de flores a laranja e verde, posssuindo frisos verticais laterais e motivos geométricos no topo a laranja; à parede, encosta-se mesa de altar de madeira, pintada de azul com moldura branca e laranja, encimado por sotobanco de madeira com "IHS" pintado; ladeia-o dois pequenos armários com gavetas e superiormente duas mísulas de madeira. Pavimento soalhado e tecto de madeira em masseira, pintado de azul, assente em tábua.

Acessos

Lugar de Varzigueto

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, em altiplano sobranceiro ao rio Olo, isolado, num pequeno largo no centro da aldeia, rodeada por casas e palheiros, alguns com cobertura de xisto; implanta-se sobre soco sensivelmente mais saliente.

Descrição Complementar

O azulejo da fachada principal tem a inscrição "1940 A / Virgem Maria / Senhora Nossa / foi concebida / sem / pecado original".

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1744, 24 Maio - benção da Capela de Nossa Senhora da Luz; 1758 - o abade de Ermelo, Pe. Paulino de Leão Cabral, refere a existência, na povoação de "Barzigueto da capella da Senhora da Lux"; 1940 - colocação do registo de azulejos alusivo à comemoração da Restauração da Independência Portuguesa com intercessão de Nossa Senhora da Conceição; séc. 20, 2ª metade - a capela entra em estado de abandono; 2002 - abre ao culto a nova capela da aldeia, sendo descativada a velha.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura de granito; porta, pavimento e tecto de madeira; sineira de ferro; cobertura exterior de telha.

Bibliografia

LOPES, Eduardo Teixeira, Ermelo, Mondim de Basto, 1996, p. 16; Mondim de Basto Memórias Históricas, Mondim de Basto, 2000, p. 231.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DISD

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DISD

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

António Dinis 2003

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login