Capela de São Jorge

IPA.00020433
Portugal, Vila Real, Mondim de Basto, Bilhó
 
Arquitectura religiosa, vernácula. Capela setecentista de planta longitudinal simples e espaço interno indiferenciado e coberto por tecto de masseira, com fachada principal integrada na tipologia mais comum das capelas da região de Basto, terminada em empena, horizontalizada sobre os cunhais, encimada por sineira e com portal de verga recta gravada com data em cartela relevada. Fachadas laterais terminadas em cornija, abrindo-se na lateral direita janelo rectangular, e a posterior terminada em empena, igualmente horizontalizada sobre os cunhais. Interior com cobertura de madeira, pia de água benta gomada e maquineta com imagem do padroeiro.
Número IPA Antigo: PT011705020056
 
Registo visualizado 123 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal de corpo único, rectangular. Massa simples com cobertura em telhado de duas águas. Fachadas em cantaria de granito, de aparelho em fiadas regulares, percorridas por cornija. Fachada principal voltada a S. e terminada em empena, horizontalizada sobre os cunhais, encimada por sineira alteada de uma ventana, de arco de volta perfeita, sobrepujada por cornija recta e cruz sobre bola ladeada por pináculos piramidais, e conservando sino. Portal principal de verga recta com cartela envolta por enrolamentos gravada com a data de 1752. Fachadas laterais terminadas em cornija, sendo a voltada a E. rasgada por janelo, rectangular. Fachada posterior em empena, igualmente horizontalizada sobre os cunhais, rematada por cruz sobre esfera e com pináculos piramidais terminados em bola a coroar os cunhais. INTERIOR rebocado e pintado de branco e na parede testeira de azul, com pia de água benta, gomada, a ladear a porta principal. Na parede testeira, sobre uma estrutura de cimento pintada de azul, assenta maquineta de madeira, pintada de amarelo, cerrada por vidraça albergando imaginária. Pavimento em cimento e tecto de madeira, em masseira, pintado de azul.

Acessos

Lugar de Anta; Gauss: M-225.5, P-491.8; Fl. 87

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, numa encosta voltada ao rio Olo, isolada, na encruzilhada de caminhos, rodeada por campos de cultivo e casas, tendo uma ou outra construção ainda coberta de colmo. Possui, frontalmente, um pequeno adro murado, conservando um pilar, provavelmente o apoio de um alpendre que abrigava os fiéis que não coubessem na pequena capela.

Descrição Complementar

Junto da porta, do lado do Evangelho, existe um confessionário de madeira.

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1752 - Data gravada na verga da porta, assinalando a construção da capela; 1753, 18 Fevereiro - registo de provisão a favor dos moradores de Anta para se benzer a capela de São Jorge; 1758 - o abade de Bilhó, Pe. José Lino, refere a existência de uma capela em honra de São Jorge no lugar de Anta.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Estrutura e pia de água benta de granito; porta, confessionário e tecto de madeira; pavimento de cimento; cobertura exterior de telha.

Bibliografia

LOPES, Eduardo Teixeira, Mondim de Basto Memórias Históricas, Mondim de Basto, 2000, pp. 183, 199.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

F.I.P.: 2000 - alteamento da empena e arranjo do telhado; substituição da porta; pintura das paredes interiores.

Observações

Autor e Data

António Dinis 2002

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login