Igreja Paroquial de Romeu / Igreja da Senhora da Anunciação

IPA.00019155
Portugal, Bragança, Mirandela, União das freguesias de Avantos e Romeu
 
Arquitectura religiosa, quinhentista. Igreja paroquial de planta longitudinal composta por nave única e capela-mor, mais alta e mais estreita, interiormente com iluminação unilateral. Fachada principal em cantaria aparente, terminada em empena truncada por dupla sineira e rasgada por portal em arco de volta perfeita, de aduelas largas. Fachada lateral direita cega e a oposta com nave rasgada por porta travessa em arco de volta perfeita, de aduelas largas, e janela de capialço, e a capela-mor por janela em arco abatido, moldurado; a posterior é cega e termina em empena.
Número IPA Antigo: PT010407260134
 
Registo visualizado 170 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave única e capela-mor, sensivelmente mais estreita e mais alta, tendo adossada à fachada lateral esquerda sacristia rectangular. Volumes articulados com coberturas em telhados de duas águas na igreja e de três na sacristia. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com cunhais de cantaria na nave e capela-mor, e terminadas em cornija sobreposta por beirada simples, ou apenas beirada na sacristia. Fachada principal virada a O., em cantaria aparente, de aparelho regular, terminada em empena truncada por dupla sineira, com vãos em arco de volta perfeita sobre pilares, albergando sinos, e rematada em empena com cornija coroada por cruz latina de braços cilíndricos. É rasgada por portal em arco de volta perfeita, de aduelas largas, sobre os pés direitos, com chanfro. A fachada lateral esquerda, cega, possui adossada escada de cantaria com guarda em ferro de acesso às sineiras; na sacristia abre-se portal de verga recta virada a O.. A fachada lateral direita apresenta a nave contrafortada na zona de ligação com a capela-mor e é rasgada por porta travessa em arco de volta perfeita, de aduelas largas, sobre os pés direitos, e por janela rectangular de capialço; na capela-mor abre-se janela de verga abatida com moldura terminada em cornija. Fachada posterior cega e terminada em empena e sacristia rasgada por janela rectangular de capialço.

Acessos

Romeu, Rua da Igreja

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Peri-urbano, isolado no exterior da aldeia, a 440m de altitude, inserido em adro, vedado por muro, acedido frontalmente por portão de ferro, precedido por escadaria; o adro tem pavimento de terra, com várias plataformas suaves niveladores do declive do terreno, pontuado por oliveiras e possuindo junto à fachada lateral direita afloramento rochoso com inscrição alusiva ao culto mariano. A igreja é envolvida por campos de cultivo com oliveiras.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Bragança - Miranda)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - época provável da construção da igreja; 1704 - data do primeiro registo de casamentos e de óbitos documentado; 1751, 22 Junho - assalto na igreja devido à sua localização isolada, tendo os ladrões roubado toda a prata que tinha; 1755, 1 Novembro - não padeceu ruína no terramoto; 1758, 26 Abril - segundo o padre António Marques nas Memórias Paroquiais, a freguesia pertence ao bispado de Miranda, comarca da Torre de Moncorvo, concelho da vila de Cortiços; a freguesia tem 44 vizinhos e 100 pessoas de sacramento; a igreja tem duas naves e três altares: o altar-mor com o Santíssimo Sacramento, um dedicado ao Santo Cristo e o terceiro à Nossa Senhora do Rosário; tem a Irmandade do Santíssimo; o pároco é cura apresentado pelo reitor de Mascarenhas e tem 50$000 ou 60$000 de renda; o lugar é foreiro da Ordem de Malta; séc. 19 / 20 - construção da sacristia.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito aparente e rebocada e pintada de branco; molduras dos vãos em cantaria de granito; portas e caixilharia de madeira; vidros simples; grades em ferro; cobertura de telha.

Bibliografia

CAPELA, José Viriato, BORRALHEIRO, Rogério, MATOS, Henrique, OLIVEIRA, Carlos Prada de Oliveira, As Freguesias do Distrito de Bragança nas Memórias Paroquiais de 1758. Memórias, História e Património, Braga, Barbosa Xavier, Ldª, Artes Gráficas, 2007.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2009

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login